Crescimento consistente no consumo de vinhos impulsiona adegas de supermercados
Cada vez mais o varejo está investindo em aumentar o mix de vinhos oferecidos nas adegas, além de serviços customizados
O Brasil tem conseguido manter um ritmo positivo para o consumo de vinhos nos últimos anos, é o que aponta o relatório global da OIV (Organização Internacional de Vinha e do Vinho), no último relatório sobre esse tema em 2023. O país ficou em 14º entre os 20 maiores consumidores da bebida no ano passado.
“O Brasil demonstra um crescimento consistente no consumo de vinhos ao longo dos anos, indicando um paladar cada vez mais sofisticado e um aumento da cultura do vinho entre os consumidores”, afirmou a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Nadja Heiderich.
A produção nacional de vinho tem tido um crescimento significativo após a pandemia mas não o suficiente para suprir a demanda interna, o que torna o país dependente das importações. Outro ponto trazido pela economista é a quase nula exportação de vinhos brasileiros, o que demonstra um hiperfoco no consumo interno dos produtores.
Esse cenário é considerado de déficit crônico, que é quando a balança comercial permanece desfavorável independente do que aconteça. “Essa situação pode ser explicada por diversos fatores, como a maior competitividade dos vinhos importados em termos de preço e variedade, além de barreiras comerciais e dificuldades logísticas para a exportação dos vinhos brasileiros”, explica Nadja.
Crescimento do consumo impulsiona varejo
A produção de vinho no Brasil cresceu 12% em relação ao ano anterior, com cerca de 3,6 milhões de hectolitros engarrafados. No consumo, o país teve outro crescimento notável de 11,6%, superando o patamar de 4 hectolitros consumidos. Ainda assim, os brasileiros são apenas o 3º maior mercado da América do Sul, atrás de Argentina e Chile.
O aumento no consumo significa um potencial caminho para aumentar as vendas nos supermercados. A economista Nadja Heiderech listou algumas excelentes oportunidades:
- Criação de Seções Especializadas: As seções de vinhos devem ser organizadas de forma clara e intuitiva, com destaque para os diferentes tipos de vinho, regiões produtoras e preços.
- Promoções e Degustações: A realização de promoções e degustações pode atrair novos clientes e aumentar as vendas.
- Parcerias com Produtores e Importadores: A criação de parcerias com produtores e importadores pode garantir um fornecimento constante de produtos exclusivos e com preços competitivos.
- Treinamento dos Vendedores: A realização de treinamentos regulares para os vendedores é fundamental para garantir que eles tenham um bom conhecimento sobre os vinhos e possam oferecer um atendimento de qualidade aos clientes.
- Marketing Digital: A utilização de ferramentas de marketing digital, como redes sociais e e-mail marketing, pode ajudar a divulgar os produtos e serviços oferecidos pelos supermercados.
Royal investe pesado na adega
No interior do Rio de Janeiro, o associado ASSERJ, Royal Supermercados se mantém como um dos grandes cases de sucesso na montagem das suas adegas de vinho. Ciente do crescimento no consumo da bebida entre os seus clientes, a marca resolveu investir pesado nessa categoria e já conta com 2 adegas de última geração em suas filiais, enquanto se prepara para dar início a construção da terceira.
Uma das grandes apostas do Royal é a adega subterrânea de 200 m² da unidade do Hipercenter, em Volta Redonda, e que é considerada um verdadeiro “tesouro” pelo supermercado, tendo como carro-chefe o seu poderoso mix de vinhos, espumantes e champanhes. “Temos a melhor adega do Brasil. Pode visitar, e me digam depois se é verdade”, afirmou Keisabro Chokyu durante a inauguração, em março.
O mix de vinhos é ofertado com produtos que harmonizam com a bebida como massas artesanais importadas da Itália e chocolates. O consumidor também pode experimentar, em doses, garrafas selecionadas pela equipe de sommelier disponível para o atendimento personalizado.