Dicas pra sua adega vender mais! Vinícola Garibaldi aponta principais hábitos dos consumidores do varejo

O mercado de vinhos no Brasil segue em crescimento e tem se consolidado como um setor promissor dentro do varejo. Atualmente, de 70% a 75% das vendas da bebida no país acontecem nos supermercados, tornando esse canal fundamental para a disseminação da cultura enológica entre os consumidores.
De acordo com Maiquel Vignatti, gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, algumas tendências têm se destacado no varejo. “Os espumantes nacionais estão ganhando espaço nas gôndolas durante todo o ano, e não apenas em datas comemorativas. Isso acontece porque eles possuem uma relação preço x qualidade muito favorável”, ressalta.
Outro movimento crescente, de acordo com o executivo, é a procura por bebidas com baixo teor alcoólico, impulsionadas pelo desejo dos consumidores por opções mais leves e refrescantes. “Além disso, vinhos brancos e tintos jovens, de perfil fresco e fácil consumo, seguem ganhando adeptos, especialmente em regiões de clima mais quente”, aponta Maiquel Vignatti.
Vignatti também destaca uma mudança importante no perfil dos consumidores de vinho no varejo. “Enquanto o consumo global da bebida recua, o Brasil se destaca como um dos poucos mercados em expansão. Atualmente, cerca de 50 milhões de brasileiros já consomem vinho regularmente, sendo que os jovens estão cada vez mais inseridos nesse universo. Eles preferem vinhos menos alcoólicos, espumantes doces e priorizam a conveniência”. Ao mesmo tempo, consumidores mais tradicionais estão migrando para vinhos mais leves, influenciados pelo clima, mas sem abandonar seus hábitos enológicos já estabelecidos.
Em termos de crescimento nas vendas, algumas categorias se sobressaem. “Os espumantes nacionais, especialmente os moscatéis, estão em ascensão, assim como os vinhos jovens de consumo rápido, com baixo teor alcoólico e perfil leve”, aponta Vignatti. Embora segmentos como vinhos orgânicos e veganos tenham ganhado espaço, seu impacto ainda é limitado dentro do mercado geral.
ESG – Vignatti destaca ainda uma crescente valorização de marcas que adotam práticas ESG (sustentabilidade ambiental, social e governança). “As empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade ganham relevância no mercado. No entanto, o consumidor ainda prioriza aspectos como características sensoriais e preço na decisão de compra”, explica.