Graca.jpg

ASSERJ debate renovação do REPA (SIM-RIO) no Conselho de Alimento Seguro

29/07/2025 • Last updated 4 Months

Graca.jpg

Na tarde desta terça-feira, 29 de junho, a ASSERJ realizou mais uma edição do Conselho de Alimento Seguro, reafirmando seu compromisso com a segurança alimentar no varejo supermercadista. O encontro, realizado no formato on-line, foi mediado por Flávio Graça, consultor técnico de Alimento Seguro da associação.

O tema central da reunião foi a Renovação do REPA (Registro de Estabelecimentos e Produtos de Origem Animal), vinculado ao SIM-RIO (Serviço de Inspeção Municipal). Para orientar os associados sobre o processo e esclarecer dúvidas técnicas e legais, participaram como convidados especiais a Dra. Júlia Rodrigues, coordenadora do SIM-RIO, e o Dr. Fábio Gregório, subcoordenador do órgão.

Durante o encontro, foram abordados os critérios exigidos para a renovação do registro, os avanços obtidos pelo SIM-RIO nos últimos anos e as responsabilidades dos estabelecimentos comerciais no cumprimento das normas sanitárias municipais. A participação ativa dos associados contribuiu para um debate técnico e alinhado com as boas práticas do setor.

Na ocasião, Flávio Graça alertou que a chamada “circular SIM Vigilância Sanitária” não isenta os supermercadistas da fiscalização. Ele destacou que muitas lojas de redes menores enfrentam dificuldades para atender aos padrões exigidos, principalmente devido a plantas arquitetônicas antigas que não estão em conformidade com as normas atuais. “Alguns acabam replicando erros estruturais, mas é possível se adequar. A adequação é um desafio, mas também uma oportunidade de melhoria contínua”, explicou o consultor.

A Dra. Júlia Rodrigues reforçou que os supermercadistas que tiverem dúvidas sobre o processo devem procurar diretamente a Secretaria responsável, que está à disposição para orientar sobre cada etapa da renovação do SIM e adesão ao REPA. “Nosso objetivo é garantir segurança sanitária e facilitar o acesso à regularização. Todos serão bem atendidos”, garantiu.

Flávio Graça também pontuou um dos principais desafios da manutenção do REPA nas lojas: a alta rotatividade dos colaboradores. Isso compromete a continuidade dos processos, mas, segundo ele, a ASSERJ está sempre atenta e oferece capacitações constantes.

“A ASSERJ mantém uma agenda contínua de cursos gratuitos para associados. Um exemplo é o curso de Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação, que já está com inscrições abertas”, anunciou.

O consultor lembrou ainda que, embora as regras gerais sejam públicas e bem definidas, cada rede pode — e deve — adotar normas internas mais rígidas, com o objetivo de elevar ainda mais os padrões de qualidade e segurança alimentar. "Como são os caso de uso de barba, luvas e cílios postiços, por exemplo."

Visita de Orientação: prevenção antes da fiscalização - Flávio Graça também destacou a importância da Visita de Orientação, uma iniciativa da ASSERJ com o intuito de prevenir e orientar os associados quanto a autuações e multas dos órgãos fiscalizadores – como Vigilância Sanitária, Procon e Ministério da Agricultura.

"O profissional responsável analisa as conformidades com a Legislação Sanitária e emite um relatório técnico que é disponibilizado ao associado. A proposta é promover a regularização voluntária e contínua dos estabelecimentos, reduzindo riscos e fortalecendo a segurança alimentar no setor", explicou.

Escola ASSERJ: capacitação que transforma

A Escola ASSERJ segue com uma programação especial voltada à qualificação dos profissionais do varejo supermercadista. Quer aprimorar seus conhecimentos e se destacar no mercado? Garanta sua vaga no curso gratuito: Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação.

VEJA A AGENDA COMPLETA e inscreva-se!

  • no-related-news