Mídias OOH (Out of home) ganham força nos supermercados
Tecnologia de OOH tem contribuído para a evolução do conceito e ajuda na apuração do impacto das mídias
Nos últimos meses tem crescido a procura por um dos grandes destaques do varejo brasileiro, as mídias Out Of Home (OOH), definido como um conjunto de mensagens e ações publicitárias feitas para serem vistas fora da casa do consumidor. As Mídias OOH, presentes nos supermercados e que possibilitam uma inovação tecnológica chamativa para o consumidor, além de garantir a monetização desse tipo de propaganda podem fortalecer o branding da marca, trazendo novas experiências e informando o cliente sobre novos produtos e serviços.
Com as novas tecnologias disponíveis, o conceito OOH passa a agregar novos recursos que facilitam a interatividade e o engajamento com o público, métricas fundamentais para as marcas que investem em publicidade no varejo. “Hoje, podemos impactar os clientes de uma loja do Carrefour, por exemplo, considerando quais são os produtos mais vendidos em uma determinada loja, em um dia específico da semana e em uma faixa horária particular. Isso torna as campanhas mais rentáveis, assertivas e eficientes”, afirmou Sivia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux.
Segundo a agência, a evolução do OOH acontece devido ao uso de mídia programática, aos avanços dos sistemas de integração com a inteligência artificial e, principalmente, ao crescimento do retail media, considerado uma das formas de mídias mais modernas do Out Of Home. “As mídias OOH permitem impactar os clientes ao longo de toda a jornada na loja, incluindo o momento decisivo da compra. Além disso, podem ampliar a receita com a venda de espaços publicitários nas lojas físicas e também permitem coletar dados sobre os hábitos de consumo, produtos mais vendidos ou com potencial de venda, com mensagens personalizadas por horário, dias da semana e localização”, explica Silvia.
Entretanto, as mídias OOH não são uma novidade no varejo. Segundo Roberto Sá Filho, da ESPM, o retorno dessa forma de publicidade cresceu devido à necessidade de procurar novas receitas no varejo. “A análise de dados de geolocalização vai rastrear o fluxo de pessoas nas áreas dos anúncios e correlacionar com visitas às lojas. Códigos QR ou URLs nos anúncios facilitam o rastreamento direto das interações dos consumidores. Pesquisas de marca fornecem insights sobre o impacto da campanha e a comparação dos dados de vendas antes e depois da campanha também traz uma visão clara do retorno sobre o investimento (ROI)”, afirmou.
Com a mídia OOH é possível não apenas monetizar uma nova receita, mas fortalecer o branding da marca e a relação tanto com a indústria quanto com o consumidor. “São formatos que contribuem significativamente para a construção e fortalecimento da imagem da marca. Impactam positivamente as vendas no varejo supermercadista ao atrair consumidores para as lojas”, completa.
Mídias OOH atreladas ao Retail Midia, já pensou em apostar nessa interação?