Fábio Queiróz na Exporio Turismo!

Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e uma das figuras mais influentes do setor supermercadista participou, neste sábado, 7 de junho, da mesa “Grandes Eventos”, ao lado de nomes de peso como Luis Justo, CEO do Rock in Rio, e Tatiana Zaccaro, diretora da GL Exhibitions, responsável pela Bienal do Livro. O painel foi mediado por Pedro Guimarães, presidente da Apresenta Rio, e aconteceu durante o ExpoRio Turismo 2025, o maior evento de turismo do Estado, realizado no Complexo Lagoa.
Responsável por revolucionar a SRE – Super Rio Expofood em um dos maiores eventos de negócios das Américas, Queiróz também é fundador do Conecta Varejo, iniciativa que inspirou a criação da Rio Innovation Week, da qual é cofundador.
Durante o bate-papo, os participantes debateram os desafios e inovações na realização de grandes eventos e compartilharam bastidores de suas experiências à frente de projetos que movimentam bilhões na economia criativa. Fábio Queiróz aproveitou o espaço para apresentar algumas das novidades previstas para a próxima edição da Rio Innovation Week, que acontecerá em agosto, com foco redobrado em tecnologia, inovação e transformação digital no varejo, na indústria e demais segmentos da sociedade.
“A Rio Innovation Week nasceu de uma visão de futuro. E hoje já é uma realidade consolidada no calendário global da inovação. A edição deste ano vai surpreender o público com experiências ainda mais imersivas e conectadas aos grandes desafios do nosso tempo. Teremos como palestrantes grandes nomes como o campeão da Fórmula 1 Sebastian Vettel, a liderança em inteligência artificial representada por John Maeda, vice-presidente da Microsoft, e Michelle Mandela, viúva de Nelson Mandela e importante ativista”, destacou Fábio Queiróz.
“A diversidade do evento é sua maior força. Trazemos desde grandes nomes do esporte, como Rebeca Andrade, até referências em tecnologia e inovação, como Peter Diamandis, fundador da Singularity University, além de ativistas reconhecidos mundialmente”, completou.
Ele também ressaltou o alcance do evento: “Distribuímos milhares de ingressos sociais e já garantimos um público superior a 200 mil pessoas só na abertura. Isso mostra a força e o impacto da Rio Innovation Week.”
Bienal do Livro também terá novidades
Tatiana Zaccaro, diretora da GL Exhibitions, responsável pela organização da Bienal do Livro, revelou que a edição de 2025 chega com um novo conceito: o Book Park, que transformará o evento em um verdadeiro parque literário interativo. Entre as atrações inéditas estão a roda-gigante “Leitura nas Alturas”, o Labirinto de Histórias e um Escape Room inspirado em clássicos da literatura. A edição deste ano aposta na experiência sensorial para atrair públicos de todas as idades.
A estrutura do evento, segundo a executiva, foi ampliada para 120 mil m², com cinco pavilhões no Riocentro e novos espaços como a Praça Além da Página, o Palco Apoteose e o Artists Alley.
“Sustentabilidade, inovação e inclusão também estão no centro da programação, que celebra o reconhecimento do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro pela UNESCO. A Bienal deste ano é uma grande celebração da leitura como experiência sensorial e coletiva. Queremos que o público se emocione, descubra, interaja e viva a literatura de forma completamente nova”, afirma Tatiana Zaccaro.
Rio de Janeiro ganhará o maior complexo de entretenimento da América Latina
Luis Justo, CEO do Rock in Rio, anunciou que a cidade ganhará um novo espaço para grandes eventos: o Projeto Imagine, idealizado por Roberto Medina, fundador do festival. Localizado no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o espaço será uma verdadeira “cidade do entretenimento”, com 385 mil m² e capacidade para receber até 100 mil pessoas por dia.
O projeto prevê anfiteatro para 40 mil pessoas, parque temático, resort, museus, espaço gamer, arenas multiuso e uma área dedicada à memória do Rock in Rio, além de infraestrutura de mobilidade com VLT, teleférico e transporte aquaviário. Com investimento estimado em R$ 1,3 bilhão, a expectativa é movimentar R$ 9,2 bilhões na economia e gerar cerca de 140 mil empregos já no primeiro ano de operação.
“O Imagine nasce com o propósito de ser um catalisador de sonhos. Vai muito além de um espaço físico — será uma plataforma de experiências, inovação e encontros culturais. Vamos consolidar o Rio como referência mundial em entretenimento, conectando música, tecnologia, arte, educação e sustentabilidade”, ressaltou Luis Justo.