Conselho Diretor é realizado com casa cheia!

Com a presença maciça dos conselheiros, a ASSERJ realizou, nesta quarta-feira (30), a 9ª reunião do Conselho Diretor, no Hotel  Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. Empresários das redes Prezunic, Mundial, Supermarket, Zona Sul, Redeconomia, Multi Market, Bramil, Casa do Sabão, Grand Marché, Maringá, entre outros, participaram ativamente do encontro de troca de experiências e boas práticas do varejo supermercadista.

Logo na abertura, o presidente Fábio Queiróz falou sobre a renovação do convênio com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para recolhimento de resíduos sólidos e óleo de cozinha. Ele explicou que o convênio é individual, por CNPJ. “Não basta cadastrar a rede, é preciso registrar cada filial, e quem não aderir ao convênio poderá ser multado”, avisou informando que os associados que tiverem dúvidas devem procurar a Associação que dará toda a orientação. Fábio Queiróz reforçou a importância de incentivar o consumidor a aderir ao projeto levando os resíduos para descarte.

Assuntos relevantes como movimentação de mercado, aquisições e falsificação de produtos também estiveram na pauta da reunião. Como medida preventiva da séria questão da falsificação de alimentos e artigos, como ocorrido recentemente com o azeite e sabão em pó, a ASSERJ disponibilizará um tutorial para os conselheiros com todos os detalhes e elementos para reconhecer a autenticidade do produto.

No que diz respeito à empregabilidade no setor, o presidente reiterou a disponibilidade de militares treinados e qualificados egressos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que mantém convênio com a ASSERJ para inserção no mercado de trabalho. O conselheiro e CEO do Multi Market, André Portes, ministra cursos no Comando-Geral do CFN e afirmou que “muitos trabalharam no preparo de pães, carnes e possuem prática profissional além das competências e valores morais próprios da carreira militar como disciplina, organização, determinação, ética e integridade. Um contingente interessante para os supermercados”.

No aguardado momento de parceria com  a indústria, a ASSERJ Experience, três empresas fizeram apresentações para os empresários das 30 maiores redes de supermercados fluminenses.

A gigante global de alimentos Nestlé, representada pelo gerente executivo Flávio Pires, aposta na realização contínua de campanhas nos supermercados com distribuição de prêmios e sorteios para aquecer as vendas. “Acreditamos que essa estratégia ajuda não só na construção da marca, mas principalmente, o que nos interessa, é sell out (vender para fora). O objetivo é manter a conexão diária com os clientes. Quanto mais pontos de venda, melhor”, explica Flávio. O mote da campanha “Nestlé faz bem ganhar toda hora” traduz essa ideia de aumentar o contato no dia a dia. O executivo também falou, com orgulho, da contratação de 775 funcionários 60+ para trabalhar nas campanhas. “O turnover é zero e eles rendem muito bem no SAC ou como fiscal de loja e operador(a) de caixa, por exemplo”, disse.

O sócio da Comerc Energia, José Costa Neto, apresentou as soluções corporativas em energia limpa. Fundada em 2001, a partir da criação do mercado livre, a empresa evoluiu, uniu-se ao Grupo Perfin, de energia solar, e já com capital aberto, hoje pertence ao grupo Vibra (ex-BR Distribuidora). Projetos de eficiência para a redução do consumo de luz elétrica, placas solares e telemetria (sistema centralizado para analisar oportunidades de economia no consumo de água, gás e energia) fazem parte do portfólio da empresa.

Fechando as apresentações, o time da Cremer, liderado pelo diretor geral da Viveo/Cremer, Renan Hervelha, detalhou os produtos e os resultados da empresa, que comemora o faturamento de R$ 12 bilhões. Com linhas essenciais como primeiros socorros, higiene e proteção, EPI e cuidados infantis, a Cremer conquistou a liderança na venda de lenços umedecidos, com a linha Piquitucho. Renan também mostrou dados do desempenho da empresa e presenteou os conselheiros com os produtos Cremer.

Na sequência, o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, apresentou os números da inflação, comentou a disparada do dólar e explicou por que o preço do café subiu e seguirá com tendência de alta: “O produto está subindo porque os chineses, tradicionais consumidores de chá, descobriram o café assim como os povos árabes. A China chega a comprar safras inteiras do Brasil, o que gera pressão no mercado interno. O preço não vai ceder tão cedo”, pontuou.

Para finalizar com chave de ouro, o presidente Fábio Queiróz confirmou a realização da festa CONFRA, na última semana de novembro.

A  ASSERJ agradece a presença de todos e deseja boas vendas!

Por Publicado em: 30 de outubro de 20240 Comentários