Indústria e supermercadistas em total sinergia! Com Hortência Marcari fechando o dia, o Seminário Super Negócios apresentou tendências importantes para o setor
O evento reuniu, na agenda de painéis, encontros entre executivos e empresários da indústria de alimentos e do varejo, além de grandes nomes do mercado nacional
A valorização da experiência do usuário no canal de venda, a importância do trabalho conjunto entre indústria e varejo e o potencial de dados e do retail media foram alguns dos principais tópicos abordados no Seminário Super Negócios, promovido pela ASSERJ nesta quarta-feira (2/10), na Cidade das Artes, Barra da Tijuca.
Na abertura do evento, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, destacou que estamos na era da experiência e a necessidade de um trabalho conjunto dos dois segmentos – indústria e varejo – para atrair e manter o consumidor. “Acabou a era do consumidor ir às nossas lojas por necessidade. Agora, quem quiser subsistir, quem quiser sobreviver, terá que atrair o consumidor pela sua vontade. E isso não é possível se não fizermos a quatro mãos”, alertou o executivo.
AS PALESTRAS
SCANNTECH
A Scanntech apresentou dados importantes para o setor varejista, como o aumento do volume de vendas da cesta dos perecíveis ter alcançado o resultado de 6,1% no período de janeiro a agosto de 2024. O cenário positivo da categoria foi puxado pelo setor de FLV que ficou com uma fatia de 4,9%, representando a força do segmento de “cesta saudável”. Sobre esse tema, Thomaz Machado, CEO da Scanntech, afirmou que “dentro da categoria de perecíveis, o FLV se destacou com 29% de contribuição no crescimento e 37% de participação no volume de vendas”, um resultado impressionante passado o período de regulação do setor.
AMBEV
O gerente de trade da AMBEV no Rio de Janeiro, Lucas Bottino, apresentou um case de sucesso da gigante brasileira de bebidas no seminário Super Negócios. O executivo ressaltou a importância de coletar dados cruciais no “chão de loja” e convertê-los em estratégias assertivas para capturar todos os públicos com o volume de vendas. “Atualmente, o fator que define o sucesso das vendas é entender o hábito de consumo dos diversos públicos do supermercado. Por exemplo, precisamos mapear como o brahmeiro da década de 1990 está se comportando nos dias de hoje. O que ele está comprando, como está bebendo? O que está bebendo?”, explicou.
NESTLÉ
A Nestlé, que foi eleita a primeira empresa em relacionamento com o varejo, destacou a prática de JVC (Joint Value Creation), que agrega valor na parceria com os supermercados. O gerente executivo de trade marketing, Eduardo Correa, apresentou várias iniciativas da empresa nesse sentido e destacou a importância de ouvir o cliente. “Temos um grupo de pessoas 60 + que participam de promoções dos produtos Nestlé nas lojas. Eles são ótimos. Me trazem retorno de como as promoções estão sendo recebidas pelo consumidor. E isso é muito importante: saber a opinião do cliente”, ressaltou Correa.
CARREFOUR
A diretora de inteligência comercial do Carrefour Brasil, Andreia Pinto, instigou o público do seminário Super Negócios a ser mais estratégico na montagem das suas categorias de vendas, priorizando sempre os itens que trazem mais rentabilidade para o negócio. “A minha recomendação é que os supermercados invistam até 5% das categorias em marcas líderes de mercado e organizem as suas gôndolas para isso. Leve o comprador no chão de loja, só assim ele irá entender a importância da venda do produto que ele mesmo comprou”, afirmou.
HORTIFRUTI
O CEO do Hortifruti Natural da Terra, Paulo Drago, foi o convidado para conversar com a mediadora, Walquyria Majeveski, Consultora de Varejo da ASSERJ, e dar insights valiosos sobre as estratégias para compras. Paulo, que é um dos executivos mais bem sucedidos do setor supermercadista do Rio de Janeiro, explicou que o comprador de sucesso precisa entender que em uma negociação com a indústria é essencial estar bem-informado, “Se você tem dados e forma suas opiniões com base neles, e não em impressões, você ganha muito mais força em uma negociação com a indústria”, afirmou.
PANCO
Luiz Otávio Costa, gerente executivo da Panco, falou do crescimento do mercado de pães artesanais e panetones, além da representatividade da empresa no mercado. Costa levou para o seminário uma equipe de vendas com o objetivo de ampliar a participação no mercado fluminense. Ele lamentou que, apesar de ser uma empresa líder no segmento, a Panco não consegue espaços maiores nas gôndolas, principalmente para esses produtos que estão crescendo no mercado. “O consumidor está mais indulgente”, destacou. Com relação aos panetones, Luiz Otávio mostrou que a demanda tem crescido e eles têm identificado um aumento na procura de embalagens menores. O executivo apresentou os lançamentos da Panco para esse ano.
RETAIL MEDIA
O seminário Super Negócios recebeu um painel dedicado ao retail media conduzido por Cristiane Leal, consultora do tema, e que conversou com Flávio Pires, gerente executivo da Nestlé, Eduardo Correia, gerente de trade marketing da Nestlé e Wlauber Manhães, gerente de marketing do Princesa. A conversa abordou diversas visões sobre esse conceito que tem crescido nos últimos anos e que envolve o varejo e a indústria.
Cristiane exaltou o tema e a importância para gerar receita no varejo, “embora ele seja um tema de uma complexidade muito grande e permite muitas estratégias interessantes para monetização”, afirmou. Em seguida, Flávio Pires explicou que, para a Nestlé, assim como para a indústria, o retail media é mais uma ponte para unir o consumidor com a marca. “Estamos muito mais conectados do que antes, e a chegada do retail media permite que nós possamos nos conectar com públicos que antes estavam mais afastados”, comentou.
Essa visão também foi usada por Eduardo Correia, que ressaltou a importância da atuação conjunta do trade e do comercial. “É preciso que ambos os setores se entendam e passem a trabalhar com a mesma sinergia”, disse. No fim, Wlauber Manhães afirmou que para abordar o retail media com sucesso é preciso “pensar fora da caixa, pegar os dados e utilizar as ferramentas tecnológicas que existem. Sobretudo, é importante não ficar parado quanto a esse tema, porque ele é o futuro do varejo”, afirmou.
CREMER
Líder no Brasil na venda de lenços umedecidos, com a linha Piquitucho, a Cremer tem investido na categoria trocador. André Luiz, gerente divisional de vendas, apresentou os lançamentos da empresa, como fraldas descartáveis, linha toalete e lenços umedecidos para recém-nascidos, feito 99% com água. Ele contou que a empresa está para inaugurar uma nova sede, que será a maior da América Latina. André Luiz também mostrou dados do desempenho da empresa e identificou o mercado fluminense com grande potencial de crescimento.
BNEX
A apresentação de Eduardo Donoso, Head de Marketing da BNEX, mostrou os benefícios de saber aproveitar todas as oportunidades que o cadastro de clientes pode oferecer. Usando exemplos de empresas que atuam no mercado nacional, o executivo destacou crescimentos de até 80% no faturamento depois da implantação de medidas como retail media, novos serviços, cartão de crédito próprio, entre outros. Donoso deu dicas para a elaboração de aplicativos, e-commerce e outras estratégias de monetização do cliente. Ele deixou um alerta: com o perfil da população mudando – principalmente diminuindo e envelhecendo, ao mesmo tempo em que a concorrência tem crescido, é preciso agir.
HORTÊNCIA
O evento foi encerrado com a palestra realizada pela medalhista olímpica dos Jogos de Atlanta 1996, Hortência Marcari, que traçou o caminho da sua carreira desde a cidade de Potirendaba, no interior de São Paulo até o estrelato. “Algumas pessoas me perguntam, ‘Hortência como você se sente ao ser reconhecida como rainha?’ Eu não me sinto como rainha, mas eu reconheço a minha dedicação em chegar aqui e em respeito a quem sempre torceu por mim, eu me cuido, me dedico e busco ser o melhor exemplo possível para as futuras meninas”, afirmou. Ao final, Hortência respondeu perguntas dos fãs que assistiram a sua palestra e sorteou 5 bolas de basquete autografadas. Claro, a noite acabou sob calorosos e longos aplausos, fechando a 4ª edição do seminário com uma cesta de três pontos!
Acompanhe as nossas publicações ao longo dos dias, pois vamos desdobrar todas as pautas debatidas nessa importante tarde para o setor fluminense.