A terceira onda da publicidade! Confira como supermercados e indústrias têm explorado o retail media

O mercado de retail media no Brasil tem experimentado um grande crescimento e se torna, cada vez mais, uma ferramenta essencial para os supermercados. Segundo dados da Retail Media Insights 2024, da Newtail, 79% das indústrias entrevistadas utilizam essa solução. No varejo, esse índice é de 73%. “As marcas querem se comunicar de maneira mais assertiva e personalizada com seus públicos, e o retail media tem sido um canal eficaz para isso”, diz Marco Toniolo, CEO da StarMKT.

O retail media permite aos varejistas monetizarem seus dados de clientes e seus pontos de contato com o consumidor, oferecendo espaços publicitários dentro de suas plataformas digitais, como banners em sites, anúncios em aplicativos de entrega ou marketplaces. Esse mercado, de acordo com a PwC Brasil, deve crescer a uma taxa anual de 25% nos próximos cinco anos.

“A tendência é que o mercado se expanda ainda mais, à medida que mais varejistas e indústrias entendam o potencial dessa ferramenta para criar campanhas mais eficazes e gerar um retorno mais expressivo. As marcas que se adaptarem a esse novo modelo terão um grande diferencial competitivo”, argumenta Toniolo.

Para os supermercados, além de melhorar a experiência do cliente, o retail media é uma fonte adicional de receita. A venda de espaços dentro das plataformas da loja pode representar um crescimento no faturamento. De acordo com um estudo da eMarketer, os varejistas que adotaram o retail media em suas operações viram um crescimento de 20% a 30% em sua receita nos primeiros 12 meses de implementação. “O retorno sobre o investimento (ROI) é notável, e o modelo é altamente escalável, o que o torna ideal para qualquer porte de operação”, explica Toniolo.

Outro ponto essencial, segundo o CEO da StarMKT, é a integração de dados. Ao utilizar plataformas de retail media, marcas e varejistas podem colaborar mais estreitamente, alinhando suas estratégias de marketing e otimizando a oferta de produtos com base nas necessidades dos consumidores. “O varejo brasileiro tem se mostrado cada vez mais aberto a novas soluções tecnológicas que ajudem a personalizar a experiência de compra. O retail media veio para ficar”, afirma.

Presidente da Asserj incentiva o investimento no Retail Media

A tendência de monetização tem sido amplamente fomentada pelo presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, pelas vantagens que oferece para todos os envolvidos. “O conceito já é considerado a terceira onda da publicidade, permitindo às marcas colocarem o consumidor no centro da relação entre indústria e varejo. O que veremos daqui para frente é a agência de publicidade procurando os supermercados para anunciar”, destaca.

Supermercados apostam cada vez mais na estratégia digital

No cenário dinâmico do varejo global, a tecnologia está redefinindo constantemente as estratégias de marketing e as interações dos supermercados do Rio de Janeiro com os consumidores. A estratégia também conta com a atração de parceiros anunciantes de setores cujos produtos e serviços não são vendidos no atacarejo. “Ao criar essa segmentação de negócios em conjunto, ambas as empresas expandem sua visibilidade, alcançando diferentes perfis de público, gerando potenciais clientes e compartilhando as melhores práticas para otimizar campanhas em uma relação de ganha-ganha”, comenta o gerente de marketing do Assaí, Jonatas Calábria.

Nessa linha, a Verde Campo implementou retail media no Zona Sul. A iniciativa, que tinha o objetivo inicial de destacar as principais qualidades dos produtos, gerou também um crescimento de vendas de 12 pontos percentuais em comparação com a média normal de vendas da rede. “Ficamos muito felizes com esse resultado, pois ele foi obtido apenas com a divulgação do produto e seus diferenciais, sem alteração de preço, promoção ou inclusão de ponto adicional nas lojas”, explica a gerente de marketing da Verde Campo, Lorena Andrade.

A estratégia traz vantagens para todos. É o que revela o CEO do Atacadão, Marco Oliveira. Segundo ele, o uso da publicidade na nova loja em Bangu representa um passo importante na evolução da experiência de compra dos clientes. “A integração de painéis de LED e outras soluções digitais reforça o nosso compromisso em oferecer um ambiente dinâmico, intuitivo e ainda mais atrativo. A comunicação visual impactante e segmentada permite destacar ofertas e produtos de forma estratégica, criando uma jornada mais fluida e envolvente dentro da loja”, analisa Oliveira.

Por Publicado em: 28 de março de 20250 Comentários