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Colgate aposta em cashback na promoção
A Colgate lança uma promoção com cashback na rede de supermercados Guanabara, buscando reforçar sua presença no varejo e reconquistar a confiança do consumidor depois de ter lotes recolhidos pela ANVISA. A ação promocional, válida até quinta-feira (29), oferece R$ 10 de cashback em cartão digital para consumidores que adquirirem três produtos da linha Colgate Total em uma única compra. Para participar, é necessário cadastrar o cupom fiscal no site oficial da promoção. Após a validação, o reembolso será enviado por SMS em até 30 dias. Cada CPF pode participar apenas uma vez. Exposição diferenciada nos supermercados A marca aposta numa exposição atraente nas pontas de gôndolas, com um display luminoso e um scanner que apresenta todas as características e funções do produto, facilitando a decisão de compra e gerando curiosidade no consumidor. Clientes do Guanabara Barra, Mundial do Recreio, unidades do Supermarket, entre outros associados, podem conferir a ativação. Rodrigo Fonseca, do Alvorada Supermarket, comentou sobre a iniciativa: “A ação é interessante porque combina tecnologia e praticidade no ponto de venda. O display luminoso chama a atenção, e o scanner ajuda a explicar o produto de forma clara e direta, agregando valor para o consumidor.” A promoção ocorre em um momento delicado para a marca. Em 30 de abril, a ANVISA reinstaurou a interdição cautelar do creme dental Colgate Total Clean Mint, após a própria Colgate retirar o recurso que suspendia a medida. Em nota, a Colgate reafirmou a segurança e qualidade do produto Colgate Total Clean Mint, destacando que a decisão de retirar o recurso foi motivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas. A empresa acredita em uma resolução oportuna do tema e mantém seus canais de atendimento abertos para esclarecimentos. Estratégia de reconquista do consumidor A promoção de cashback e a exposição diferenciada nos supermercados fazem parte da estratégia da Colgate para manter a fidelidade dos consumidores e reforçar a presença da marca no ponto de venda, especialmente em um momento de atenção regulatória. A ação busca incentivar a experimentação de outros produtos da linha Colgate Total, enquanto as questões relacionadas ao Colgate Total Clean Mint são investigadas pelas autoridades competentes. Para mais informações sobre a promoção, acesse: www.promocolgate.com.br.
27/05/2025
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Conselho da ASSERJ discute desafios da jornada 12x36 e impactos de projetos legislativos
Com a participação expressiva dos conselheiros, o Conselho Diretor da ASSERJ se reuniu nesta terça-feira (27), no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. O presidente da entidade, Fábio Queiróz, abriu o encontro destacando um importante debate sobre a jornada de trabalho 12x36, destacando os impactos dessa escala para o setor supermercadista. Fábio Queiróz enfatizou que a adoção da escala 12x36 representa uma alternativa estratégica para evitar modelos mais rígidos, como o 4x3 e o 5x2. Segundo ele, existe em Brasília uma movimentação para promover o 4x3 como caminho para a implementação do 5x2 — e isso ocorre justamente às vésperas das eleições. Ele ainda alertou os associados que, caso o novo sistema seja implementado nos seus estabelecimentos, a ASSERJ deve ser comunicada com antecedência. Ao mesmo tempo, defendeu a liberdade de gestão das empresas, ressaltando a importância de leis de caráter facultativo. “Quem quiser adotar o trabalho intermitente ou outras escalas deve ter esse direito. O que não podemos aceitar é a imposição de um modelo que seria trágico para o setor.” Em seguida, foi debatido um novo projeto de lei propõe um aumento de 2% sobre todos os benefícios e incentivos fiscais concedidos pelo Estado, o que pode impactar indiretamente os preços da cesta básica. Fábio Queiróz esclareceu que o projeto não trata de um aumento direto nos produtos da cesta básica, mas ressaltou que, ao elevar custos na cadeia de abastecimento — como transporte e logística —, os preços podem acabar subindo para o consumidor final. Por fim, Fábio lembrou que está em discussão no Congresso o chamado "Projeto Médicos Supermercados", que propõe tornar obrigatória a presença de uma equipe médica em supermercados. "O texto propõe que a responsabilidade legal de problemas que aconteçam em estabelecimentos possa recair sobre o nós. Isso representaria uma inversão da legislação atual, que pelo Código de Defesa do Consumidor não atribui essa responsabilidade aos supermercados. O projeto também aborda a necessidade de diálogo e negociação com deputados e líderes políticos para evitar que leis com esse tipo de responsabilidade sejam aprovadas", destaca. ABIC apresenta programa que leva mais segurança, qualidade e credibilidade ao café nos supermercados Com o foco em oferecer ainda mais segurança, qualidade e excelência ao café oferecido aos consumidores de supermercados, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) apresentou ao conselho diretor o projeto Gôndola Certificada . A iniciativa assegura que apenas cafés em conformidade com as normas oficiais — especialmente em relação à cor, pureza e características físico-químicas — estejam disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Por meio de análises laboratoriais e avaliações sensoriais rigorosas, apenas os produtos que atendem aos critérios exigidos recebem o selo de qualidade, garantindo rastreabilidade e segurança alimentar. “A Gôndola Certificada representa um compromisso público do varejista com a qualidade do café que oferece. É uma iniciativa que aproxima indústria, governo e varejo em prol do consumidor”, destaca Pavel Cardoso, presidente da ABIC e membro colaborador da Avint. A adesão ao programa é gratuita e descomplicada. Para participar, o varejista precisa apenas assinar um termo de compromisso, indicar um responsável pela loja e preencher os dados do estabelecimento. Após esses passos, o certificado oficial de compromisso com a qualidade é emitido. “Mais do que um selo, o programa é uma ferramenta de diferenciação e confiança. Ao aderir, o varejista demonstra seu compromisso com a qualidade do que vende e com a experiência do consumidor na gôndola”, frisa Cardoso. Tributo Devido promete agilizar processos tributários em supermercados No modelo de negócios ASSERJ Experience , onde empresas podem apresentar soluções, produtos e novidades para os membros do Conselho ao longo da reunião, o presidente do Tributo Devido, Gustavo Ribeiro, apresentou aos associados o diferencial da sua empresa, que oferece automação e agilidade na gestão de processos tributários. Segundo ele, a eficiência do sistema permite cumprir prazos rigorosos de investigação e execução de processos que, tradicionalmente, demandam muito tempo. A empresa, de acordo com ele, utiliza um sistema próprio chamado TDAX, que, conforme o presidente, opera com “uma escala de 102 robôs fazendo operações de forma simultânea”. Isso possibilita atender milhares de empresas de forma rápida e escalável. “Se eu tiver 2.000 empresas para rodar, em um dia eu vou rodar as 2.000 empresas. Se eu tiver 10, eu vou rodar, e o tempo é igual”, afirma. Além da eficiência operacional, a empresa também se envolve em projetos sociais que fortalecem a imagem das empresas parceiras. “Usamos o grupo para melhorar o branding das empresas”, destaca o presidente. SRE movimenta US$ 1,8 bilhão e gera 8 mil empregos: “O setor está mais forte do que nunca”, afirma Fábio Queiróz Para fechar o encontro de maio, foram apresentados aos presentes os big numbers da SRE 2025, que movimentou US$ 1,8 bilhão e gerou 8 mil empregos: “O setor está mais forte do que nunca”, afirma Fábio Queiróz Com um público de 78 mil pessoas, 750 marcas expositoras e a impressionante movimentação de US$ 1,8 bilhão em negócios, a Super Rio Expofood (SRE) consolidou sua posição como uma das maiores feiras de alimentos e varejo da América Latina. O evento, realizado no Rio de Janeiro, também foi responsável pela geração de 8 mil empregos diretos e indiretos, reforçando seu impacto econômico e social na região. Para Fábio Queiróz, os números da edição mais recente mostram a força e a capacidade de renovação do setor. "A SRE não é apenas uma feira, é um termômetro da economia e da força do varejo. Os resultados falam por si: mais de US$ 1,8 bilhão em negócios fechados e milhares de empregos gerados. O setor está mais forte do que nunca”, revelou Queiróz.
27/05/2025
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Por dentro da asserj
Escola ASSERJ realiza a 1ª turma do curso ‘Atendente de Adega’; vem saber como foi
A Escola ASSERJ realizou hoje (26), a primeira turma do curso “Atendente de Adega”, com 92,4% de adesão, reunindo mais de 100 colaboradores de redes como Terê Frutas, Royal, Supermarket e Prezunic, entre outras. A capacitação foi conduzida pela sommelier Flávia Medeiros, proprietária da Chateau Medeiros e colunista da Revista Super Negócios, no formato on-line e ao vivo, pela plataforma Zoom. O conteúdo abordou oito tópicos essenciais para o atendimento especializado em adegas de supermercados: princípio da autoridade, escuta ativa do cliente, tipos de uvas, leitura de rótulos, classificações de vinhos, harmonização, utensílios e técnicas de serviço. “Estamos falando de um curso que não só apresenta o universo dos vinhos, mas também capacita os atendentes para entender o cliente e transmitir a história por trás de cada garrafa. Meu objetivo é dar confiança ao profissional e despertar o interesse em transformar a adega em um ponto de experiência e de muitas vendas”, ressaltou Flávia Medeiros. Para apoiar o trabalho dos atendentes, Flávia apresentou a pronúncia do nome das principais uvas e orientou os participantes a lerem o rótulo do vinho, que contém nome, produtor, variedade da uva, teor alcóolico, maturação e certificação. A sommelier também detalhou os principais utensílios que podem incrementar as vendas e funcionar como presentes: abridores de diversos tipos (manual, sommelier, bailarina, elétrico, gourmet, tipo pinça e tipo vácuo), aerador, tampas para garrafa, anel, funil anti-gotas, decanters, suporte de vinho e os tipos de taça, incluindo a taça ISO, modelo que pode ser utilizada para qualquer tipo de vinho. Dicas de como servir, temperatura ideal do vinho e tipos de vedação também foram assimilados pelos cursistas que interagiram durante o treinamento. No encerramento, os participantes realizaram um quiz para fixar os conceitos abordados. A iniciativa da Escola ASSERJ visa capacitar profissionais do varejo para oferecer um atendimento de excelência nas adegas dos supermercados.
26/05/2025
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Com alta no preço do café, consumidores buscam alternativas para manter o hábito
O café, tradicional companheiro das manhãs e tardes do brasileiro, vem numa escalada de aumento de preço e os consumidores adaptam os hábitos para não abrir mão da bebida. Seja escolhendo marcas mais baratas, comprando em menor quantidade ou aproveitando promoções, o público dá sinais de que não pretende deixar o café de lado. “Os consumidores têm optado por cafés mais baratos ou aguardam nossas promoções de preço. Vamos realizar uma promoção especial no encarte somente de café”, afirma Marcílio Santos, do Pão de Açúcar do Lido. A mesma mudança de comportamento foi percebida por outras redes. “O pessoal agora compra os mais baratos ou espera nossas promoções”, observa Heron Custódio, gerente do Mundial Copacabana. Na filial Princesa Isabel da Redeconomia, a estratégia tem sido reduzir o volume comprado. “Quem comprava um pacote de 500 gramas, agora compra um de 250 gramas”, relata o gerente Pedro Tavares. Já no Zona Sul do Leme, o impacto foi mais suave. “Na nossa rede, não caiu muito porque nosso público tem um padrão financeiro um pouco mais elevado”, explica Marcelo Vieira, gerente da filial. Alta nos preços da bebida pressiona consumidores e impulsiona alternativas Em 2024, o preço do café no Brasil registrou um aumento significativo, com o café moído acumulando alta de 77,8% nos últimos 12 meses até março de 2025. Os dados, divulgados pelo IBGE, mostram que o produto já subiu 30,04% apenas neste ano. A disparada nos preços está ligada a uma combinação de fatores, incluindo eventos climáticos adversos que afetaram as safras anteriores e a escassez de estoques na indústria. Diante desse cenário, muitos consumidores têm buscado alternativas para manter o hábito de tomar café. Uma das opções que ganhou destaque foi o café solúvel, que se apresenta como uma alternativa mais econômica e com qualidade diante da disparada dos preços aos consumidores. De acordo com dados atualizados pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), a população do país consumiu 5,558 mil toneladas do produto no primeiro trimestre de 2025, representando um crescimento de 6,2% na comparação com o mesmo intervalo de 2024. Segundo Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics, o café solúvel oferece um custo por xícara relativamente inferior aos consumidores, além de não exigir custos adicionais com filtros e outros utensílios para seu preparo. Apesar das dificuldades, o consumo de café no Brasil segue em ascensão. Em 2024, o consumo da bebida cresceu 1,11% no ano passado, com os estados da região Sudeste liderando o consumo. A expectativa é que o preço do café continue pressionado no mínimo até o fim do primeiro semestre de 2025, em decorrência de adversidades climáticas que afetaram as últimas safras e dos baixos estoques da indústria. Enquanto isso, os consumidores brasileiros seguem adaptando seus hábitos para manter o café presente em seu dia a dia, seja optando por marcas mais acessíveis, reduzindo o volume comprado ou explorando alternativas como o café solúvel.
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