Transformações e tendências do setor foram pauta da reunião do Conselho Diretor da ASSERJ, que contou com uma participação muito especial

A reunião do Conselho Diretor da ASSERJ, realizada em paralelo ao Seminário Super Negócios, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, contou com a participação de grande parte dos conselheiros. Executivos das redes Hortifruti, Casa do Sabão, Prezunic, Maringá, Redeconomia, Unidos, Zona Sul, Supermarket, entre outras, trataram de temas de interesse do setor como gestão de pessoas, gerenciamento de compras, retail media e substituição tributária.

O presidente Fábio Queiróz disse que “na era da experiência, as transformações estão realmente acontecendo. Fui procurado pelo Mundial para fazer retail media. Uma das redes mais conservadoras do varejo de supermercado já está se abrindo para esta forma de monetização”. Ele ressaltou que a ASSERJ tem papel fundamental neste sentido ao disseminar conhecimento, apresentar tendências e validar tomadas de decisão.

Paulo Drago, CEO do Hortifruti, que depois de uma trajetória em São Paulo, está há três meses no Rio, afirmou que pôde observar a mudança no varejo fluminense. “É nítida a evolução nos últimos quatro anos. A quantidade de lojas, de empregos, precisamos continuar evoluindo, mas faço um alerta: temos que exigir mais dos nossos compradores. Eles não podem atuar como na década de 80/90 para não ser um tirador de pedido”, revela. “Somos bons em colocar preço para baixo, precisamos melhorar o atendimento, ter novos serviços e novos produtos. Precisamos entregar novidades. Há bons fornecedores fora do Rio, temos que abrir a mente”, concluiu.

A reunião também teve momentos saborosos com o ASSERJ EXPERIENCE. Três empresas tiveram a oportunidade de apresentar produtos e serviços para o seleto grupo de empresários. A Qualimar/Carapitanga preparou camarões fritos para os conselheiros que aprovaram o sabor do crustáceo. O CEO Pedro Duque, ao lado do sócio Marcelo Varella, explicou que a empresa está há mais de 20 anos no mercado: “a Carapitanga se dedica exclusivamente à criação, processamento e fornecimento de camarão marinho. Com uma produção anual de mais de 8 mil toneladas de camarão, produzidos numa área de 2.070 hectares, os mais de 546 viveiros estão instalados em 16 fazendas, localizadas no Nordeste.

Na sequência, Silvana Crespo, CEO na Pipeline Gerenciamento de Obras e Projetos, apresentou as complexidades do planejamento e controle eficiente e as soluções da empresa para transformar a gestão de expansão de lojas físicas. “Nossa abordagem integrada assegura que cada fase seja executada com máxima precisão e eficiência. Estamos dedicados a superar obstáculos, antecipar desafios e manter um padrão de excelência contínuo”, afirmou Silvana.

Depois, foi a vez de Vanderley Gonçalves, gestor comercial da Ramirez Conservas, oferecer as famosas sardinhas portuguesas aos conselheiros.

No fim, o presidente Fábio Queiróz surpreendeu a todos com a presença ilustre da rainha do basquete Hortência Marcari. A ex-jogadora, considerada uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos, encantou os conselheiros antecipando alguns insights apresentados na palestra Lições de uma vida: estratégia, valores e atitude de uma campeã!

Hortência falou sobre liderança e descontraiu os presentes ao comentar sobre futebol. Corintiana, a atleta brincou com o presidente Fábio Queiróz, fervoroso torcedor do Flamengo, sobre o jogo dos times na Copa do Brasil.

A reunião do Conselho Diretor da ASSERJ, além de promover um debate rico sobre as tendências e desafios do setor, também proporcionou momentos de interação e aprendizado. A presença de líderes renomados e a troca de experiências demonstram o comprometimento da ASSERJ em impulsionar o varejo fluminense.

Por Publicado em: 2 de outubro de 20240 Comentários