Simuladores: programas personalizados para alavancar faturamento no varejo supermercadista

No varejo supermercadista, cada decisão conta. Mas e se os gestores pudessem testar estratégias, simular desafios reais e aprender com erros—antes mesmo de aplicá-los na loja? Foi exatamente o que aconteceu com o Prezunic, quando a XL Consultoria desenvolveu simuladores personalizados para treinar sua equipe. Com mais de 280 líderes atendidos, a consultoria ajudou a transformar a maneira como as decisões estratégicas são tomadas, promovendo o engajamento das equipes e impulsionando o crescimento do negócio.

Trajetória

Nascida em Portugal e atuando há mais de 18 anos no Brasil, a empresa passou a investir no aprendizado experiencial, criando soluções inovadoras, como jogos de negócio e exercícios de role play. O foco é replicar a cadeia de valor de um negócio por meio de simuladores, permitindo que os participantes compreendam como as decisões de diferentes departamentos impactam indicadores-chave como balanço patrimonial, fluxo de caixa e KPIs estratégicos.

Um diagnóstico das dores da empresa

Através de um ambiente simulado, os colaboradores tomam decisões baseadas na estratégia da empresa. “Cada departamento é responsável por seus indicadores e, muitas vezes, os KPIs podem conflitar entre si. Os Jogos de Negócio ajudam a passar a visão do todo, como se os participantes estivessem no comando de um transatlântico”, explica Pedro Lima, especialista em estratégias financeiras e gestão de negócios.

O processo inicia-se com um diagnóstico das dores da empresa. A partir disso, a XL desenvolve uma estrutura personalizada, utilizando as mesmas nomenclaturas, margens e KPIs do cliente, garantindo um aprendizado realista e prático.

Principais ferramentas e tecnologias

Os projetos de gamificação da XL Consultoria utilizam simuladores online e offline. Os simuladores digitais são desenvolvidos em linguagens modernas e podem ser executados via tablet ou computador. Já os offline têm um apelo visual forte, com tabuleiros, fichas, apostilas e quizzes interativos.

A estrutura tecnológica também inclui algoritmos próprios programados em VBA, permitindo a customização das dinâmicas para diferentes perfis de varejo.

Investimento e retorno

O investimento na gamificação é dividido em duas partes:

  • Customização e desenvolvimento: Feita uma única vez, permitindo que o cliente tenha seu simulador personalizado.
  • Implementação e entrega: O custo varia conforme o número de sessões aplicadas para a equipe.

Casos de sucesso no setor supermercadista

Em 2024, a XL teve um ano promissor no segmento de treinamentos para supermercados. Entre os destaques estão:

  • ACATS (Associação Catarinense de Supermercadistas): Dois dias de treinamento para 40 gerentes e líderes de supermercados.
  • Grupo Cencosud: Desenvolvimento de simuladores para as bandeiras GBarbosa, Prezunic e Speed, impactando mais de 280 líderes.

Lima conta que no simulador desenvolvido para o Prezunic, os participantes sentam na cadeira do presidente e a todo momento lidam com decisões de investimentos. Com isso, vem a dúvida: ‘Será que é a hora certa de fazer esse investimento? E se eu esperar para a segunda jogada como isso se reflete no resultado? Será que tenho caixa suficiente pra isso? Vale a pena fazer determinadas apostas?’”

Essas simulações, segundo Lima, ajudam a entender como programas de fidelidade podem gerar maior retenção e crescimento.

“Eu costumo de dizer que o varejo vive de tráfego e ticket médio. Primeiro nós temos de trazer o “mamífero” (um termo que uso no momento do briefing do jogo, no início do primeiro dia) até a loja e, na sequência, rentabilizar o máximo aquele ticket. Por isso, as equipes que apostam em desenvolver programas de fidelidade tendem a sair na frente e alavancar mais rapidamente o número de clientes na sua loja.”

Outros benefícios: estoque e redução de desperdício

A tecnologia também é usada para auxiliar na gestão de estoque e redução de desperdícios. “O varejo tem margens apertadas. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar torneiras abertas que reduzem a lucratividade”, afirma.

Os participantes tomam decisões sobre equipe, treinamento, investimentos em software e outras variáveis que impactam diretamente a eficiência operacional e financeira. “Então comparamos os resultados entre as equipes e eles aprendem através da experiência própria.”

Dicas para implementar gamificação com sucesso

  • Tenha clareza da estratégia da sua empresa: “O que eu quero ser quando crescer?”.
  • Busque experiência prática: “Aprendemos a dirigir errando e acertando. O mesmo vale para treinamentos empresariais: por que, quando queremos treinar executivos que vivem numa rotina tão intensa como a do varejo, colocamos eles numa sala de hotel à meia luz com um professor passando 55 slides?”
  • Invista em pós-treinamento: “Se não houver acompanhamento, o treinamento será apenas um evento legal, mas sem impacto real”.

Para ele, a tendência é que se torne cada vez mais personalizada e integrada à inteligência artificial. “O maior desafio é reduzir a dependência de um facilitador humano. Estamos investindo em IA para oferecer feedbacks automáticos e tornar os simuladores ainda mais interativos”.

Novos formatos permitirão jornadas de aprendizado adaptativas, ajustando desafios conforme o desempenho do colaborador. “A gamificação e a IA estão se unindo para criar experiências personalizadas e baseadas em dados em tempo real”.

Por Publicado em: 29 de janeiro de 20250 Comentários