Conecta Varejo apresentou um painel sobre como converter dados de consumo em lucro. Vem ver!

Painel era um dos mais esperados no segundo dia do Rio Innovation Week 2024

Com as cadeiras lotadas e parte do público em pé, o painel “Monetização inteligente: convertendo dados em lucros” do palco Conecta Varejo Grupo Boticário | Rio Innovation Week 2024 apresentou cases de sucesso realizados pela Newtail com o Zona Sul Supermercados e a Better Drinks, para mostrar que é possível gerar lucros com dados de consumo.

“Nos dias de hoje, não tem como se sustentar apenas com a venda. É preciso entender que a receita pode e deve encontrar novas rentabilidades. Certamente você já ouviram a expressão que ‘Os dados são o novo petróleo'”, indagou o CEO da Newtail, Gabriel Monteiro.

E esse grande banco de dados está na posse do varejo, afinal, segundo números trazidos pela Newtail, cerca de 55% das ações de trade capitaneadas pela indústria fracassam por não cativar o cliente e motivar a compra no ponto de venda (PDV), uma vez que foram feitas sem a exatidão dos dados existentes do consumo dos clientes dos supermercados.

“Isso muda quando colocamos o cliente dentro da decisão. Foi com o uso de dados que construímos ações que fizeram o produto ter valor, e com valor a indústria paga e o cliente compra. No fim, é preciso que seja um ganha-ganha para a indústria com as vendas, com o varejo na geração de valor e com o consumidor com a experiência da compra”, explicou Alexandre Loureiro, diretor de tecnologia do Zona Sul Supermercados.

“Cada vez mais, a indústria que busca os dados dos consumidores consegue sair na frente dos demais, quando ele entende o público que compra o seu produto, e também o porquê de determinado público preferir não comprar”, afirmou Daniel Mota, sócio-diretor Comercial da Better Drinks.

Centralizar as pesquisas

Para entender melhor o perfil do consumidor, os palestrantes concordaram com a afirmação de que não é necessário realizar muitas pesquisas para ter esse entendimento. Apesar da dificuldade na fragmentação dos números disponíveis no mercado, “é possível entender um pouco do perfil do consumidor apenas com uma simples estratégia de CRM”, esclareceu Gabriel Monteiro.

Em um dos cases apresentados, Daniel Mota explicou a forma como descobriu que os shoppers que mais interagem com o Chá Mate da marca não eram consumidores do produto. “Vimos que os principais clientes das lojas que interagiam com o nosso produto era consumidores de energético, de outras bebidas, mas não de chá. E saber disso, nos obrigou a revisar a estratégia de comunicação”, afirmou.

Por Publicado em: 14 de agosto de 20240 Comentários