Inteligência Artificial pode ajudar supermercados na Black Friday
Redes de supermercados podem otimizar suas estratégias com retail media e outras armas com alto poder de exposição
Uma pesquisa da IBEVAR, mostra uma forte tendência para os próximos anos no varejo. Em meio ao crescimento das redes de atacarejo, os supermercados precisarão se reinventar nesse período, e na visão do professor, Claudio Flisoni de Angelo, da FIA Business School, uma soma de fatores pode trazer para mais perto do centro das discussões o uso da inteligência artificial e do retail media.
Na avaliação trazida pela IBEVAR, o cenário varejista para 2024 traz a expansão do conceito ‘atacarejo’ mas em contrapartida, os supermercados passarão por uma remodelagem em seu formato, otimizando o espaço e oferecendo outros serviços para elevar o nível do Customer Experience da marca.
“Os hipermercados perderam espaço para as lojas de proximidade e, por outro lado, de modo geral, trata-se de uma operação com custos mais elevados. Os atacarejos assumiram o perfil de operações centradas em redução de custos e passaram a ocupar o espaço dos hipermercados. Muitos deles, inclusive, foram convertidos em modelos de atacarejos”, avalia Claudio Felisoni, que também é presidente da IBEVAR.
Algumas marcas no Rio de Janeiro como o Zona Sul, Supermarket e Prezunic, vem pensando em uma nova forma de se apresentar aos consumidores, apostando em espaços mais compactos e intimistas, além da gama de serviços que esses estabelecimentos podem oferecer.
“No varejo, de tempos em tempos, precisamos ajustar o modelo de loja e sua operação para um novo contexto do consumidor e do mercado. O interessante disso é que abre espaço para novas propostas de mix de produtos, espaço físico de loja, preço e proximidade”, afirma o professor do Núcleo de Varejo da ESPM, Artur Motta.
Seguindo a tendência do uso da Inteligência Artificial, a rede de supermercados Mundial apostou em seu uso durante a Black Friday de 2021, mirando a fidelização dos clientes focado em oferecer soluções criativas. Assim, o programa Meu Mundial usa da Inteligência Artificial para personalizar ofertas de acordo com o perfil de cada cliente, aproximando o público da marca por meio de seu Customer Experience. Segundo dados do próprio Mundial, cerca de mais de 2 milhões de clientes foram cadastrados.
“A entrada do Supermercados Mundial na era da inteligência artificial não é apenas uma mudança técnica, mas uma transformação completa na forma como os clientes interagem com o supermercado. Com a implementação da IA nos processos, especialmente por meio do programa “Meu Mundial”, conseguimos detectar a personalidade, hábitos e preferências dos nossos clientes. Analisamos o comportamento de cada um e conseguimos proporcionar ofertas que tenham sinergia com o que ele procura”, explica Ana Carolina Diniz, coordenadora de CRM da marca.