Tendências Exponenciais, você sabe o que isso significa?

“O futuro não é mais como era antigamente”. Com a frase de Renato Russo, o vice-presidente de Estratégia da agência Binder, Lucas Daibert, abriu a palestra Tendências Exponenciais: As transformações que vão redefinir o futuro dos negócios, no primeiro dia do Conecta Varejo | Rio Innovatio Week, no Armazém 3, no Píer Mauá.

O executivo lembrou que “hoje a gente vive uma grande incerteza, porque, de fato, a nossa compreensão de futuro mudou, em grande parte por uma tecnologia que está muito presente aqui no Conecta Varejo Rio Innovation Week: a inteligência artificial, que vai fazer uma nova versão da humanidade”.

Inspirado em grandes pensadores, Lucas Daibert apresentou o conceito de pensamento exponencial, que, em essência, é a mentalidade que reconhece a taxa de crescimento exponencial da tecnologia a fim de aproveitar seu potencial para causar um impacto positivo na vida das pessoas. “Nós lemos o mundo de maneira linear, então temos numa grande dificuldade de entender o que vai acontecer nos próximos anos catapultados pela tecnologia. Não faz parte da nossa realidade. A gente vai ter que se acostumar com o pensamento exponencial e o Rio Innovation Week é uma prova disso”, afirmou.

Daibert citou o exemplo do Chat GPT, que trouxe uma tecnologia que já estava disponível: “Ele não inventou nada, mas organizou de tal maneira que conseguiu algo inédito, que foi trazer 100 milhões de pessoas em dois meses para usar essa tecnologia. “O Tik Tok tinha conseguido o mesmo em nove meses, o Instagram em 30, e isso muda o jogo porque a gente está falando não só de um assistente pessoal, entendam vou citar o Chat GPT porque ele se tornou a ferramenta mais popular e ele trouxe IA generativa para a pauta, mas ele não é a única, o que acontece hoje é uma disputa não por desenvolver o assistente pessoal da nossa vida, mas o portal para o mundo digital”, acrescentou.

Com a velocidade dos avanços tecnológicos cada vez mais acelerada, chegaremos ao ponto de unir a tecnologia à biologia. Baseado em pesquisas e participações em grandes festivais internacionais sobre o tema, Daibert acredita que em 2029 as máquinas entenderão tanto do comportamento humano que vão conseguir nos enganar e tem gente que entende que isso acontecerá antes.

“Em 2045, viveremos a chamada singularidade tecnológica: a gente conhece o intelecto humano de maneira linear, só que vai chegar o momento em 2050 ou 2045 que você vai ter a combinação da tecnologia com a biologia. Teríamos o cérebro com um chip conectado à nuvem e isso vai fazer com que tenhamos um cérebro milhões de vezes mais capaz do que temos hoje. Isso é que é a singularidade e por isso o futuro não é mais como era antigamente”, concluiu.

Confira a programação dos próximos dias:

Programação – 14/08 (quarta-feira)

No dia 14/08, às 10h30, a conferência começa com o painel “The Interface of The Future”, com a presença de Thiago Canzian. Serão abordadas tendências em computação espacial, realidade estendida e inteligência artificial, com foco no desenvolvimento de produtos, vendas e marketing. Destaca-se o impacto significativo de XR/AR e como a IA está transformando a produção e distribuição de conteúdo.

O painel “A importância das redes sociais para o varejo”, às 12h, terá a participação de Karol Babadeira, primeira influenciadora de varejo supermercadista do Brasil, e Silvia Belluzzo, Diretora de Marketing do TIK TOK que juntas abordarão como construir e acelerar uma carreira no mundo digital.

A palestra “Tecnologia e Inovação: Como gerar novas linhas de receita através de tecnologia”, às 13h, terá a presença de Gláucia Guarcello, COO da The Bakery. No painel “Varejo Físico – Experiência Sensorial do Cliente”, às 14h, Juliana Neves, arquiteta e CEO da Kube Arquitetura, falará sobre estratégias de marcas e produtos para cativar o cliente além do preço.

Na sequência, às 15h, o painel “A Era da Transformação Demográfica: oportunidades e desafios para o varejo e a indústria”, terá a presença de Fernando Gibotti, Founder & CEO da Bnex, que falará sobre o uso de dados demográficos para atingir o público certo e alavancar as vendas.

No painel “Monetização Inteligente: Convertendo Dados em Lucros”, às 16h, Gabriel Monteiro, CEO e cofundador da Newtail, Daniel Mota, sócio e diretor comercial da Better Drinks e Alexandre Loureiro, Diretor de Tecnologia do Zona Sul Supermercados, compartilharão insights valiosos sobre a monetização de dados, uma das áreas mais promissoras e transformadoras para empresas modernas.

Encerrando a programação do segundo dia, às 18h, o painel “A Visão das Agências de Publicidade sobre o Retail Media” trará a visão das agências de publicidade sobre o Retail Media com Marcio Souza, sócio-fundador da empresa Pixel Mídia Out Of Home, Andreia Leida, diretora de mídia na agência Artplan, e Fabio Amorim, CEO da Brands Partners. Os painelistas compartilharão suas perspectivas e experiências no painel dedicado ao tema da mídia de varejo vista através das lentes das agências de publicidade.

 

Programação – 15/08 (quinta-feira)

Para o terceiro dia, a Conferência Conecta Varejo abre espaço para a palestra “A tecnologia na luta contra o desperdício de alimento”, às 11h, com participação de Lucas Infante, CEO da Food To Save e Priscilla Veras, CEO da Muda meu Mundo.

O painel “Estratégias e investimentos de midia para a indústria”, às 11h30, terá Fábio Ribeiro, Business Development Manager da Ledwave e Alessandro Batista, vice-presidente da Ledwave, apresentando insights importantes sobre o peso do investimento de mídia para a indústria.

“Inovação em Ação: Liderança e Empreendedorismo Feminino” é o tema do painel das 13h, com a participação de          Aline Sun, sócia-fundadora da Boost e Carolina Cavenaghi, fundadora e CEO da Fin4she. Serão abordados temas como o papel das mulheres na redefinição do cenário empresarial através da inovação. Esta palestra destacará histórias inspiradoras de empreendedoras que superaram obstáculos e transformaram seus desafios em oportunidades de sucesso.

O painel “A Revolução do Varejo Asiático: Lições para o Mundo e Oportunidades para o Brasil”, com Fabio Neto, sócio da Startse, abordará o ‘boom’ causando pelo varejo asiático e esse impacto no Brasil, tanto para às lojas quanto para o consumidor, às 14h. Com mais de 20 anos de experiência no setor varejista, Fabio traz uma perspectiva única e rica sobre as estratégias inovadoras adotadas pelos líderes de varejo na Ásia, e como essas práticas podem ser aplicadas em outros mercados ao redor do mundo.

Na sequência, às 15h, é a vez do painel “Hora do Blush – Varejo e as tendências no empreendedorismo feminino”, com Monique Lima, co-fundadora e CEO da Mimo Live Sales, e Sharon Azulay, diretora criativa da BlueMan e RAYO.

O painel “A Transformação do Atendimento”, às 16h, terá a participação de Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência, que abordará novas formas de criar uma estratégia de atendimento ao cliente.

Às 16h30, o painel “O Consumidor 50+: Oportunidades e Desafios da Economia Prateada”, terá a presença de Fernando Potsch, CEO da Seniortech Ventures, Marlety Gubel, CEO da Total Commerce 50, Sônia Matte, Influenciadora da Matte Consultoria e Marketing e Michel Tauil, CEO da BlueMan que falarão sobre a forte tendência de mercado que aponta um novo público: as pessoas com mais de 50 anos, e como isso pode impactar as futuras decisões do varejo.

Em seguida, às 17h30, é a vez do painel “Como alavancar uma rede de parceiros de tecnologia”, com Daniel Braz, CTO/CPO da weme, André Abreu, Fundador e CEO da BossaBox e Andrei Graça, Sócio da EY Consultoria.

Finalizando o terceiro dia da Conferência, o painel “O poder do Retail Media: Lições Aprendidas por Varejistas de Sucesso”, às 18h, terá a participação de Fabio Amorim, atual CEO da Brands Partners, Luis Costa, superintendente Comercial da redevarejista Verdemar, e Felipe Freitas, Sócio Diretor da The Led que se unem para um painel dinâmico sobre como rentabilizar operações de varejo através de estratégias eficazes de retail media.

 

Programação – 16/08 (sexta-feira)

O primeiro painel do último dia da Conferência começa às 10h30, com Luana Xavier, e Letticia Muniz, influenciadora digital, falando sobre “Como alavancar suas redes sociais | Oferecimento Mynd”.

Às 11h, o painel “Oportunidade para pessoas pretas no mercado digital X Marcas com ações afirmativas”, terá a participação de Raull Santiago, diretor-executivo do Instituto Papo Reto/BRECHA hub e Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas.

O painel “Novas perspectivas do empreendedorismo”, às 14h, terá a presença de Camila Farani, presidente da G2 Capital, e Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Serão abordados temas como insights para o novo empreendedor ter sucesso em um mercado competitivo e exigente por novidade.

“Influência Digital: Revolucionando a Economia e Transformando Negócios” é o tema do painel das 15h, com a presença de Marcela Lopes, criadora e intérprete da Cela – a milionária, Monique Lima, co-fundadora e CEO da Mimo Live Sales, e Beta Whately, influenciadora e fundadora da Agência Fizz.

Às 16h, é a vez do painel “Inteligência Artificial no Varejo”, com Luis Jairo de Souza Jr., Head de TI do Grupo Alvorada/Rede Supermarket, Alaor Garcia, gerente comercial da NVIDIA, Allan Miranda, fundador e CEP da PX Data.Ai, e Cezar Taurion, CEO da Redcore. A palestra abordará o atual momento do varejo com relação a inclusão da inteligência artificial na operação e na criação de estratégias para vendas e gestão.

“Nas Telonas ou nas Telinhas, Conteúdo é Arte!”, é o tema do painel das 17h, com Romona Borba, Jonathan Ferr, Renata Turlão e Erika Januza Uma reflexão sobre a evolução da arte como conteúdo, as influências da tecnologia, o papel da diversidade e inclusão, além do impacto cultural e social dessas criações.

 

Fechando a programação do último dia da Conferência Conecta Varejo, às 18h, Lyana Bittencourt, CEO da Bittencourt Consultoria Empresarial e Franchising, participará do painel “A Nova Era dos Canais de Venda: Estratégias de Sucesso”, no qual compartilhará insights valiosos sobre o desenvolvimento de novos canais de venda e as estratégias necessárias para impulsionar o crescimento e a inovação no varejo.

 

ATENÇÃO: A programação está sujeita a alterações.

Por Publicado em: 14 de agosto de 20240 Comentários