Com apoio da ASSERJ, SA+ Trade realiza workshop. Confira tudo aqui!

ASSERJ
Evento reuniu importantes vozes do trade marketing nacional para uma tarde de conhecimento e networking

Aconteceu no Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (22), o evento Workshop Trade da SA+ Varejo, que contou com o apoio da Asserj, no auditório do condomínio da Associação, e que reuniu figuras importantes do trade marketing brasileiro para discutir cases de sucesso, tendências do setor e como aproximar o varejo da indústria.

O evento teve como temática central o uso do retail media. Bruna Fallani, consultora de varejo e fundadora da Shopper 2B, primeira palestrante, abordou a importância de conciliar uma estratégia de CRM com uma boa política de pós-venda, ressaltando a era da experiência que o varejo vive atualmente. “Precisamos reavaliar a necessidade de compra do consumidor. O sucesso do Customer Experience, ou da jornada de experiência do cliente é um equilíbrio entre três etapas: emoção, que gera o sucesso da venda, que recompensa o esforço da estratégia”, afirmou.

Em seguida, Dario Gohda, sócio-diretor da Varejo Ads, apresentou a ideia de que o “varejo é mídia”, uma visão mais apurada do retail media, mas que conversa com o público da mesma maneira. “Atualmente, os supermercados são vistos como centros de audiência”, explicou, ao defender que a nova forma de monetização do varejo permite um aumento da margem de lucro apertada.

“Antes, os supermercados não imaginavam conseguir competir de igual para igual e, em alguns casos, até vantajosamente, contra a grande mídia. É além de uma receita adicional, é a independência que o setor procura para negociar com a indústria”, afirmou. Para Gohda, o retail media tem a capacidade de entregar para a indústria uma assertividade maior no trato dos dados do cliente.

Quem também falou nesse sentido foi o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, que ressaltou a importância do bom relacionamento entre a indústria e o varejo com o retail media, e a força da comunicação desse conceito com todas as camadas e destacou que o termo mídia no varejo, apresentado por Gohda, aproxima ainda mais o conceito do nosso povo e realidade, afinal, somos um povo simples. “O nosso povo é um povo simples, não adianta. Sempre foi simplicidade”, afirmou.

A Haribo apresentou seus diversos cases de sucesso do Brasil, passando pela história da empresa centenária de origem alemã e que é a 8ª maior produtora de balas de gelatina no mundo. Um ponto importante dessa apresentação foi a informação de que as ações de trade marketing realizadas em 2024 garantiram até 63% de conversão de venda.

Em seguida, Eduardo Jaime, CEO da SA+ Varejo apresentou um compilado de tendências para o trade marketing em 2025 e o que impulsionou o tema em 2024. Segundo o executivo, 85% do varejo não tem uma área de tarde orgânica e estruturada, preferindo delegar essa função para outros departamentos como marketing e comercial.

“Esse é um erro que tende a começar a mudar no ano que vem. As empresas de varejo perceberam que esse é um setor que merece atuar com liberdade e investimento para converter leads em vendas e impulsionar o negócio”, destacou Eduardo Jaime.

A Motorola apresentou um vasto portfólio de soluções tecnológicas para operacionalizar o varejo. Com ferramentas que se estendem desde simples tablets até computadores específicos para cálculos mais apurados. A megamídia também apresentou suas opções para o público do Workshop Trade, com cases de sucesso no setor supermercadista fluminense, em especial em lojas do Supermarket, Multi Market, Bramil e Princesa.

Ao final, Fabio Acayaba, head de estratégia da Neogrid, destacou como o trade marketing pode fazer a diferença na composição da estratégia comercial do varejo com a indústria, “Ao definir como o Trade vai operar dentro do seu negócio é um fator crucial para o sucesso, principalmente, porque você tem em mãos uma ferramenta com um alto poder de rendimento, de provocar experiência e de fidelização do cliente”, afirmou.

Associados da ASSERJ prestigiam o evento

Estiveram presentes no evento diversos associados da ASSERJ. Cerca de 100 convidados lotaram o auditório para prestigiar o encontro. Gerentes de setores do marketing, compras e trade, e até representantes da indústria que desejam estreitar laços com os supermercadista marcaram presença.

“Mais uma vez a ASSERJ fez um golaço apoiando esse evento da SA+ Varejo, que busca ajudar o nosso setor trazendo conhecimento, network, incentivando que busquemos novas formas de atuar no trade marketing”, afirmou Rafael Adonai, gerente de marketing do Adonai Supermercado.

O CEO do Supermarket, Guilherme Monnerat, também comentou sobre o evento, “É muito importante impulsionar o setor de trade marketing nas lojas, e certamente, com o que aprendemos aqui, o Supermarket estará ainda mais preparado nessa área para 2025”.

O presidente do Conselho Diretor da ASSERJ, Genival Beserra, parabenizou o evento de trade, “É com muito gosto que estivemos aqui hoje aprendendo, entendendo mais sobre o trade marketing e como é importante adotá-lo dentro das nossas lojas”, declarou.

Por Publicado em: 22 de outubro de 20240 Comentários