Confiança do consumidor registra a primeira alta no ano. Como ficam os supermercados?

A confiança dos consumidores brasileiros apresentou uma leve recuperação em março, interrompendo uma sequência de três quedas consecutivas, conforme apontam dados divulgados nesta terça-feira (25) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV registrou um aumento de 0,7 ponto no mês, alcançando 84,3 pontos.

“Após três recuos consecutivos, a leve alta na confiança do consumidor em março representa um ajuste no indicador, que ainda se mantém em patamar pessimista. Esse resultado positivo foi impulsionado por uma melhora na percepção da situação atual, observada apenas entre os consumidores de maior renda”, explicou Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

“Já entre os consumidores das demais faixas de renda, a confiança continuou em queda, evidenciando o desconforto causado pela inflação dos alimentos e pelos juros elevados, que impactam negativamente a situação financeira das famílias”, acrescentou a economista.

Contudo, consultor econômico da consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, ressalta que os dados anunciados ainda apontam que o pessimismo permanece entre os consumidores, com melhora na margem para os de alta renda. “Sinal de que o comércio não deve performar esse ano como em 2024. Mas o setor de supermercado, como comércio de bens essenciais, deve ser menos impactado”, explica.

Por Publicado em: 26 de março de 20250 Comentários