Durante a Copa do Mundo de Clubes, faça uma goleada de vendas!

A primeira edição da Copa do Mundo de Clubes no novo formato da FIFA está movimentando não só os gramados, mas também os supermercados do Rio de Janeiro. Com Flamengo, Fluminense e Botafogo disputando a competição, o clima de torcida em casa já começa a impactar positivamente as vendas de carnes, bebidas e itens para o churrasco nas gôndolas.
Para completar o cenário favorável, o tempo ensolarado, que predomina na cidade nesta primeira quinzena de junho, tem incentivado ainda mais os cariocas a reunirem os amigos em casa para assistir aos jogos. E o momento também é positivo para o bolso do consumidor: de acordo com dados recentes do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o preço da carne acumula queda de quase 10% nos últimos 12 meses, o que dá ainda mais impulso para o consumo.
Redes como o Prezunic estão promovendo campanhas especiais aos fins de semana, com destaque para cortes premium da linha La Hacienda, importados da Argentina, além de promoções de cervejas de marcas líderes. Já o Mundial Supermercados aproveitou a estreia dos clubes cariocas para disparar, pelo aplicativo “Meu Mundial”, ofertas direcionadas para cervejas e snacks, mirando os torcedores que vão acompanhar os jogos em casa.
Segundo Pedro Ruivo, CEO do Açougue Notável e especialista em gestão de açougues no varejo supermercadista, o momento é uma grande oportunidade para os supermercados cariocas.
“Estamos vivendo um evento histórico para os clubes brasileiros e também para o varejo. Em datas como essa, o erro mais comum é o supermercado colocar muita oferta e esquecer de agregar valor ao produto. Não é só baixar preço. É trabalhar com inteligência de margem e com equipe bem treinada para vender melhor”, orienta Ruivo.
Ele recomenda que, em dias de jogo, os supermercados priorizem cortes com maior giro e boa margem, como contrafilé, alcatra e picanha. “Se for fazer oferta, que seja planejada. Margem de dois dígitos sobre a venda é o ideal. E mais do que isso: o açougueiro precisa estar preparado para sugerir complementos na hora da venda, como carvão, sal grosso e até cerveja. O cliente vem buscar carne, mas pode sair com o kit completo para o churrasco.”
Pedro também sugere ações promocionais criativas para aproveitar o clima de torcida: “Se o time carioca ganhar, o supermercado pode fazer uma ativação nas redes sociais, como sortear um kit de churrasco entre os clientes que interagirem com a marca. Pequenos gestos assim geram engajamento e aumentam as vendas.”
Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz , o momento traz uma oportunidade estratégica para o varejo. “O futebol tem o poder de mobilizar as pessoas e criar momentos de consumo muito espontâneos, principalmente quando envolve os clubes cariocas. A Copa do Mundo de Clubes é uma oportunidade para os supermercados se conectarem com o cliente de forma emocional e estratégica, oferecendo produtos, experiências e ações promocionais que vão além do preço, gerando engajamento e fidelização”, destaca Queiróz.
O impacto do futebol no consumo de alimentos e bebidas já é comprovado por levantamentos de mercado. Durante a Copa do Mundo de seleções de 2022, por exemplo, a Kantar apontou um aumento de 5,8% no volume de vendas de cervejas durante o torneio, comparado ao mês anterior. Já a Euromonitor indicou que o Brasil consumiu 15,4 bilhões de litros de cerveja naquele ano, um crescimento de 8% em relação a 2021.
Para o setor de bebidas, a Copa dos Clubes também representa uma janela de oportunidades. “Eventos esportivos são disparadores naturais de consumo. Quem conseguir combinar sortimento, preço competitivo e uma boa ativação promocional vai se destacar”, afirma Rafael Maciel, especialista em trade marketing de bebidas.
“A expectativa é que o consumo continue aquecido nas próximas semanas, principalmente se os clubes cariocas avançarem na competição”, ressalta Fábio Queiróz.
Associado: fique atento!
A Escola ASSERJ lançou o curso gratuito “O Poder do Açougue: Práticas que Geram Resultado”, voltado para profissionais de açougue em supermercados. Ministrado por Pedro Ruivo, referência nacional no setor, o treinamento online acontece no dia 14 de julho, das 14h às 17h, via Zoom. O conteúdo abordará boas práticas, segurança alimentar, atendimento de qualidade e estratégias para melhorar os resultados, transformando o açougue em uma verdadeira vitrine de excelência.
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