Índice de ruptura da Neogrid destaca produtos matinais em ranking, confira quais

Ruptura
Produtos típicos do café da manhã estiveram no topo do ranking que mede a variação de ruptura em supermercados

O Índice de Ruptura da Neogrid apontou que manteiga, ovos e leite foram os produtos de maior destaque dentro dos supermercados brasileiros no mês de junho. Apesar dessa variação, o índice geral de ruptura anual demonstrou seguir estável no último mês, tendo apenas um leve crescimento de 0,1% em comparação a maio.

No ranking, as maiores elevações pertenceram a: ovos de 16,6% para 17,1%; leite de 11% para 14,8%; manteiga de 8,1% para 10,5%, arroz de 9,7% para 10,2% e café de 8,8% para 9,9%. O índice constatou que produtos tradicionais do café da manhã resumidos em “cesta matinal” puxaram a fila dos produtos com maiores registros de variações.

O aumento da ruptura do ovo, item bastante presente na mesa do café da manhã do brasileiro, contrasta com a queda na ruptura observada durante os primeiros meses deste ano. O item iniciou 2024 com 20,6% de indisponibilidade nas gôndolas, caiu para 16,6% em maio e voltou a crescer em junho, ao alcançar 17,1%.

Uma das justificativas encontradas para o aumento da ruptura de produtos lácteos nos supermercados foi a subida no preço do litro do leite, algo que reflete em toda a cadeia de produção. “A alta do preço do leite deve-se à redução da produção no campo, resultando em aumento de valor para o consumidor na gôndola e refletindo, consequentemente, em toda a cadeia de derivados, como a manteiga”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid.

Um outro destaque do ranking foi o café continuar subindo no índice, segundo Luiza Zacharias, head de insights da Neogrid, a oferta internacional de café está em queda, o que estimula a exportação do grão brasileiro e que traz novas perspectivas sobre o preço no varejo interno, “A atual redução da oferta internacional de café aliada à alta do dólar estimula a exportação, tornando mais atrativo para o produtor interno vender para o mercado internacional, reduzindo ainda mais a oferta para o varejo brasileiro”, afirmou.

Reflexo das chuvas no Sul

Além dos produtos tradicionais do café da manhã, o arroz figurou entre os itens com maior índice de ruptura em junho. Em maio, no pico do estresse causado pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a ruptura disparou de 7,6% para 9,7%, e em junho chegou em 10,2%.

O preço do arroz também sofreu alteração negativa nesse período, o item segue em alta praticamente ininterrupta durante os últimos 12 meses. O produto teve uma alta em seu valor de 38,4%, “A alta se manteve principalmente devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que geraram desafios no abastecimento devido às dificuldades no escoamento da produção, apesar de grande parte da safra já ter sido colhida”, completou Luiza.

De olho nessas movimentações, você está tomando as providências necessárias para evitar as rupturas dos produtos citados acima?

Por Publicado em: 29 de julho de 20240 Comentários