Setor de Laticínios pode ser a chave do sucesso para os supermercados

Alimentos derivados do leite tão presentes na dieta dos brasileiros podem ganhar mais destaque diante da necessidade de novas alternativas devido ao abastecimento de grãos

Dentro de um supermercado é possível perceber que o setor de laticínios está ganhando mais espaço a cada dia. Essa movimentação se dá devido ao aumento do poder de compra da população e melhoria na qualidade de vida, apontaram especialistas ouvidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com isso, redes de supermercados têm aumentado o mix dos produtos desses setores e estendido para queijos importados, pastas saborizadas e outras alternativas. “O setor de laticínios pode ser uma estrela no seu negócio, pois apresenta uma variedade de produtos que podem atender a diferentes nichos de mercado”, afirmou Livia Castilho, consultora de segurança alimentar da ASSERJ.

Para ela, a oportunidade dos supermercados em avaliar o investimento nesse setor pode ser determinante no fechamento do caixa, principalmente, por apresentar enorme versatilidade e a necessidade de ampliar os cuidados do estabelecimento com a higiene, seguindo padrões rígidos da Anvisa e de leis estaduais e municipais.

“Para manter as vendas em alta, conquistar estes nichos e se manter como uma referência neste setor é crucial que os supermercados adotem estratégias eficazes de posicionamento e ao mesmo tempo garantam a implementação de práticas higiênico-sanitárias rigorosas”, completou.

Entre os pontos trazidos por Lívia, estão: embalagens criativas, apresentações visuais atrativas, localização estratégica de exposição à venda e, o principal, higiene. “é primordial que se tenha um Responsável Técnico para orientar o estabelecimento a manter e melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos”, alertou.

Um detalhe que pode fazer a diferença na venda de laticínios é associar o produtos a outros complementares, deixando a venda mais dinâmica e atrativa para o consumidor. O fator da publicidade também é importante, principalmente, por exigir boas ações de marketing, bem como, utilizar do retail media para atrair o cliente.

Toda essa estratégia surtirá efeito na precificação, onde fatores como custo, valor percebido pelos consumidores e margem de lucro ideal vão compor a média de venda. E aqui vai uma dica: Não abra mão de promoções para alavancar vendas de produtos com pouca saída.

Qualidade no serviço é o principal trunfo

Livia Castilho ressaltou a necessidade de priorizar a qualidade no serviço entregue no setor de laticínios. Para ela, essa é uma decisão “básica” ao colocar esse atendimento nos supermercados.

“Os manipuladores são a peça-chave na garantia da qualidade dos produtos fracionados/elaborados e para isso devem aderir a padrões higiênico-sanitários rigorosos para garantir que seus produtos sejam seguros para consumo“, afirmou.

Livia dá a dica da necessidade de haver um treinamento constante da equipe sobre boas práticas de higiene na manipulação de alimentos. Esses cursos estão disponíveis na Escola ASSERJ, onde você vai aperfeiçoar todas as boas práticas da equipe de trabalho do seu supermercado. A consultora exemplifica em tópicos os pontos críticos:

  1. elaboração de procedimentos padrão de higiene operacionais para limpeza e sanitização do ambiente, equipamentos e superfícies que entram em contato com os produtos antes, durante e após a manipulação deles;
  2. utilização de tábuas e facas específicas para corte de queijos especiais, tábuas exclusivas para corte de queijos do tipo frescal;
  3. tábuas e facas exclusivas para produtos embutidos cárneos;
  4. separação de um fatiador para cada tipo de produto a ser manipulado (um para embutidos cárneos e outro para produtos de laticínios);
  5. manutenção dos registros dos produtos e lotes produzidos para garantir a rastreabilidade;
  6. respeito aos prazos de vencimento originais do produto e adequação das novas validades após o fracionamento usando o princípio do PVPS (primeiro que vence é o primeiro que sai); dentre outros.

Além disso, o armazenamento e a exposição à venda devem respeitar as temperaturas previstas pelos fabricantes e as regulamentadas pela legislação vigente e, para isto, os equipamentos geradores de frio e suas respectivas câmaras/refrigeradores devem ser rigorosamente higienizados e sempre monitorados, com o registro das temperaturas regularmente e a execução manutenção preventiva para evitar que o problema só seja identificado após uma falha, “O sucesso no setor de laticínios depende de um equilíbrio entre um posicionamento eficaz no mercado e a adesão a práticas higiênico-sanitárias rigorosas”, afirmou Livia.

Por Publicado em: 10 de maio de 20240 Comentários