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Economia
Excelente notícia! ASSERJ explica crescimento expressivo em supermercados no primeiro semestre de 2025
O varejo supermercadista segue registrando crescimento e resultados marcantes em 2025. Mesmo com o cenário de inflação em alta, segundo dados do Índice de Consumo em Supermercados (ICS), levantamento conduzido pela Alelo, empresa de benefícios corporativos e gestão de despesas corporativas, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor teve mais um avanço em junho de 2025, fechando o primeiro semestre em alta e mantendo o ritmo positivo apontado durante 2025. De acordo com o ICS, no sexto mês do ano, houve aumento de 0,7% no número de transações efetivadas em supermercados em comparação com maio, com alta mais marcante de 2,9% no faturamento nominal. O resultado foi alavancado pela subida de 2,2% no ticket médio por compra em termos nominais. O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, explica a importância desses indicadores para o setor: "Os números do ICS Alelo-Fipe revelam uma alta expressiva do faturamento dos supermercados brasileiros em junho, na sequência de bons resultados já observados nos meses anteriores. Esse resultado contribuiu para o crescimento nominal de dois dígitos no acumulado do primeiro semestre, o que provavelmente é o melhor resultado do varejo como um todo. Uma ótima notícia para o setor". "Destaque também para o crescimento do número de transações bem menor que o do ticket médio, sinal de que os consumidores estão indo menos ao mercado mas enchendo mais o carrinho de compras, atitude típica de momentos de elevada inflação, como o que passamos esse ano", finaliza o consultor econômico da ASSERJ. Acumulado em 2025 e em 12 meses No compilado do primeiro semestre desde ano, o ICS reforça o momento positivo para os supermercados, com um crescimento de 4,2% na quantidade de transações totais, de 12,6% no faturamento nominal e de 8% no valor médio por compra. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o varejo supermercadista também apresenta números expressivos, com volume de transações efetivadas subindo 7,3%. O valor transacionado registrou alta de 16%, enquanto o ticket médio cresceu 8,1%. Mesmo com pressão inflacionária, consumo se mantém De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou subida de 0,24% em junho, com alta de 2,99% em 2025. Já os dados aprestados pelo ICS significam que, mesmo em um cenário de pressão inflacionária alta, o comportamento de consumo da população se mostra resiliente e forte. O crescimento no faturamento e no ticket médio mostra que o varejo supermercadista segue como preferência e os consumidores continuam ativos. Para a ASSERJ, os números reforçam o papel fundamental dos supermercados no serviço essencial de abastecimento da população e o dinamismo do setor, que tem se mostrado um sólido pilar para a economia do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
16/07/2025
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Refeições em casa? Supermercados em alta!
A volta das refeições para dentro de casa está ganhando força no Brasil. Segundo estudo da Worldpanel by Numerator, no primeiro trimestre deste ano, o consumo domiciliar de alimentos e bebidas aumentou 5,5% em comparação ao mesmo período de 2024. Em contrapartida, o consumo fora de casa recuou 1,9%, sinalizando uma mudança importante nos hábitos da população — e uma oportunidade estratégica para o setor supermercadista. O movimento é ainda mais expressivo entre a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), cujo consumo dentro de casa subiu 7,1%, especialmente em momentos de lanche e refeições rápidas durante a semana. As classes A e B também mostraram crescimento no consumo de itens tradicionais, como arroz, feijão e carnes. Já as classes D e E reduziram a presença de alimentos com maior teor de gordura, como queijos, ovos e refrigerantes — uma tendência possivelmente ligada à queda nos preços de algumas commodities e à redistribuição do orçamento com outras categorias. Acompanhando essa transformação nos hábitos alimentares, a Seara anunciou que lançará mais de 90 novidades no Brasil até dezembro, alinhadas a três tendências que cresceram com o retorno do trabalho presencial: conveniência, indulgência e snacking time — pequenos lanches entre as refeições, especialmente à noite. A empresa aposta em snacks inéditos em parceria com a Netflix e na primeira linha do mercado desenvolvida especialmente para Airfryer, presente em 44% dos lares brasileiros. Também amplia sua linha proteica, voltada a quem busca ganho de massa magra ou segue dietas associadas às canetas emagrecedoras. “O snacking time representa uma grande oportunidade, e estamos preparados para liderar inovações para atender a esse movimento no Brasil, trazendo soluções para estarmos presentes em todas as ocasiões de consumo”, afirma Rafael Palmer, diretor de marketing da Seara. Outros fatores também influenciam essa transformação. A percepção de alimentação saudável, combinada ao envelhecimento da população e à busca por mais praticidade no dia a dia, tem impulsionado o uso de métodos como grelhados, forno e fritadeiras elétricas. Enquanto isso, o consumo de bebidas alcoólicas dentro de casa continua em queda entre todas as faixas etárias. Para Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), o estudo reforça a necessidade de que o varejo esteja preparado para oferecer soluções práticas e acessíveis ao novo perfil de consumidor. “Os supermercados devem enxergar essa tendência como um convite à inovação. Oferecer produtos que facilitem o preparo de refeições rápidas, saudáveis e saborosas têm grande potencial de venda. Além disso, kits prontos para lanches e refeições completas podem se tornar um diferencial competitivo importante”, afirma. Queiróz ainda destaca o papel da Geração Z nesse cenário: “Os jovens estão moldando o futuro do consumo. Eles valorizam conveniência, preço justo e experiências de compra que dialoguem com seus valores. O supermercado que souber se comunicar com esse público e oferecer o que ele procura tem grandes chances de fidelizá-los no longo prazo”, conclui. Na mesma linha, Renan Cavallieri, gerente sênior da Worldpanel by Numerator, reforça que entender esse novo perfil de consumidor é essencial para manter a relevância no mercado. “Entender essas transformações é essencial para as marcas que desejam se manter competitivas. Estar um passo à frente exige cada vez mais dados acionáveis, leitura constante do consumidor e agilidade para adaptar produtos, canais e narrativas às novas demandas”, afirma. Com consumidores mais exigentes e hábitos em constante evolução, o supermercado se consolida como espaço central nas novas rotinas alimentares — e quem souber ler os sinais do mercado sairá na frente.
16/07/2025
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Perdas silenciosas: como proteger sua loja?
Responsável por cerca de R$ 4,2 bilhões em prejuízos anuais, segundo dados da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), o furto em supermercados segue sendo um dos maiores desafios enfrentados pelo varejo, gerando impactos que vão muito além da subtração de produtos. Além das perdas financeiras diretas, a necessidade de reforçar a segurança representa um custo extra que poderia ser direcionado à melhorias na operação, estrutura e atendimento. Para Roger Toshi, gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas, a gravidade do problema vai além do que aparece nas planilhas. “O impacto direto no caixa é apenas a ponta do iceberg. Os furtos forçam o empresário a redirecionar investimentos que poderiam ser usados para inovação, treinamento da equipe ou melhoria da experiência do cliente”, afirma. Os tipos de furto são diversos e vão desde ações externas — como clientes que escondem produtos na roupa, trocam etiquetas ou aproveitam momentos de maior fluxo para sair com mercadorias sem pagar — até desvios internos, cometidos por colaboradores que conhecem os processos e as vulnerabilidades da operação. “O furto interno ainda é uma das principais dores de cabeça no setor. Por envolver colaboradores que conhecem os processos, é essencial adotar soluções com controle de acesso por nível de usuário. Isso evita que pessoas não autorizadas tenham acesso a áreas críticas do sistema”, explica Roger. Além disso, há perdas que não envolvem má-fé, mas causam danos semelhantes: são as chamadas quebras operacionais. Erros no registro de vendas, falhas no controle de estoque ou conferência incorreta de mercadorias também comprometem os resultados. A prevenção, portanto, exige um olhar integrado para processos, pessoas e tecnologia. Investir em sistemas de gestão é uma das estratégias mais eficazes para coibir fraudes e identificar irregularidades com agilidade. “Na SG Sistemas, desenvolvemos ferramentas que oferecem rastreabilidade total da operação. Desde a entrada do produto no estoque até a sua saída no PDV, tudo pode ser monitorado. Isso garante maior segurança e agilidade na identificação de problemas”, destaca o executivo. Redes como o Guanabara implementaram processos mais rigorosos no recebimento de mercadorias e controle de estoque, reduzindo furtos internos e erros logísticos que também geram perdas financeiras. Apesar da ajuda da tecnologia, a atuação humana continua sendo indispensável. Treinar a equipe para reconhecer comportamentos suspeitos, agir com ética e seguir protocolos padronizados é fundamental para criar uma cultura de prevenção e responsabilidade. E tudo isso deve ser feito em conformidade com a legislação, já que o furto — seja interno ou externo — é tipificado como crime no Código Penal Brasileiro e pode levar à prisão. Mais do que coibir perdas, adotar uma estratégia de segurança bem estruturada fortalece a confiança de clientes e colaboradores. “Mais do que combater o furto, o objetivo é construir um ambiente de confiança e transparência. Com processos sólidos e sistemas inteligentes, é possível proteger o negócio e, ao mesmo tempo, criar uma relação saudável com os clientes e a equipe”, conclui Roger Toshi.
16/07/2025
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Associados em foco
Faturamento de R$2,4 bilhões: essa é a meta do Grupo Barcelos para 2025. Quer saber a meta de 2026? ASSERJ te conta!
Grupo celebra 40 anos com metas ambiciosas de expansão e fortalecimento no mercado fluminense; confira detalhes! Na noite desta terça-feira, 15 de julho, o Teatro Trianon, em Campos dos Goytacazes, foi palco da celebração dos 40 anos do Grupo Barcelos. O evento reuniu parceiros, colaboradores e representantes da indústria para comemorar a trajetória da rede supermercadista que nasceu no interior do Rio de Janeiro e hoje se consolida como uma das principais do estado. Durante a cerimônia, o CFO do grupo, Lucas Barcelos, destacou os planos ousados para os próximos anos. “Nossa meta para 2025 é chegar a 25 lojas e atingir um faturamento de R$ 2,4 bilhões. Em 2026, queremos alcançar 28 lojas e faturar R$ 2,8 bilhões. O objetivo final é crescer nossa rede em 35% até o fim de 2026”, afirmou. O executivo lembrou que a expansão já começou com uma nova unidade, que foi recentemente inaugurada em Rio das Ostras, "e outra será aberta em breve em Grussaí, distrito de São João da Barra", anunciou. Lucas também reforçou o propósito do grupo de ser mais do que um ponto de venda. “Queremos fazer parte da vida das pessoas e ser o principal destino de compras nas cidades onde atuamos. Vamos seguir fortalecendo a marca Barcelos, ampliando o Barcelos Atacado e o conceito do Green Marché, que é um dos pilares da nossa diferenciação.” Outro foco da companhia está no aumento da participação de mercado. Em 2026, a meta é atingir 6% de share no Estado do Rio de Janeiro. "Neste ano, queremos chegar a 4,9%." Parceiros - Atualmente, os principais parceiros comerciais do grupo Barcelos são: Seara (3,2% de participação nas vendas), BRF (3,91%), Unilever (3%), Coca-Cola (2,5%) e Nestlé (2,3%). 40 anos em movimento - Com uma base de 430 mil clientes e entre 1 milhão e 1,5 milhão de tickets mensais, o Grupo Barcelos reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável. “Nada disso seria possível sem nossos colaboradores e nossos parceiros. São eles que fazem a engrenagem funcionar todos os dias”, destacou o sócio fundador, Joilson Barcelos. Já Licínio Barcelos, também sócio fundador, emocionado disse que o Grupo Barcelos chega aos 40 anos com os olhos voltados para frente. "Temos a ambição de tornar a marca uma referência cada vez mais forte no varejo supermercadista do estado." Grupo Barcelos anuncia plataforma de compras via WhatsApp com inteligência artificial Durante a celebração dos 40 anos do Grupo Barcelos, o diretor comercial do grupo, Gabriel Barcelos, anunciou uma inovação que promete transformar a experiência de compra dos consumidores: o lançamento de um chatbot com inteligência artificial integrado ao WhatsApp, homologado pela Meta. A novidade marca a entrada oficial do grupo no universo das compras automatizadas por aplicativo de mensagem. O projeto será lançado inicialmente de forma piloto, mas com potencial de escalar para todo o estado do Rio de Janeiro. “Nesse evento, a gente está lançando o chatbot, a plataforma de compra online via WhatsApp. Vai ser um dos lançamentos homologados pela Meta, a nível Brasil. A gente está muito feliz com esse lançamento que vamos apresentar aqui hoje”, anunciou o diretor comercial do grupo, Gabriel Barcelos. O recurso permitirá que o cliente monte sua lista de compras diretamente pelo WhatsApp, com comandos de texto ou até por áudio. Segundo Gabriel, a proposta vai além da automação: ela inclui funcionalidades que devem ser liberadas em etapas, como o uso de inteligência artificial generativa para interpretar pedidos e montar automaticamente o carrinho de compras. “Vai ser uma inovação muito grande, porque a gente está não só trazendo a inteligência artificial para dentro do modelo de compra, mas também vamos apresentar outras inovações ao longo do projeto. Uma delas é a inteligência artificial generativa: você vai mandar um áudio falando o que quer e o sistema já monta o carrinho pra você. Ou então envia a lista de compras por foto, e o carrinho será criado automaticamente”, explicou. Apesar do lançamento ser tratado como piloto, o executivo acredita no impacto positivo da solução para o setor supermercadista fluminense: “No início, vamos fazer algo mais restrito, porque ainda não sabemos o tamanho que isso pode atingir no varejo supermercadista. Mas com certeza, acho que isso vai trazer um impacto muito positivo dentro do estado do Rio de Janeiro”, destacou Gabriel. A iniciativa acompanha uma série de investimentos que o Grupo Barcelos tem feito em tecnologia, mirando a digitalização da experiência de compra e o aumento da fidelização dos clientes. Indústria prestigia os 40 anos do Grupo Barcelos A comemoração reuniu importantes parceiros da indústria, que fizeram questão de prestigiar o evento e destacar a relevância da rede para o crescimento conjunto nos últimos anos. Maicon Barbosa, gerente comercial de alimentos preparados da Seara, ressaltou a solidez da parceria com o grupo e o papel estratégico da rede no desenvolvimento da marca na região. “O Grupo Barcelos é sinônimo de crescimento para a Seara. Assim como a rede vem se expandindo nos últimos 15 anos, a Seara também evoluiu, tornando-se protagonista dentro desse movimento. Estar presente nas lojas Barcelos, especialmente no Norte Fluminense, é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou. A BRF também marcou presença, representada por Leonardo, supervisor da companhia, que destacou os bons resultados ao longo dos sete anos de parceria com a rede, especialmente no interior do estado, e agora também com a chegada à capital. “A expectativa é de seguir crescendo juntos pelos próximos 40 anos”, disse. A presença de grandes players da indústria reforça a relevância do Grupo Barcelos como uma das principais redes supermercadistas do interior do Rio de Janeiro e seu papel fundamental no fortalecimento da cadeia de abastecimento e desenvolvimento do varejo regional. Parabenizamos e desejamos muito sucesso à rede e a todos os seus colaboradores
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