Crise do arroz 2024: Embrapa quer aumentar variedade do grão. Saiba mais!

Arroz
Parceria pode estimular a produção de arroz no Brasil e diversificar as vendas

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, em parceria com a BASF pretende desenvolver uma solução para agricultura ampliando a variedade de arroz consumido no Brasil. A ideia é adaptar locais fora do Rio Grande do Sul para explorar o potencial agrículo de outras regiões do país. Atualmente, o Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção nacional do grão.

“Junto com a Embrapa, estamos dando mais um passo para revolucionar a rizicultura brasileira, oferecendo uma variedade que atende os produtores que enfrentam desafios de menor disponibilidade hídrica ao mesmo tempo que traz mais segurança no manejo de pragas nas lavouras”, afirma Graziela Morais, Gerente de Marketing Cultivos e Portfólio da BASF Soluções para Agricultura.

A nova variedade conta com uma melhora genética promovida pela Embrapa e uma tecnologia desenvolvida pela multinacional. Para a indústria, o cultivo dessa nova modalidade oferece um potencial de 65% de rendimento dos grãos durante o beneficiamento, permitindo que a maior parte da colheita chegue inteira ao empacotamento.

Após a notícia dessa expansão na variedade do arroz produzido no Brasil e em regiões de fora do Rio Grande do Sul, os olhos se voltaram para algumas das gigantes do grão no país. A Camil, uma das principais fornecedoras de arroz, fecha o trimestre com uma receita projetada de 3,1 bilhões de reais. Procurada, a Camil não se manifestou sobre o tema.

Por Publicado em: 29 de outubro de 20240 Comentários