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Economia
Reforma Tributária: supermercados querem taxação das bets para aumentarem a cesta básica nacional
Supermercados se movimentam na busca de tributação zero na cesta básica nacional e o aumento de itens sem nova alíquota A resposta dos supermercados às novas regras de tributação dos alimentos da nova cesta básica foi entregue em uma proposta que envolve diretamente outro setor observado pela secretária extraordinária da Reforma Tributária: as casas de apostas online chamadas, no Brasil, de bets. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a taxação das bets com o IS, imposto seletivo, usado para desestimular o consumo de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, na regulamentação da reforma tributária pode dar lugar ao aumento de itens da cesta básica nacional, como? Veja também: Projeto de regulamentação da Reforma Tributária altera imposto sobre produtos da Cesta Básica Para desonerar um produto, o governo precisa redirecionar o tributo para outro(s) produto(s) visando compensar esse 'benefício' concedido. Com os produtos da cesta básica isentos de tributos, esse valor será realocado em outros itens do supermercado. Entretanto, a Abras defende que o mercado de apostas online deve sofrer a mesma incidência do IS que outros produtos vendidos em supermercados, justificando que as apostas podem gerar vícios tornando-se, portanto, uma questão de saúde pública. Nesse cenário proposto, os supermercados evitariam o aumento exagerado de preço em outros itens e a 'compensação' seria, em parte, paga pelas bets, "Estamos falando de receitas absurdas arrecadadas pelos jogos. É uma questão de saúde pública e deveria constar como imposto seletivo", afirmou João Galassi, presidente da Abras. Outro desagrado crescente dos supermercados, segundo a Abras, é a 'fuga' da cesta básica nacional ao texto constitucional. A portaria do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social definiu dez grupos alimentares antes da entrega do texto: feijões (leguminosas); cereais; raízes e tubérculos; legumes e verduras; frutas; castanhas e nozes (oleaginosas); carnes e ovos; leites e queijos; açúcares, sal, óleos e gorduras; e o grupo de café, chá, mate e especiarias. Segundo a Abras, a cesta básica nacional apresentada traz o que ele classifica como "viés discriminatório", porque distancia ainda mais a população mais pobre do consumo ideal, principalmente, em alimentos de proteína animal. "Quando ele (Rodrigo Orair, diretor de programa da secretaria Extraordinária de Reforma Tributária) diz que a carne é consumida tanto pela população mais rica como mais pobre na mesma proporção, um por um, deveria considerar que ela é um produto extremamente importante para ser alijada da cesta básica nacional", argumenta Galassi sobre a não inclusão desses produtos na cesta isenta. Padrão de consumo interessa aos supermercados A proposta apresentada pela Abras caminha para aliviar a carga tributária que vem se desenhando para o setor supermercadista. Em uma rápida explicação, quanto maior a cesta básica for, mais renda poderá ser convertida no varejo. "Para os supermercados significa aumento das vendas, uma vez que a economia com os itens da cesta básica garantirá renda disponível para aquisição de outros produtos", explicou William Figueiredo, consultor econômico da ASSERJ e economista na Future Tank. O setor aguarda ansiosamente a definição da cesta básica nacional que ainda precisará passar pelo Congresso Nacional, onde pode sofrer alterações. Segundo o advogado especialista em direito tributário Fabrício Tonegutti, as mudanças na tributação dos alimentos servirá para 'embaralhar novamente as cartas do jogo', colocando uma incógnita sobre o novo padrão de consumo da classe média brasileira. "De maneira direta, os supermercados vão experimentar uma migração no padrão de consumo dos consumidores. O que é caro poderá ficar mais caro, e o que é barato ficar ainda mais barato", afirmou o especialista. Entretanto, Tonegutti destaca que 'historicamente' o varejo não desloca tão facilmente o preço uma vez que consegue encontrar o valor ideal do produto. "O setor poderá se preparar mirando no perfil de consumo. As mudanças serão muito agressivas. Ela certamente acontecerá para os produtos que não estarão na cesta básica", afirmou o advogado. Com esse cenário, os tributos serão novamente distribuídos entre a indústria e o varejo onde, atualmente, a taxação, em grande parte, está na produção e não nas vendas. Essa agressividade no preço, no entanto, vai trazer transparência ao consumidor, permitindo que o mesmo identifique o valor real do produto e o valor do tributo. "Uma das maiores alíquotas do mundo" O ponto de junção entre o agronegócio, outro setor interessado na cesta básica, e os supermercados, é justamente o tamanho da cesta básica, ambos querem que ela aumente. Os 18 itens presentes na proposta de regulamentação gera expectativa sobre o que será feito com a defasagem de tributos dos alimentos que serão beneficiados. O economista e coordenador do curso de Ciências Econômicas do Senac EAD de São Paulo, Marcelo Cerqueira, avalia que o imposto cobrado sobre outros produtos de fora da cesta básica, estimada em 27,5%, ligou o sinal de alerta para os setores. "Será uma das maiores alíquotas do mundo. A chamada alíquota geral do futuro IVA, antigo imposto sobre o consumo, pode ser pressionada para cima, caso a cesta básica sofra alterações consideráveis", explicou Cerqueira. O professor se refere à possível inclusão de novos produtos que fogem do conceito de 'cesta básica' como fois gras e caviar, algo que gerou um forte embate entre o governo e os supermercadistas. "A tendência é que os supermercados procurem recompor sua margem de lucro acrescendo no preço de produtos que não fazem parte da cesta básica", ressaltou o professor, defendendo que esse movimento será algo natural e esperado.
30/04/2024
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Está no ar a 58ª Edição da Super Negócios!
Nesta edição, digna de coleção, os recordes acumulados de uma SRE Trade Show histórica que reuniu conteúdos espetaculares, novidades do setor e muito mais! Ao abrir a 58ª revista Super Negócios, você vai encontrar um verdadeiro raio-x de tudo o que aconteceu durante a 34ª SRE Trade Show, e conferir um resumão com os melhores conteúdo apresentados pelos palestrantes de renome internacional da Convenção das Américas de Supermercados. Veja também: Está no ar a 34ª Edição da Super Negócios! O vice-presidente de tecnologia da Amazon e CTO da Whole Foods, Leandro Balbinot, participou do Superpapo, da Super Negócios, e revelou todo o seu pensamento acerca do retail media, da inteligência artificial e da necessidade de testar soluções no varejo. Você também poderá viver um pouco do Experience Square, grande novidade dessa edição, e todas as ativações espetaculares que ajudaram a tornar esta SRE histórica. Falamos também tudo o que rolou no Espaço Gourmet do Senac e no Agrobusiness. No Caderno Especial, você vai conferir as palestras da Convenção das Américas, ministradas por personalidades como João Branco, Edmour Saiani, Diego Ribas, Giovane Gávio, Leandro Balbinot e Walter Longo. O espaço ainda recebeu a Assembleia Anual da Associação Latino-americana de Supermercados. No Conecta Varejo, soluções tecnológicas empregadas à eficiência e customer experience estiveram ao alcance dos visitantes. Toda a novidade que o setor espera está nesse compilado com as melhores ideias para colocar em prática. No Gestão Eficiente, Lucro Certo, uma ampla reportagem sobre o poder da precificação com Inteligência Artificial e a capacidade de poder gerar 40% mais lucros nos supermercados. Visões diferentes de um mesmo conceito, e como ele pode ser implementado em sua rede - editoria com leitura obrigatória! E não paramos por aí, o Dia das Mães está chegando e é claro que o Boas Vendas e Papo de Adega abordam o tema para você potencializar suas vendas com essa importante data do calendário! No Sensibiliza ASSERJ, a importância da conscientização dos supermercados no tema do autismo, e no Vitória da ASSERJ, você saberá sobre as principais conquistas realizadas no campo da política, além da eleição do novo conselho diretor e da renovação contratual do presidente Fábio Queiróz. Não perca a nova edição da Super Negócios, essa é para colecionar, estudar e aplicar no seu negócio!
29/04/2024
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Vendas de sorvete continuam em alta devido à onda de calor no Sudeste
No segundo semestre do ano passado, o consumo do produto teve aumento de 22,4% e, para este ano, as expectativas continuam positivas até o fim de maio Considerada atípica para o período, a onda de calor está afetando principalmente os estados do Sudeste e fez disparar a venda de sorvete. De acordo com a Abrasorvete, somente no segundo semestre de 2023, foi registrado um aumento de 22,4% em volume comparado ao mesmo período em 2022, alcançando 438 milhões de litros/ano. Nos supermercados fluminenses, o sorvete ganha cada vez mais destaque com a oferta até de marcas importadas nas principais redes. Facilmente, os clientes encontram sabores de Ben & Jerry’s e Häagen-Dazs, e Bacio di Latte, por exemplo, junto com as opções tradicionais de Nestlé e Kibon. A demanda é tanta que a perfumaria Granado apostou no segmento e abriu a Sorveteria Granado, no segundo andar da loja da Garcia D’Ávila, famosa rua de lojas de luxo, no coração de Ipanema. Após fazer sucesso no verão carioca, a marca abre as portas em São Paulo. Os sorvetes inspirados nas icônicas fragrâncias chegam nas lojas da Granado Oscar Freire e da Granado Shops Jardins, na zona oeste da capital paulista, a partir do próximo dia 8 de maio. Para este ano, as expectativas em torno do setor permanecem positivas. Segundo Martin Eckhardt, presidente da Associação, tudo indica que haverá um crescimento de 5% e um investimento no segmento que ultrapassa R$ 1 bilhão. Há também a expectativa de aumento da inovação e entrada mais intensa em novos nichos, como os segmentos vegano, vegetariano, zero lactose, fitness, funcional, infantil e pet.
29/04/2024
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Sadia completa 80 anos e movimenta supermercados com mega campanha publicitária
Gigante do setor alimentício completa 80 anos e vai implementar uma das maiores campanhas publicitárias da sua história A Sadia, marca integrante da BRF, celebrará os seus 80 anos com uma megapromoção que entregará aos consumidores o maior prêmio de sua história. Serão cerca de R$ 10,2 milhões divididos em 20 mil prêmios instantâneos de R$ 80, diários de R$ 8mil e um de R$ 8 milhões. “Esta promoção, e todas as ações comemorativas de Sadia para os 80 anos, fazem parte da maior mobilização da marca na última década e reforçam nossas credenciais de inovação, diferenciação e top of mind", descreveu o vice-presidente de Marketing e Novos Negócios da BRF, Marcel Sacco. "É o maior prêmio de nossa história", enfatiza o executivo, que comemora os avanços protagonizados pela marca no setor e que fizeram da Sadia uma das mais fortes do ramo alimentício. "Estamos prontos para o futuro e confiantes para o que está por vir”, completa. A megapromoção foi orquestrada em conjunto com a agência Mkt House, e se inspirou nos 80 anos de história da marca. Serão 80 dias de duração, e a resposta ao consumidor será enviada de maneira rápida. O investimento em publicidade não foi revelado, mas está entre os maiores da companhia. “No ano em que completa 80 anos de história, a Sadia reforça seu compromisso de parceira dos consumidores e quem ganha presentes são eles. Tudo foi pensado e desenvolvido para que eles também participem desta celebração", completa o VP de Marketing e Novos Negócios da BRF, Sacco. Campanha nos Supermercados A ideia da BRF também é voltada aos supermercadistas, "esta promoção é uma super ferramenta para incentivar as vendas dos nossos parceiros varejistas", explica Marcelo Suárez, diretor de Trade Marketing, Digital e Ciex da BRF. Veja também: Royal aposta firme no retail media com a grande indústria O investimento em identificação também passa pelo Lek Trek, mascote da marca, e que está visível nos pontos de vendas (PDV) dos supermercados, assim como inserções de mídia para as lojas que possuem retail media em locais estratégicos. A ideia ainda passa pelo objetivo de aumentar as cestas de compras dos clientes, gerando mais fluxo na loja e, consequentemente, as compras por impulso. Desde o setor de frios, açougue até mesmo os itens como 'salamitos', localizados na área de checkout, todos os produtos da Sadia participarão da promoção, gerando uma excelente oportunidade para alavancar as vendas em parceria com a gigante alimentícia, "Uma estratégia robusta, com o consumidor no centro, e estreitando ainda mais a parceria com nossos clientes", completa Suárez.
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