Carrefour vai fechar 16 lojas em Belo Horizonte e devolver imóveis alugados ao grupo DMA

O Grupo Carrefour anunciou que vai fechar 16 lojas em Belo Horizonte e devolver os imóveis alugados ao grupo DMA, concorrente local que é dono das marcas Epa, Mineirão e Brasil Atacarejo. A operação foi aprovada pela Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no último dia 10 e deve ocorrer em 15 dias, se não houver discordância entre os conselheiros e algum deles levar o caso ao tribunal. Como a operação é de baixa complexidade, não é preciso julgamento, apenas o parecer da Superintendência Geral do Cade. Os valores envolvidos no processo estão em sigilo.

Com a venda, o grupo francês deixa de ter lojas físicas na capital mineira. Das 16 unidades a serem fechadas pelo Carrefour no Estado, 15 estão na capital, sendo três no Centro, duas no Sion e duas no Funcionários, e uma em cada um dos seguintes bairros: Cidade Jardim, Coração Eucarístico, Floresta, Gutierrez, Nova Suíça, São Luiz, Carlos Prates e Santo Agostinho. O último imóvel a ser devolvido para a DMA está localizado no bairro Bela Vista, na cidade de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Uma longa discussão judicial envolvendo o contrato de locação será encerrada com a devolução das unidades. No parecer, a Superintendência Geral do Cade diz que o intuito das partes é “encerrar o litígio entre si, estabelecendo uma adequação dos interesses comerciais”. A operação, segundo o Cade, não acarreta prejuízos concorrenciais e o DMA ficará com uma participação no mercado entre 20% e 50%.

Vale destacar que todas as lojas, apesar de pertencerem à companhia francesa, operam com a marca do Supernosso. Isso porque, em 2019, foi firmado um acordo entre os grupos para conversão das lojas do Carrefour “Bairro” para a bandeira da rede mineira.

 

 

Por Publicado em: 17 de outubro de 20230 Comentários