Crianças influenciam compras no varejo? Confira pesquisa

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Varejistas podem explorar o “poder de compra” das crianças e adotar estratégias mais atrativas para o público infantil

Os supermercados vem percebendo com o passar dos anos que o mercado dos consumidores está passando por uma profunda transformação. No centro dessa mudança estão as crianças, que têm conquistado ainda mais relevância para a elaboração das estratégias de vendas e, atualmente, movimentando as grandes redes a pensarem em promoções para esse público.

Segundo uma pesquisa da Hibou, empresa focada em consumo, 82% dos brasileiros decidiram presentar as crianças no último 12 de outubro, Dia das Crianças. Essa realidade eleva a data comemorativa à um patamar similar ao que o Natal e o Dia das Mães representam para o setor.

O especialista em varejo, Erlon Labatut, pontua que o setor de supermercados percebeu uma dinâmica existente nos consumidores que vão “em família” fazer as compras na loja, “A gestão de categoria dessas lojas passou a considerar a opinião da criança, e reservou as gôndolas mais baixas para esse público, estimulando uma conexão com a criança e o produto”, afirmou.

Labatut ressalta que as seções com produtos atrativos para o público infantil, que apresentam itens como guloseimas, biscoitos recheados e chocolates, os posicionam na altura dos olhos permitindo uma proximidade com o esses “pequenos consumidores”. Assim, a criança consegue visualizar e pegar o produto que deseja na gôndola.

Para conquistar essa venda, os supermercados contam com o melhor aliado nessa estratégia: as crianças. Segundo a Consultora de Varejo da ASSERJ, Walquyria Majeveski, os varejistas podem desenvolver uma ambientação lúdica e atrativa para incentivar que os pais se lembrem de comprar guloseimas ou biscoitos para as crianças e, assim, deixá-las alegres com a ida ao mercado.

“É legal que os supermercados reorganizem o layout das lojas para dar mais acessibilidade às crianças, investindo além das ações promocionais, em experiência. Um trade bonito e vistoso sempre chama atenção desse público. Os pais também estão mais abertos a comprarem produtos por impulso, então ofertas como compre um leve dois, são sempre boas opções para esquentar as vendas”, explicou.

Vale ficar esperto e providenciar uma sutil mudança no layout da sua loja, visando algumas datas importantes como Black Friday e Natal, onde a família se reúne para procurar os melhores preços e realizar as compras juntos.

Por Publicado em: 14 de outubro de 20240 Comentários