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Viralizou e foi para a gôndola! O "Morango do Amor" e a necessidade dos supermercadistas terem atenção às redes
As redes sociais ditam o dia a dia. Isso é um fato. Elas estão inseridas nas discussões, no estilo de vida e, evidentemente, influenciam nas intenções de compra e na demanda dos consumidores. O mais recente exemplo é o caso do "Morango do Amor". Depois de viralizar, o doce se tornou o novo queridinho do consumo por impulso. O desejo por experimentar a iguaria, que consiste em um morango envolto em brigadeiro branco mergulhado em calda de caramelo vermelho, não tomou apenas o imaginário de clientes, mas as gôndolas. Esse movimento é confirmado pelos números. Segundo levantamento de uma plataforma de entrega por aplicativo, o crescimento no número de pedidos da guloseima saltou 15.000% somente no Rio de Janeiro neste mês de julho, em comparação com junho. Em paralelo, o preço do morango também teve alta. Com elevada procura pela fruta, a bandeja com quatro morangos grandes, antes vendida entre R$ 18 e R$ 20, na Ceasa, na Zona Norte do Rio de Janeiro, subiu para R$ 40. Além disso, a partir da segunda metade do mês de julho o morango registrou aumento até nas buscas no Google. De acordo com dados do Google Trens, termos como "onde comprar", "receita" e "o que é" são destaques nas pesquisas sobre o tema, mostrando que a viralização do "Morango do Amor" provocou uma grande onda de efeito cascata. Esse caso só reforça uma tendência que já se tornou uma máxima: é essencial para o varejo supermercadista estar atento às redes sociais e o impacto delas no imaginário do consumidor. Aproveitar o momento de alta específica de uma febre das redes pode fazer a diferença no faturamento, movimentando sua loja, trazendo novos clientes e aumentando o ticket médio, ainda mais se forem realizadas promoções ou ações que incentivem o cross-sell. Case de sucesso: Terê Frutas vende todas as unidades produzidas Um dos que soube aproveitar bem o momento de alta no interesse pelo doce foi o Terê Frutas. Na última quinta-feira, 24 de julho, a rede iniciou a produção e comercialização da sobremesa na Terê Pão, padaria do grupo. Em menos de duas horas, todos os itens foram vendidos. Com o sucesso, a iniciativa foi expandida para as demais lojas da rede. Na última sexta-feira, 25 de julho, algumas negociaram toda a oferta do dia apenas no período da manhã. Clientes chegaram, inclusive, a entrar em contato para reservar o pedido e garantir que não perderiam suas chances. E o sucesso de vendas não parou. No último fim de semana, o Terê Frutas produziu 255 unidades. Toda a confecção foi integralmente comercializada, mostrando que a aceitação dos consumidores foi excelente e reforçando que aproveitar oportunidades criadas pelas redes sociais pode fazer a diferença no faturamento do negócio. "A operação foi conduzida com cautela, priorizando a qualidade e o controle da produção. Ainda assim, a demanda superou a oferta, o que demonstra o sucesso da ação. O preço médio praticado foi de R$11,99, mantendo-se competitivo e com margem saudável para o varejo.", explicou Daniel Carvalho, head de Marketing do Grupo Terê Frutas. Com os resultados mais que positivos e a demanda ainda existente de consumidores, destaca Daniel, as padarias do Grupo Terê Frutas envolvidas nas vendas seguirão com a produção para atender aos clientes nos próximos períodos. Busca por itens de "pequenos momentos de felicidade": além das redes sociais, um comportamento do consumidor O caso do "Morango do Amor" não é isolado, nem se resume apenas ao fato de aproveitar janelas de oportunidades criadas pelas redes sociais. Ele também é reflexo de um hábito de consumo em alta entre consumidores, a procura por itens que geram "pequenos momentos de felicidade", com destaque para as categorias de snacks, sobremesas prontas - tecnicamente conhecido por indulgência. O comportamento de consumo nos supermercados está passando por uma transformação sutil, mas significativa: o aumento da busca por produtos que proporcionem pequenos momentos de felicidade. Essa tendência, que ganhou força nos últimos anos, tem impactado diretamente as gôndolas do varejo, com destaque para categorias como snacks, chocolates, sobremesas prontas e bebidas. Analistas em comportamento do consumidor explicam que esse movimento reflete o desejo por satisfação imediata em meio à agitação do cotidiano. Em sua maioria, são compras fora da lista de itens essenciais, mas que o cliente procura de forma impulsiva e com cada vez mais frequência. Oportunidade: supermercadista, esteja atento, se prepare e aumente suas vendas Monitorar, planejar e aproveitar cenários oferecidos pelas redes sociais, por movimentos dos consumidores ou pelos "pequenos momentos de felicidade" são grandes oportunidades de aumentar faturamento, atrair novos clientes e fidelizar. A compra por impulso estimulada amplia o ticket médio e o movimento das lojas. Portanto, é preciso ter estratégia, analisar caso a caso e sempre pensar em formas de inovar, criar ambientações específicas ou até pontos destacados para esse tipo de produto, potencializando as vendas. Ações promocionais, embalagens atraentes e comunicação sensorial também são excelentes apostas para criar conexões com o consumidor e tornar a experiência de compra mais prazerosa.
29/07/2025
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Docile Alimentos anuncia nova diretora de Gente & Gestão
A Docile Alimentos, uma das maiores empresas do setor de confeitos e guloseimas do Brasil, anunciou uma importante movimentação em sua liderança. Michelle Matoso assumiu a diretora de Gente & Gestão da companhia. A executiva terá o desafio de liderar a área de Recursos Humanos, com foco em desenvolvimento organizacional, cultura corporativa e fortalecimento da experiência dos colaboradores. Com mais de 22 anos de experiência na área de RH, Michelle construiu sua trajetória em empresas de grande porte e diferentes segmentos, como Gerdau, BRF, Seara e BRK Ambiental. Ao longo de sua carreira, atuou em diversos projetos estratégicos voltados à liderança, transformação cultural, diversidade e inclusão. Na Docile, a diretora terá como missão dar continuidade ao processo de valorização do capital humano da empresa, reforçando práticas voltadas à atração, retenção e desenvolvimento de talentos, além de promover uma cultura cada vez mais alinhada aos valores da empresa. "Estou muito feliz com este novo desafio. A Docile é uma empresa com propósito, que coloca as pessoas no centro da estratégia, e isso é essencial para que possamos construir um ambiente cada vez mais inovador, humano e colaborativo", frisou Michelle. A movimentação da Docile confirma a evolução das práticas internas da empresa em gestão de pessoas, reforçando também o papel estratégico da área de Gente & Gestão no crescimento sustentável de qualquer organização.
29/07/2025
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Dia da Lasanha: estratégias para impulsionar as vendas no seu supermercado
Celebrado em 29 de julho, o Dia da Lasanha tem ganhado cada vez mais força no calendário promocional do varejo supermercadista. A data, que homenageia um dos pratos congelados mais queridos pelos brasileiros, representa uma oportunidade estratégica para impulsionar as vendas da categoria por meio de ações bem planejadas, produtos líderes e uma abordagem focada em experiência e conveniência para o consumidor. Atualmente, a lasanha congelada está presente em mais de 19 milhões de lares brasileiros mensalmente, segundo pesquisa da Kantar, de 2024. Especialista em estratégias para o varejo supermercadista, Marcelo Ribeiro, consultor de trade marketing e ponto de venda, reforça que datas como o Dia da Lasanha devem ser tratadas como oportunidades de conexão com o cliente: “O consumidor está cada vez mais atento às experiências que o varejo oferece. Datas como o Dia da Lasanha ativam o emocional, despertam desejo e geram tráfego se forem bem trabalhadas. Quem aposta em ambientação, sortimento correto e boa comunicação pode ver resultados significativos em um curto espaço de tempo”, analisa Ribeiro. Segundo o especialista, para vender mais, é fundamental que o varejo supermercadista se antecipe. A preparação começa com a montagem de pontos extras atrativos, como ilhas temáticas ou displays decorados com elementos italianos e mensagens que despertem o apetite. “Outra tática eficaz é a criação de combos promocionais, como lasanha com refrigerante ou sobremesa congelada, que incentivam a compra de mais itens e aumentam o ticket médio. A divulgação antecipada, especialmente em canais digitais como WhatsApp e redes sociais, também é essencial para gerar expectativa e atrair o consumidor à loja. E, por fim, vale investir na capacitação da equipe, para que todos estejam alinhados sobre a importância da data e preparados para recomendar os produtos certos com segurança", completa Ribeiro. A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão — precursoras no mercado de lasanhas congeladas no Brasil —, tem investido continuamente no desenvolvimento de produtos voltados para o paladar do brasileiro que vai aproveitar essa data comemorativa. Para Luiz Franco, diretor executivo de Marketing e Inovação da BRF: “Nosso portfólio de lasanhas congeladas é o mais completo e demonstra o entendimento profundo da empresa quanto às tendências de consumo dos brasileiros”, afirma o executivo. Com um prato popular, marcas consolidadas e um apelo direto à praticidade e ao prazer de comer bem, o Dia da Lasanha é uma data que merece atenção redobrada no planejamento promocional do varejo supermercadista — e pode ser a receita perfeita para aquecer as vendas no fim de julho.
28/07/2025
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Conecta
Vendas pelo Whatsapp: seu supermercado está utilizando corretamente?
Em um cenário onde agilidade e personalização são cada vez mais exigidas pelos hábitos dos consumidores, o WhatsApp vem se consolidando como uma ferramenta estratégica para os supermercados que buscam melhorar sua comunicação, atendimento e resultados em vendas. Mais do que um aplicativo de mensagens, o canal já se posiciona como uma ponte direta e eficaz entre empresas, clientes e vendas! De acordo com dados da Wapikit, o WhatsApp está presente em mais de 98% dos smartphones brasileiros, sendo usado por 79% dos usuários para se comunicar com empresas e por 62% deles para efetuar compras diretamente pela plataforma. Além disso, 96% das marcas nacionais já adotam o aplicativo como seu principal canal de atendimento, e 86% dos profissionais de vendas o consideram essencial no contato com clientes e leads. A tendência também já é realidade em diversos supermercados do Rio de Janeiro. Redes como Redeconomia, Supermarket e Prezunic têm utilizado o canal para divulgar ofertas, enviar cupons personalizados, tirar dúvidas dos consumidores e até realizar vendas, criando uma relação mais direta e eficiente com seus públicos. Para Allanis Grum, Product Manager de Rich Content da Pontaltech, os supermercados têm uma grande oportunidade de aumentar a fidelização e impulsionar suas vendas ao adotarem uma estratégia inteligente e personalizada no canal. “O WhatsApp oferece uma taxa média de abertura de mensagens de cerca de 98%, um número impressionante que supera amplamente outros canais como o e-mail. Com o uso adequado de automações e integração com bases de dados, é possível criar uma experiência fluída, personalizada e altamente engajadora para o cliente”, destaca a especialista. Segundo Allanis, o uso eficaz do canal vai muito além de disparar mensagens promocionais. “Comunicações personalizadas, que consideram o nome do cliente, seu histórico de compra e seu comportamento demonstram cuidado e atenção, fortalecendo o vínculo com a marca. Já mensagens frias ou em excesso podem gerar o efeito contrário: afastar o consumidor.” Ela alerta, ainda, para os riscos de uso inadequado da ferramenta. “Enviar mensagens demais pode ser considerado spam e comprometer a reputação da empresa. Pior: pode levar ao bloqueio da conta, conforme as diretrizes rigorosas da Meta. Por isso, é fundamental respeitar os limites, usar linguagem adequada ao perfil do público e investir em recursos que permitam uma jornada completa no próprio app, como botões de pagamento e integração com CRMs, plataformas de automação e analytics.” A integração do WhatsApp com outros canais também é apontada como uma prática essencial. Em caso de falhas na entrega da mensagem, mecanismos de fallback, como SMS, RCS ou atendimento humano, asseguram a continuidade da comunicação. “O WhatsApp transcendeu o papel de um aplicativo de mensagens para se tornar um verdadeiro pilar estratégico na construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os consumidores. Quando bem utilizado, ele pode não só melhorar a experiência do cliente, mas também impulsionar os resultados do negócio”, conclui Allanis Grum.
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