Carnaval poderá movimentar até R$ 9 bilhões em vendas
Cenário de queda no preço dos alimentos aumenta expectativa por ‘boom’ nas vendas de supermercados para o Carnaval 2024.
As vendas de supermercados no Rio de Janeiro cresceram cerca de 5,5%, contando com o desconto da inflação, em 2023, apontou o estudo da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quarta-feira, 7.
Foi a maior taxa de crescimento desde 2010, superando a média brasileira de 4,1% e se colocando como o terceiro melhor índice do país, sendo superado apenas pelas vendas no Ceará (16,1%) e Minas Gerais (7,7%).
“Estamos vivendo um bom crescimento econômico no estado, a expansão do varejo supermercadista vem caminhando em um ritmo bom desde 2023 e em 2024, as expectativas são as melhores possíveis”, afirmou Fábio Queiroz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo um levantamento da Confederação da Nacional do Comércio (CNC), são esperadas movimentações de até R$ 9 bilhões apenas nas datas do Carnaval de 2024. O maior número desde a pandemia de covid-19, o que pode significar em um crescimento de 10% ao ano, pela primeira vez.
Segundo os analistas, o setor do varejo de supermercados terá um vento positivo em 2024, impulsionado pelas procura de bebidas alcóolicas e não alcóolicas, motivados pelos consumo pronto, aqueles em que os consumidores dão preferência as bebidas geladas nos freezers dos estabelecimentos, e itens de revenda.
Com a tendência de queda no preço dos alimentos e bebidas para os principais produtos consumidos no Carnaval, o consumo deverá ganhar força nas grandes praças, entre elas, o Rio de Janeiro, palco dos principais festejos do país.