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Associado da ASSERJ, Luis Jairo Jr, explicou como a inteligência artificial pode mudar o varejo
Painel do Conecta Varejo lotou para apresentar o tamanho que IA terá no mercado varejista no futuro "O varejo precisa entender o uso da inteligência artificial", com essa fala, o Head de T.I do Supermarket, Luis Jairo Jr, abriu um dos painéis mais aguardados no quarto e último dia do Conecta Varejo | Rio Innovation Week 2024, abordando o uso da IA no varejo. O executivo esteve ao lado de Alaor Garcia, gerente comercial da Nvidia, Allan Miranda, Fundador e CEO da PX.DATA e Juedir Teixeira, presidente do conselho de varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro. "O grande problema que temos hoje em dia são os silos de informação, essas ilhas que acontecem nos times que não são integrados e ai joga sobrecarga em cima do cara que precisa ficar alimentando planilhas de dados", afirmou Allan Miranda, ao explicar que o uso da inteligência artificial permite que as pessoas otimizem o colhimento de informações sensíveis garantindo assertividade nos números e a segurança dos dados. Na prática, o uso das IAs generativas podem "digitalizar o elemento humano das tarefas que podem ser delegadas", permitindo que se crie times de inteligência artificial para a realização de tarefas mais fáceis, por exemplo, treinar uma equipe de IAs para o primeiro atendimento ao cliente dos aplicativos de supermercados, retirando o colaborador dessa função. Segundo Juedir Teixeira, o varejo supermercadista pode ter sua produtividade máxima com o uso de inteligência artificial na gestão de categoria. "Com a IA, identificamos que os principais consumidores de fralda pequena gostavam de comprar cervejas em uma mesma ida ao supermercado. Depois, o consumidor da fralda média, mudou os demais produtos, e o da fralda grande também. Ou seja, com esse insights tirados da IA, colocamos cervejas próximas do corredor de fraldas, e impactamos positivamente as vendas", disse. "Então quando eu vejo informações sensíveis através de um analytics, precisamos seguir três pilares: dados, ferramentas de inteligência artificial e o terceiro componente muito importante que são as pessoas que saibam fazer", afirmou Alaor Garcia. O executivo da NVIDIA bateu na tecla de que é necessário entender o negócio, onde é mais necessário otimizar os resultados para depois conseguir pegar a melhor resposta. Segurança dos dados Um dos grandes motivos para a desistência de varejistas em entender o mundo da inteligência artificial é a questão da segurança, principalmente, com o uso do ChatGPT, "Não se deve entregar dados sensíveis ao ChatGPT. É como entregar o ouro para o bandido", pontuou Luis Jairo. O executivo explicou sobre a necessidade de entender que a inteligência artificial generativa da OpenIA e outros modelos parecidos, são compostos por um grande banco de dados generalista que mantém e armazena todas as informações como respostas públicas aos seus usuários. Em conversa exclusiva com a ASSERJ, na saída do palco, Luis Jairo comentou que a questão da segurança ainda é um entrave para os supermercados, "É claro que existe essa desconfiança. A principal marca do setor é o negócio familiar, é ela ter funcionários da família do dono nos cargos de confiança, então é normal ter insegurança com algo que foge do que você conhece. Mas acredito que isso vai mudar com o tempo. Já estamos avançando muito rápido nessa questão", comentou o Head de T.I. do Supermarket.
16/08/2024
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Conecta
Shark Tank no Conecta Varejo | Rio Innovation Week; Saiba como foi
O cofundador do Rio Innovation Week e presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, e Camila Farani, presidente da G2 Capital, realizam Shark Tank no palco do Conecta Varejo com empreendedores da plateia A palestra Novas Perspectivas do Empreendedorismo com Fábio Queiróz e Camila Farani transformou o palco do Conecta Varejo numa edição do Shark Tank Brasil. O famoso reality de empreendedorismo no país, que oferece a quem participa a oportunidade de lançar ideias de negócios, produtos e/ou serviços para grandes investidores, os sharks (tubarões), na tentativa de conseguir aportes financeiros. Surpreendendo a todos, Camila Farani chamou dois empresários ao palco para apresentarem pitchs de um minuto simulando o programa. Marcelo Gomes falou sobre sua empresa de reciclagem de resíduos, a Recycle Din, e Fernanda Carvalho, CEO da Balloonito, de decoração com balões. A dinâmica agradou ao público que queria mais, e o presidente Fábio Queiróz anunciou a realização de um Shark Tank na próxima edição do Conecta Varejo| Rio Innovation Week, em 2025. Na palestra, houve grande participação do público com perguntas sobre autenticidade versus superexposição nas redes sociais. Camila Farani respondeu afirmando que “eu procuro sempre ser muito autêntica naquilo que eu falo, então eu vocês nunca vão ouvir da minha boca que empreender é e que você vai ganhar dinheiro”. A especialista concorda que “existe uma linha muito tênue entre ser autêntico e ser ridículo, por isso, escolha o seu tom em primeiro lugar. Segundo: fale sobre problemas da sua persona ou da sua audiência, isso vai trazer atenção para o seu perfil. Terceiro: use fontes confiáveis e quarto, seja feliz no processo”, ensinou. Já o presidente da ASSERJ respondeu sobre a expansão do varejo supermercadista com a abertura de novas lojas e o apoio aos pequenos negócios do setor: “O fato de estarmos abrindo mais lojas é verdadeiro, no entanto, me preocupa um pouco - e aí já entrando na resposta de estratégia - o pequeno comerciante. As médias e grandes redes estão em expansão porque o nosso setor está muito bem organizado e foi essencial durante a pandemia, mas a nossa operação é muito dura e complexa. Chegamos a ter 15 mil itens nas nossas lojas, um fluxo de caixa insano, produtos que nascem e perecem em 24 horas nos nossos estabelecimentos”, afirmou. Para os pequenos comerciantes, a dica é buscar diferenciação seja pelo atendimento ao cliente ou com ações de trade em parceria com a indústria. “A estratégia da ASSERJ é voltada para fortalecer esse grupo de empresários com suporte jurídico e de gestão para que eles prosperem”, completou. Para quem está empregado e pensa em empreender, Camila Farani recomenda: “Faça uma reserva financeira equivalente a todos os seus gastos durante 18 meses para não se decepcionar”.
16/08/2024
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Conecta
Último dia do Conecta Varejo desafia empreendedores
O último dia do Conecta Varejo, realizado nesta sexta-feira (16/08), durante a Rio Innovation Week, se transformou em palco do Shark Tank Brasil, com direito a pitch e premiação com mentorias. Também foram abordadas a capacidade de vendas do Tik Tok e a luta contra o rascimo. O “Conecta Varejo Grupo Boticário - Rio Innovation Week” foi oferecido pela Asserj e pela Base Eventos e patrocinado, pela primeira vez, pelo Grupo Boticário. O cofundador da Rio Innovation Week e presidente da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, destacou que o RIW movimenta o turismo de negócios no estado e destacou os propósitos da conferência. “O nosso propósito com o Rio Innovation Week é desenvolver ideias e gerar relacionamentos. Levar conhecimento para a sociedade”, disse. A primeira palestra desta sexta-feira teve a presença das influenciadoras Letícia Munniz e Luana Xavier, que contaram suas experiências e deram dicas na palestra "Como alavancar suas redes sociais com propósito - Oferecimento Mynd". Elas acreditam que o mercado está aberto para pequenos, micros e até nanos influenciadores. Se você fala sobre o que entende, você tem engajamento e fala direto com seus seguidores. Letícia, que se posiciona contra a gordofobia e estimula as mulheres a assumirem seus corpos, destacou que os influenciadores precisam ser autênticos e espontâneos, mas ressaltou que tem que ser com consciência, responsabilidade. "Temos que construir uma narrativa que acrescente, que ajude as pessoas. É muito importante não fazer conteúdos vazios que depois precisam ser apagados por serem inadequados", orientou Letícia. Luana, que milita contra o racismo, já foi convidada para uma campanha de absorvente higiênico e precisou alertar os contratantes que ela tinha sido montada com ilustrações de modelos brancas. "Eu nem tinha fechado o contrato, fiquei insegura, mas eles mudaram tudo e até buscaram uma ginecologista negra para a campanha. É, no cadastro da empresa não tinha ginecologista negra...", contou. Durante a palestra, Luana também deu dicas para o público alertando sobre a importância de ser fiel a aquilo que se acredita e de cumprir as promessas. "Tenho um quadro, o "Contém Ironia" que é semanal. Prometi para os meus seguidores que esse conteúdo vai entrar sempre em um determinado dia da semana, então, não posso deixar para fazer um conteúdo na véspera, tenho que deixar planejado com antecedência. É muito importante respeitar o compromisso com as pessoas que dedicam um tempo do dia delas para nos acompanhar", destacou. Às 11h, o diretor-executivo do Instituto Paulo Preto e BRECHA hub, Raull Santiago e o presidente global da Central Única das Favelas, Preto Zezé, subiram ao palco para o painel “Oportunidade para pessoas pretas no mercado digital X Marcas com ações afirmativas”. Preto Zezé destacou que as favelas do Brasil seriam o terceiro estado do país, com mais gente do que o Rio Grande do Sul, cerca de 20 milhões de pessoas, e com R$ 212 bilhões em poder de consumo. "As empresas terão que pensar duas vezes antes de falar sobre seus serviços, suas marcas e seus produtos, sem falar diretamente com a gente. Então, acho que esse ambiente vai ser favorável para a gente convencer nossos pares, nossos movimentos, parando de lutar para ficar ali no cantinho", afirmou. No bate-papo, Preto ressaltou que as pessoas pretas não querem que as empresas peguem carona na agenda. "Nós não vamos nos contentar só de estar dentro daquela letrinha ESG, não vamos nos contentar de estar naquela cadeirinha solitária, naquela salinha com o computador com a internet lenta, no celular sem crédito, que diz assim: 'Aqui é a secretaria do negro nesse partido'. Não vamos nos contentar com isso, estamos lutando por divisão de riqueza e poder. Você tem que segurar a sua agenda, a sua verdade", declarou. Sobre as oportunidades digitais, Santiago deixou um recado importante: "A primeira coisa que reconhece a gente no campo da tecnologia do digital é o reconhecimento facial para dizer que a gente está errado, para forjar a gente, para impossibilitar nosso acesso em processos diversos. Então, se proteger, se fortalecer entre nós é uma das ferramentas centrais de mudanças que a gente pode utilizar", enfatizou. Às 14h, o espaço Conecta Varejo virou palco do reality show Shark Tank Brasil. Camila Farani, conhecida pela participação no programa e presidente da boutique de investimento G2 Capital, ao lado de Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, apresentaram o painel "Novas perspectivas do empreendedorismo". Queiroz ressaltou que se pudesse resumir o evento numa frase seria: "Eu diria a harmonização entre a ciência e a humanidade, porque a gente está discutindo muito forte o ser humano por trás da máquina, o ser humano alimentando a máquina com os seus padrões, as questões éticas por trás do uso da tecnologia e a espiritualidade", declarou. Para Camila, você pode falar que tem o melhor aplicativo do mundo, mas, no final das contas, se não entender que ali é um processo de venda de um humano para um outro humano, você se perde. “Quando a gente decidiu nesse ano falar muito de humanização e inteligência artificial, foi justamente para mostrar que por trás tem que ser humano", ressaltou. O ponto alto do painel foi no momento que o palco do Conecta virou um verdadeiro reality show Shark Tank Brasil. Os empreendedores Renato Gomes dos Santos, criador de uma cleantech, e Fernanda Carvalho, criadora de um infoproduto que ensina a fazer balões personalizados, tiveram um minuto para apresentarem seus negócios, o pitch de vendas, para os "tubarões" Fábio Queiroz e Camila Farani. Os dois ganharam uma mentoria da presidente da G2 Capital, mas quem pode ganhar muito mais é o público. "Estou pensando em já trazer o Shark Tank aqui para o Rio Innovation Week no próximo ano", prometeu Queiroz. Durante a palestra "TikTok Creators Economy Impactos e Oportunidades no negócio", a diretora do TIKTOK, Fernanda Raphaelli mostrou que a plataforma não é apenas um instrumento de entretenimento, mas de informação e recomendação também. "O criador de conteúdo no TIKTOK tem muita credibilidade. Fizemos um levantamento com os seguidores e três em quatro pessoas disseram acreditar nos conteúdos publicados e uma a cada duas afirmou que confiam nas marcas recomendas pelos criadores de conteúdo", informou a executiva. Fernanda mostrou que a plataforma, que tem 344 bilhões de visualizações de vídeos por mês, identificou oportunidades para os pequenos creators. "Aproximadamente 70% das agências de marketing preferem investir em pequenos creators. Eles falam direto com o público. Essa interação dá credibilidade e, consequentemente, confiança. Nossos números indicam que 66% das pessoas da plataforma já visitaram ou comparam um produto a partir de uma recomendação de um creator. O jornalista e creator do segmento esportivo, Daniel Braune e Elifas de Vagas, fundador da Kreativ, também participaram da apresentação. Braune destacou que a simplicidade da linguagem e a liberdade da plataforma é o que a torna atraente e passa tanta confiança para os seguidores. "Antes falavam que devemos dizer o que o público gosta, mas, na verdade, você tem que fazer o que o seu público espera de você. Tem que entender do que ele gosta, o que você faz bem, e fazer o que você sabe como o público gosta", concluiu
16/08/2024
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Associados em foco
Dom Atacadista inaugura primeira unidade em Mesquita
Dando sequência ao seu plano de expansão, o Dom Atacadista, uma das mais importantes redes do segmento de atacado e varejo no Estado e do país, atualmente com 19 unidades, inaugura a primeira unidade em Mesquita, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A filial, primeira da rede com Açougue Tendal, está localizada na Rodovia Presidente Dutra 10201B, Indústrial. Com uma área de vendas generosa, abrangendo 6000 m², conta com 26 checkouts, proporcionando aos clientes uma experiência de compra eficiente e ágil. O amplo estacionamento, composto por 400 vagas, oferece conveniência desde a chegada. Esta nova operação gera mais de 300 empregos, entre colaboradores diretos e indiretos garantindo conforto, segurança e bom atendimento aos clientes, características marcantes da rede. Para marcar a inauguração, o Dom Atacadista preparou ofertas exclusivas em diversos setores, desde alimentos frescos até produtos de higiene e limpeza, além de 10 ações exclusivas com troca de brindes e degustações. O diretor geral do Dom Atacadista, Caio Lira, em entrevista excluiva para a ASSERJ, afirmou que a empresa está orgulhosa de inaugurar mais uma loja. “A 20ª unidade representa um marco significativo em nossa estratégia de expansão. Ampliamos nossa presença no mercado varejista e reafirmamos nossa dedicação em gerar empregos, contribuir para o desenvolvimento econômico local e proporcionar uma experiência de compra ainda mais conveniente e acessível, oferecendo produtos de qualidade a preços competitivos. Continuaremos trabalhando para fortalecer essa relação de confiança e proporcionar o melhor para a comunidade". O Dom Atacadista nasceu no Rio de Janeiro em setembro de 2019 com a missão de comercializar produtos com preços competitivos e proporcionar uma experiência de compra positiva aos empreendedores locais e consumidores finais. Com uma robusta operação de Autosserviço (cash and carry), as unidades da rede oferecem mais de 10 mil itens de grandes marcas de mercearia, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza.
16/08/2024
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Conecta
Zico no Conecta Varejo | Rio Innovation Week? Temos!
Uma plateia lotada de admiradores e torcedores fanáticos do Flamengo, um dos times mais queridos do Brasil, onde Zico fez história, acompanhou atentamente o painel “Liderança e Tecnologia” conduzido pelo presidente da ASSERJ e cofundador do Rio Innovation Week, Fábio Queiróz, com mediação de Getúlio Vargas, o GV, e participação do presidente da TurisRio, Sergio Ricardo Almeida. Na abertura, Fábio Queiróz agradeceu a presença do ídolo Arthur Antunes Coimbra, o Zico, e mencionou algumas tecnologias utilizadas atualmente no futebol que não existiam na época em que Zico atuava nos campos, como grama sintética, uso do VAR e avanços na medicina, por exemplo. A liderança, outro tema do painel, também foi destacada por Fábio Queiróz: “Não há como questionar sua capacidade técnica e habilidade que naturalmente se refletem na sua liderança, mas eu que sou seu fã há muitos anos conheço o seu comportamento de líder, que dá bons exemplos fora dos campos para motivar e engajar o time”, ressaltou. Zico concordou e lembrou que se inspirou nos irmãos velhos (Eduardo Antunes Coimbra e José Antunes Coimbra Filho), também jogadores: “No início, pensei em desistir, porém, com o apoio dos meus irmãos, segui em frente e obtive muitas conquistas”. Ao longo do painel, Zico falou sobre sua trajetória profissional, contou episódios da carreira quando teve que impor a liderança e também opinou sobre o futebol de hoje em dia. Muitas vezes interrompido com hinos do Flamengo e palavras de ordem como “Ei, ei, ei, o Zico é nosso rei”, o eterno Galinho de Quintino confessou que não é favor da grama sintética em estádios e brincou: “Se grama sintética fosse boa até a vaca comeria”. Ele comemorou os avanços na medicina com a tecnologia ao lembrar os problemas no joelho que o deixaram fora de campo em algumas partidas. Questionado sobre a experiência como diretor técnico do Kashima Antlers, no Japão, o ídolo demonstrou humildade: “Falam que eu inventei o futebol por lá, mas não é verdade. Quando cheguei o futebol não era um dos esportes mais praticados no país. Em 2006, quando saí, eram mais de 6 milhões de jovens jogando futebol. Morei 15 anos no Japão e, hoje, estou há seis anos como conselheiro do clube”, afirmou. Sérgio Ricardo não escondeu a emoção de participar do painel com o ídolo: “Faço 60 anos daqui a cinco dias e estar aqui com Zico discutindo liderança e inovação, foi um presente antecipado”, afirmou.
16/08/2024
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Varejo asiático e transformação no atendimento em destaque no palco do Conecta Varejo
Terceiro dia ficou marcado por plateias lotadas e público se alocando em pé para não perder nada! É um verdadeiro sucesso! O palco Conecta Varejo Grupo Boticário é sem dúvida o mais assistido de toda a Rio Innovation Week, dividino as atenções com a Plenária RIW recheada de estrelas brasileiras e internacionais. Na quinta-feira (15), não foi diferente, o público chegou para a primeira palestra e só deixou os seus lugares com o encerramento das atividades. Confira os destaques. Quem apostou na fórmula do Varejo Asiático de procurar a produtividade a todo custo com certeza está na frente de mais da metade do mercado brasileiro. A percepção foi discutida por Fábio Neto, sócio da StartSe, e que apresentou dados e contextos importantes sobre o universo varejista asiático. "Eu passei um mês morando em Cingapura, China e alguns cantos asiáticos para entender o que eles fazem de diferente? Como um país que há 40 anos (China), tinha 1,4 bilhão de pessoas vivendo nas zonas rurais se urbanizou e se transformou na maior potência econômica mundial? Eu respondo, se tornando produtiva, entendendo que podia fazer mais do que os países que ela importava as manufaturas", afirmou Fábio. Nesse aspecto, o especialista em marketing digital apontou que os EUA deixaram de ser hegemônico porque ficaram com "preguiça de estudar" enquanto os chineses, indianos, e outras nacionalidades asiáticas não cansam de aprender mais e mais a cada dia. "Das 30 grandes big techs do Vale do Silício, 27 são comandadas por CEOs asiáticos, isso quer dizer alguma coisa?", indagou. Fábio apresentou para uma plateia que se dividia entre estudantes e executivos de carreira, como os motores de busca precisaram ser redefinidos ao critério do consumidor. Segundo números do Google, a busca por soluções (produtos ou serviços) que apresentam uma boa conveniência ao consumidor são 256% mais acessados que os convencionais. "Sabe o que é conveniência de verdade? É você oferecer um produto/serviço que seja entregue na hora que o cliente quer, como ele quer, e onde ele quer. Quantos aqui esperam 10 minutos para pegar um uber? Ninguém, você cancela e espera encontrar um de 7 minutos, 5 e por ai vai", ponderou, apresentando o dado também do Google que as buscas por entrega hoje ou entrega rápida cresceram 175%. A Transformação do atendimento Em seguida, Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência apresentou uma palestra sobre o impacto que uma transformação no atendimento é capaz de fazer em seu negócio. O público reverênciou o grande expert do varejo ao subir no palco do Conecta Varejo Grupo Boticário. "O cara mais importante da marca não é o cliente, mas sim o cara que ta na ponta. Fazendo o atendimento inicial. Afinal, o seu papel como empreendedor é ajudar o herói da ponta" disse Edmour, levando a todos em um ponto importante de reflexão. Enquanto o senso comum caminha para entender as dores dos clientes, Saiani indica outro caminho, entender o vendedor que resolverá o problema do cliente. "Abandonar esse sistema de hierarquia em que o CEO pisa no debaixo e vai até o vendedor, e colocar todos em uma mesma sintônia, criando um Ecossistema Simbiótico de Gente(ESG)", explicou. Saiani revelou que cuidar do time é papel da liderança e que ela é responsabilidade do empreendedor, "o único culpado por existir uma insatisfação na sua equipe é você. Aposte nas pessoas que fazem e pensam diferente", disse. De boné e esbanjando um profundo carisma durante sua palestra, Edmour Saiani ainda deu uma dica de ouro. "Foca no atendimento!". E você? Ansioso para o último dia do Conecta Varejo | Rio Innovation Week?
16/08/2024
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Sabrina Sato, Zico, Monja Coen e outros nomes de destaque no terceiro dia do Rio Innovation Week!
O Rio Innovation Week recebeu nomes de peso da televisão, do esporte e da espiritualidade, enquanto o palco do Conecta Varejo abrigou nomes revelantes do setor brasileiro O terceiro dia de palestras e painéis do Rio Innovation Week reservou espaço para personalidades brasileiras de destaque em vários cenários. Tanto na Plenária RIW, no galpão Kobra, quanto no palco Conecta Varejo Grupo Boticário, as apresentações ficaram lotadas com o público se alocando mesmo em pé para não perder esses grandes momentos. A Plenária RIW reúne os principais nomes do evento em painéis que são intermediados junto ao desejo do público por inovação. A influencer Lorrane Silva ou Pequena Lô, abriu o dia de painéis com a sua fala importante sobre a diversidade dentro das empresas brasileiras e como esse tema é uma prioridade para o atual mundo dos negócios, "empresas inclusivas e diversas são 11 vezes mais inovadoras e criativas do que a concorrência", afirmou a influencer do humor na internet brasileira. Em seguida, Camila Farani dividiu um painel com as irmãs Sabrina Sato e Karina Sato para falar sobre gestão de carreira. A apresentadora do Globoplay contou todo o trajeto que teve após sair do Big Brother Brasil e alcançar o feito de ser conhecida por 99% dos brasileiros, segundo números do Datafolha. "É muito importante ter gestão de carreira. É com ela que você vai manter a sua autenticidade, afinal, é isso que vai fazer toda a diferença na sua vida pessoal e na vida profissional" disse a japa mais famosa do Brasil. Do outro lado do Píer, no palco do E-GOV, uma forte discussão abraçou o avanço dos meios de pagamentos no mercado brasileiro. A Diretora Executiva Global de Inovação & Insights da Visa, Roberta Isfer, abordou sobre a tendência que envolve os pagamentos digitais cada vez mais personalizados influenciados pelas futuras gerações, "A geração Z são os representantes da geração mais digital que existe. E estão chegando a um nível do qual eles passarão a exercer um consumo mais independente, e portanto, prioritário", declarou. Enquanto isso, A ASSERJ teve dois grandes nomes de peso representados no palco do Conecta Varejo Grupo Boticário. O presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Queiróz comandou um painel com Anderson Moraes, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o tema do Varejo 5.0, "Precisamos mensurar a transformação que passa pelo que oferecer de novo para a experiência do cliente", apontou Fábio. Em seguida, Genival Beserra, presidente do Conselho Diretor da ASSERJ, contou sobre a sua trajetória de mais de 50 anos de carreira no varejo fluminense, "O grande segredo do sucesso é fazer tudo na sua vida como se fosse feito para Deus. Porque quando é feito para Deus, nós fazemos com mais dedicação", afirmou. Na Plenária RIW, Arthur Antunes Coimbra, conhecido como Zico, participou de um painel sobre liderança e destrinchou o sucesso da sua carreira "eu acho que essa foi a minha grande virtude, saber compreender, entender e ter profissionais na minha casa, jogadores de futebol, que me serviram de exemplo" afirmou o Galinho, que esteve ao lado do presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, o Presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Ricardo e o ex-goleiro e apresentador, Getúlio Vargas. O terceiro dia no Rio Innovation Week terminou com a assinatura de autógrafos feita pela monja Coen, no stand da Livraria Insight, durante a sessão do Book Signed, no segundo andar do Galpão Kobra.
15/08/2024
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Conecta Varejo, de tecnologia aplicada ao varejo à produção responsável de alimentos; confira os destaques do terceiro dia
O terceiro dia do Conecta Varejo, realizado nesta quinta-feira (15/08), abordou temas como tecnologia aplicada do varejo, vendas pelo Tik Tok, combate ao desperdício de alimentos e produção responsável de insumos alimentícios, entre outros. Até o dia 16 de agosto, as mais inovadoras mentes de setores como varejo, alimentação e beleza estarão reunidas no “Conecta Varejo Grupo Boticário - Rio InnovationWeek”, espaço oferecido pela Asserj e pela Base Eventos, no Armazém 3 da maior feira de inovação e tecnologia do mundo. A conferência é, pela primeira vez, patrocinada pelo Grupo Boticário. O cofundador da Rio Innovation Week e presidente da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, acredita que o RIW está mexendo com o turismo de negócios no estado e destacou os propósitos da conferência. “O nosso propósito com o Rio Innovation Week é desenvolver ideias e gerar relacionamentos. Levar conhecimento para a sociedade”, disse. A programação começou às 10h30 com a palestra "Gastronomia e Conservação da Amazônia", na qual foi apresentado o "Gosto da Amazônia", um programa do SindRio que está fortalecendo 280 comunidades ribeirinhas e indígenas por meio da popularização do consumo de pirarucu selvagem. Sérgio Abdon, diretor-executivo do SindRio e responsável pela comunicação e marketing do programa contou, com apoio de depoimentos gravados em vídeo, como o Gosto da Amazônia transformou consumidores de restaurantes e de pirarucus em apoiadores da preservação da Amazônia. "Cada peixe vendido, cada prato consumido é um impacto na preservação da Amazônia", afirmou. O Gosto da Amazonia levou chefs de restaurantes do Rio de Janeiro para viajarem mais de 40 horas para conhecer uma comunidade no interior da Amazônia. Na comunidade afastada, eles conheceram os hábitos, técnicas e costumes da população local e criaram pratos elaborados com o peixe. O programa estimula a pesca do pirarucu pela população local, usa mão de obra local para manusear o pescado com salários e trabalhos iguais para homens e mulheres, ao mesmo tempo exige a preservação da área e limita a pesca tanto em quantidade - 30% da população dos pirarucus adultos, quantidade determinada pelo IBAMA -, e período - de setembro a novembro quando o rio está baixo. Logo depois foi a vez da palestra “A tecnologia na luta contra o desperdício de alimento”, que contou com a presença de Lucas Infante, CEO da Food ToSave, e Priscilla Veras, CEO da startup Muda Meu Mundo, em painel conduzido por Fábio Amorim, CEO da Brands Partners. Especialista em gestão de negócios e fundador do app líder no Brasil contra o desperdício de alimentos, Infante fundou a Food To Save em 2021com o propósito de revolucionar esse problema no país. "Segundo o Programa das Nações Unidas, hoje, basicamente, o equivalente a 1 bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias no mundo. No Brasil, hoje são 46 milhões de toneladas que são desperdiçadas, e o equivalente mais ou menos a um terço de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados. E Priscila complementou: "No Brasil, com a quantidade de comida que a gente desperdiça, poderíamosalimentar oito vezes a população que passa fome no nosso país", disse. Ao longo de três anos, o Food to Save tem desenvolvido um trabalho de conscientização sobre o desperdício de alimentos, tanto para o varejista quanto para o consumidor final. "Eu acho que é a responsabilidade de educar o varejista, de educar o setor e, também, o consumidor final, porque o impacto gerado é gigantesco”. Para Priscilla, a tecnologia impacta em três frentes no desperdício de alimento: na predição no campo, variação da produção e conexão de forma eficiente do produto. "Resolver a falta de acesso do produtor é um problema que a tecnologia consegue resolver, assim como o desperdício no varejo ou na nossa casa. Acredito que a tecnologia e as startups também podem existir para resolver problemas socioambientais. E é isso o que a gente faz." Às 12h, o palco do Conecta Varejo Grupo Boticário recebeu o painel “Varejo 5.0” conduzido por Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), 1º vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados (ALAS) e cofounder do Rio Innovation Week. Ele apresentou as tendências consolidadas do setor ao redor do mundo que estão chegando ao Brasil ao lado do secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Anderson Morais. Para Queiroz, a tecnologia traz duas grandes oportunidades para o varejo. "A primeira é para aprimorar a logística, pegando o gancho do secretário aqui, existe um robô que escaneia a sua gôndola e mostra algum produto fora da validade, aponta e manda a mensagem para o comercial e para o estoque. Então veja, ele facilita a nossa logística. A segunda é para melhorar a experiência de compra do consumidor", ressaltou. Sobre como enxerga essa experiência de compras do consumidor hoje com a tecnologia atual, o secretário Anderson Morais afirmou que vê de forma mais segura. "Infinitamente mais segura para ambas as partes, no sentido de que acaba diminuindo a possibilidade de acontecer uma cobrança errada. A tecnologia só veio para melhorar a vida do varejo", ressaltou. Para finalizar, Queiroz destacou a importância da cultura digital no varejo. "Existem mitos que precisam ser derrubados. O primeiro deles é: a tecnologia é muito cara, ela não é pra mim, ela não é para a minha empresa. Amigos, existem aplicativos hoje que fazem de graça o que pagávamos 30, 50, 100 mil reais no passado. Então, aqui eu deixo um desafio e um incentivo: baixem um aplicativo por dia. Certamente, isso é cultura digital e isso vai reduzir custos. Pesquisem, baixem um aplicativo por dia. O segundo mito é que a tecnologia é muito complexa - eu não entendo, eu não tenho mais idade para isso, isso não é da minha geração. A tecnologia para o varejo hoje é pensada cada vez mais de forma simplificada. Quanto mais buscar a tecnologia, mais a gente vai descobrir que ela está se tornando cada vez mais fácil, cada vez mais simples", concluiu. "Se a visão é o canal que mais gera impacto, o uso da imagem é o que mais impacta na decisão de venda", a afirmativa é de Fábio Ribeiro, Business Development Manager da Ledwave, na palestra “Pioneirismo em Estratégias e Investimentos de Mídia para a Indústria”, realizada às 11h30 no palco Conecta Varejo Grupo Boticário. A frase foi uma reação ao dado apresentado por Alessandro Batista, vice-presidente da mesma empresa: entre todos os sentidos, o que mais impacta em uma pessoa é a visão, responsável por 83% da atenção. Esse é o argumento dos executivos para a importância da digitalização e do uso dos painéis para divulgar produtos dentro dos supermercados. Na apresentação, eles mostraram que o retail mediaé uma tendência em crescimento e que as redes podem ganhar entre R$ 6 mil e R$ 18 mil por mês com a assinatura dos painéis por loja. Eles destacaram que esse valor é um acréscimo que não existia no orçamento das redes. Às 12h30, o palco do Conecta Varejo Grupo Boticário recebeu a palestra “Seu GPS para crescer no varejo”, ministrada por Genival Beserra, presidente do Conselho Diretor da Asserj e GMRB. Na apresentação, o executivo, com quase 50 anos de experiência no varejo, ensinou que uma empresa para ter sucesso nesse segmento tem que ter atenção ao tripé cliente-colaborador-fornecedor. "Com esses segmentos bem atendidos não tem como dar errado", assegurou Beserra. Com a experiência de ter trabalhado no varejo como repositor de loja até a presidência de grandes empresas, Beserra destacou a importância das pessoas. "Pessoas são as mercadorias mais importantes que uma empresa deve cuidar. Se a empresa tem gestão, foco e cuida das pessoas, com certeza ela vai crescer", explicou. Beserra ainda deu uma dica para o público: "Sempre tem alguém te observando. Sempre fui convidado para mudar de empresa, se meu chefe não estava vendo meu trabalho, com certeza outra pessoa via, e me dava oportunidade de crescer no varejo", contou o ex-diretor comercial da Rede Supermarket, ex-presidente da Rede UNNO e Costa Azul e ex-superintendente de Compras das Lojas Americanas, entre outros. “A revolução do varejo asiático: lições para o mundo e oportunidades para o Brasil” foi a palestra das 14h, com Fabio Neto, sócio da StartSe e reconhecido especialista em transformação de negócios, como palestrante. Com mais de 20 anos de experiência no setor varejista e atuação em mercados, como Vale do Silício, China e Israel, ele trouxe uma visão aprofundada de estratégias inovadoras que estão moldando o varejo asiático e explorou como essas práticas podem ser adaptadas para outros mercados, incluindo o brasileiro. "A China Experience nos mostra vários aspectos importantes: mentalidade de relação vs. transação; trabalho, trabalho e trabalho; e estudo", declarou. Também fundador da YAMO e cofundador da In.Pulse Aceleradora, além de conselheiro da BeGreen, o executivo destacou o impacto do “boom” do varejo asiático e suas implicações para lojas e consumidores no Brasil. A palestra enfatizou a importância da inovação global para o crescimento e adaptação dos mercados locais. "Por um problema interno com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas, se tornou a nação mais tecnológica do mundo. O cliente está cada vez mais menos linear e quer mais opções, então o chinês pensou: por que não posso fabricar tudo depois de vendido? Com isso, surgiu o fast retail (varejo on demand)", explicou. Para Neto, a China é o reino do modelo de negócio. Entre essas transformações, o C2M (Consumer toManufacture), que caracteriza o modelo de negócio que conecta diretamente os consumidores às fábricas, eliminando absolutamente todos os intermediários na cadeia de valor e possibilitando preços extremamente competitivos. Ele trouxe o case da famosa Shein e do Temu (segundo app mais baixado nos EUA). "Eles pensam de forma relacional, numa maneira de interação com o produto sem o consumidor precisar ir na loja. É por isso que o TikTok está se tornando a maior plataforma de venda do mundo - o novo super app", afirmou. Ele destacou também as live sellers, que passam a ser cada vez mais integradas com apps para possibilitar as compras online. Confira a programação desta sexta-feira, dia 18 O primeiro painel do último dia da Conferência começa às 10h30, com Luana Xavier, e LetticiaMuniz, influenciadora digital, falando sobre “Como alavancar suas redes sociais | Oferecimento Mynd”. Às 11h, o painel “Oportunidade para pessoas pretas no mercado digital X Marcas com ações afirmativas”, terá a participação de Raull Santiago, diretor-executivo do Instituto Papo Reto/BRECHA hub e Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas. O painel “Novas perspectivas do empreendedorismo”, às 14h, terá a presença de Camila Farani, presidente da G2 Capital, e Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Serão abordados temas como insights para o novo empreendedor ter sucesso em um mercado competitivo e exigente por novidade. “Influência Digital: Revolucionando a Economia e Transformando Negócios” é o tema do painel das 15h, com a presença de Marcela Lopes, criadora e intérprete da Cela – a milionária, Monique Lima, co-fundadora e CEO da Mimo Live Sales, e Beta Whately, influenciadora e fundadora da Agência Fizz. Às 16h, é a vez do painel “Inteligência Artificial no Varejo”, com Luis Jairo de Souza Jr., Head de TI do Grupo Alvorada/Rede Supermarket, Alaor Garcia, gerente comercial da NVIDIA, Allan Miranda, fundador e CEP da PX Data.Ai, e Cezar Taurion, CEO da Redcore. A palestra abordará o atual momento do varejo com relação a inclusão da inteligência artificial na operação e na criação de estratégias para vendas e gestão. “Nas Telonas ou nas Telinhas, Conteúdo é Arte!”, é o tema do painel das 17h, com Romona Borba, Jonathan Ferr, Renata Turlão e Erika Januza Uma reflexão sobre a evolução da arte como conteúdo, as influências da tecnologia, o papel da diversidade e inclusão, além do impacto cultural e social dessas criações. Fechando a programação do último dia da Conferência Conecta Varejo, às 18h, LyanaBittencourt, CEO da Bittencourt Consultoria Empresarial e Franchising, participará do painel “A Nova Era dos Canais de Venda: Estratégias de Sucesso”, no qual compartilhará insights valiosos sobre o desenvolvimento de novos canais de venda e as estratégias necessárias para impulsionar o crescimento e a inovação no varejo.
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