Guia para o sucesso com Genival Beserra. Saiba como foi o evento que reuniu grandes nomes do varejo
Nesta sexta-feira (11), o evento “GPS – Guia para o Sucesso”, concebido por Genival Beserra, expoente do varejo supermercadista fluminense e presidente do Conselho Diretor da ASSERJ, provocou profundas reflexões sobre gestão de pessoas, negócios, liderança e conquistas pessoais. Realizada no Corporate Barra, a jornada de aprendizado e troca de experiências apresentou insights poderosos e estratégias eficazes para se destacar no setor de supermercados.A abertura contou com as boas-vindas de Juan Medeiros, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis e Baixada Fluminense (ACENIL), que apresentou as oportunidades que atitudes empreendedoras oferecem.
O anfitrião do evento foi tema do primeiro painel, que contou com as presenças do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, da ex-CEO e cofundadora do Prezunic, Andreia Cunha, e de Nelson Sendas, sócio da Sendas Participações. Os empresários compartilharam suas experiências no varejo supermercadista e o impacto que Beserra teve em suas trajetórias profissionais.
Genival Beserra ressaltou a importância do desenvolvimento de uma cultura organizacional nos supermercados e da preocupação com as pessoas, com os colaboradores que devem ser estimulados a ascender na carreira. “Sem o apoio da minha esposa, das minhas equipes e dos meus parceiros, não teria chegado aqui”, disse o profissional com 55 anos de varejo.
Fábio Queiróz expressou o prazer imenso de dividir a bancada com Nelson Sendas e Andreia Cunha. Ele recordou a trajetória profissional de Andréia: “filha do grande Joaquim Cunha, nosso patrão, uma mulher empreendedora, que criou uma história própria fundando a Déli e Delícia, e depois atuou no varejo supermercadista, mercado predominantemente maculino, com muito empenho e sucesso. Foi uma das primeiras palestrantes da Super Rio”. Fábio Queiroz disse que, na época, nunca tinha organizado nem festa de aniversário, mas encarou o desafio e hoje realiza o evento de varejo supermercadista mais relevante do calendário oficial do Rio, a SRE Trade Show, que envolve a Convenção das Américas de Supermercados.
Depois de compartilhar sua trajetória até a presidência da ASSERJ, que teve o apoio de Genival Beserra, Queiróz falou sobre a transformação do setor com o uso da tecnologia e citou o exemplo do self checkout, que muitos duvidavam que emplacasse e hoje está presente em boa parte das lojas do Rio, da Baixada Fluminense e de outras regiões do estado.
“Isso diz muito para nós e, ao mesmo tempo em que facilita, também nos dá outras responsabilidades. A imersão de tecnologia e inovação dentro das nossas lojas faz com que a experiência do cliente seja cada vez melhor. Queremos que ele vá às nossas lojas por vontade e não apenas por necessidade. Eu hoje sou o primeiro vice-presidente da Associação das Américas e vou aos Estados Unidos, Canadá, Bolívia, Venezuela e Europa também e posso dizer que nossos supermercados não devem nada aos lá de fora”, elogiou.
O painel sobre marketing contou com a participação de Gustavo Ralha e Bryan Clem, da Twelve Marketing, e Luan Caldeira, da Heineken, que compartilhou o sucesso da cerveja preferida dos cariocas (segundo pesquisa da Veja Rio) com a ação no Rock in Rio 2024. Também foram abordadas as mais recentes tendências e estratégias eficazes para se destacar em um mercado competitivo como o de bebidas.
Na sequência, o painel “Estratégias e Tendências de Mercado” reuniu o presidente da ABRASEL Rio (Associação de Bares e Restaurantes do Rio), Pedro Hermeto, o supervisor comercial da Rio Quality, Paulo Henrique Marinho, e Umberto Papera Filho, da Wings Company, que apresentaram as dinâmicas do mercado e melhores práticas para garantir a relevância e o crescimento nos negócios.
Fechando a jornada de conhecimento, Genival Beserra narrou sua inspiradora jornada de sucesso e superação no mundo corporativo. Mais uma vez, ele falou sobre a importância de cuidar das pessoas e dar protagonismo a elas. A história motivou o público e instigou os participantes a repensarem seus próprios caminhos.
A cobertura também está nas nossas redes sociais https://www.instagram.com/fabioqueiroz.asserj/ e https://www.instagram.com/asserjsupermercados/