NRF 2025: Supermercados apostam em personalização e preços baixos para impulsionar vendas

A 115ª edição deste ano da NRF Retail’s Big Show trouxe uma energia renovada. Diferentemente dos últimos anos, onde o foco era mais operacional, a atmosfera agora da maior feira de varejo do mundo, que está acontecendo no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York (EUA), é construtiva, inovadora e centrada no cliente. Não se trata apenas de tecnologia, mas de uma inovação prática, que alia planejamento estratégico à experiência do consumidor.
Além disso, as mudanças políticas nos Estados Unidos não abalaram as projeções de crescimento do setor, que deve registrar um aumento de 1% no número de funcionários e 3% nas vendas brutas. Segundo Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ, a hiperpersonalização da experiência do cliente e os preços competitivos são os principais focos das empresas para impulsionar as vendas.
Confira os principais destaques do segundo dia de evento:
Planejamento e visão de futuro
O estilista americano Tommy Hilfiger destacou a importância de ter clareza sobre os próximos passos de uma empresa. Ele afirmou: “Se pergunto ao meu time qual é o próximo passo e eles não sabem responder, estamos perdidos”. E trouxe uma reflexão: Será que sua equipe tem clareza sobre os próximos passos e objetivos estratégicos?
E mais: ele sugeriu que os profissionais saiam da caixinha e busquem inspirações fora do seu segmento. Muitas vezes, ideias e conceitos de ações de um segmento diferente, podem ser aplicadas ao seu negócio. E isso é genial!
Turnaround da Best Buy
A presidente da multinacional de eletrônicos americana Best Buy compartilhou a transformação da empresa após os desafios impostos pela pandemia e pela concorrência do e-commerce. Entre as estratégias estão:
- Transformaram as lojas em pontos de experiência tecnológica;
- Ampliaram o portfólio com soluções práticas e gadgets diversos;
- Reforçaram o compromisso de ajudar as pessoas a otimizar seu dia a dia por meio da tecnologia.
- A americana destacou ainda que foram implementadas pesquisas personalizadas para entender as necessidades dos funcionários, criando benefícios customizados que fortaleceram a conexão interna.
Case da Target
A gigante do varejo americano Target brilhou com inovações em diversas frentes, e falou, entre outros pontos, sobre:
- Marcas próprias para todas as gerações: desenvolveram produtos exclusivos para bebês, crianças, jovens e adultos;
- Superação da pandemia: ofertas diferenciadas e engajamento com o cliente foram a chave;
- Aplicativo intuitivo que permite compras, devoluções e atualização de estoques em tempo real;
- Atendimento sem fricções, integrando o físico e o digital de maneira exemplar.
Experiência em Lojas Físicas: Lego e IKEA
As gigantes Lego e IKEA são benchmarks em criar experiências que transformam o varejo físico.
A IKEA, que tradicionalmente precisava de grandes espaços com mais de 40 mil m² para expor seus produtos e estoque, está aproveitando o formato Omnichannel para transformar lojas menores em grandes showrooms nos centros urbanos.
O cliente experimenta os produtos na loja, mas recebe em casa com rapidez, destravando uma nova frente de negócios para a marca.
Ou seja: a experiência em loja já não é uma opção. Serviço, qualidade e conexão com o cliente são indispensáveis para o varejo físico continuar relevante.
Whole Foods: propósito como diferencial
A rede de supermercados multinacional americana que comercializa produtos naturais, orgânicos ou sem conservantes apresentou um forte case de comprometimento com seu propósito, focando no desenvolvimento de fornecedores locais e na procedência dos produtos.
Nos últimos cinco anos, descadastraram mais de 10 mil itens por não cumprirem suas políticas de qualidade e sustentabilidade, e passaram a garantir alimentos orgânicos, proteínas rastreadas e práticas que respeitam o meio ambiente e o bem-estar animal.
“Varejo e indústrias devem atuar juntos para impactar o cliente”
Durante sua participação na NRF, Fábio Queiróz destacou importantes insights sobre o setor supermercadista: “O que eu vi até agora na NRF é que as mudanças políticas e a posse do Trump não afetaram a previsão de crescimento dos supermercados norte-americanos. Os formatos onde o preço reina estão no centro das atenções, com muitos descontos para atrair clientes. Mesmo assim, há uma previsão de crescimento também para os formatos de conveniência. O consumidor quer ser atendido de forma super personalizada, e vai ganhar o jogo quem usar as melhores técnicas de CRM transformando isso em vendas. Claro que tem uma mídia; para mim, essa é a grande sacada da NRF. Como a gente vem falando, a união entre supermercadistas e indústrias é essencial. Varejo e indústrias devem atuar juntos para impactar o cliente com super personalização no ponto de venda, no ato de tomada de decisão da compra, no último estágio do funil.”
Qual é o próximo passo estratégico da sua empresa? Sua equipe está alinhada?
Os insights da NRF 2025 nos desafiam a repensar o varejo com base em estratégias sólidas, experiências memoráveis e um propósito bem definido. O futuro é de quem inova com foco e conexão. Vamos juntos, associados!