Cariocas pretendem comer em casa neste Carnaval. Sua loja está pronta para atender a essa demanda?

O Carnaval é uma das datas mais celebradas e aguardadas no Rio, alavancando o turismo, a economia e as vendas nos supermercados, que reforçam os estoques. Uma pesquisa da ASSERJ revelou que quase metade dos cariocas (49,7%) pretende se alimentar em casa durante o Carnaval.

Outros 39,3% dos pesquisados devem optar por fazer parte da alimentação em casa e outra com lanches rápidos na rua. Apenas 11% afirmaram preferir comer na rua. “Durante o Carnaval, mais foliões pretendem se alimentar em casa, impacto direto do valor mais elevado das refeições fora do lar”, revela Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

Falando em preferências, uma tradição do Carnaval, a feijoada, perdeu o posto entre os moradores da cidade do Rio. O levantamento mostrou que, além de comer em casa, os 42,8% dos foliões querem fazer refeições mais leves, como salada e alguma proteína. Para 36,5%, o churrasco com carne, frango e linguiça será a opção principal. Cerca de 13,5% vão optar pela praticidade, com alimentos congelados e de fácil preparo. A feijoada só deve entrar no cardápio de 8,2% dos cariocas.

“Vale destacar que os cariocas também estão mais conscientes e vão dar preferência para comidas mais leves, como saladas e proteínas, provavelmente impactados com o surto de calor que a cidade vem enfrentando. Saudabilidade está na pauta dos cariocas e os supermercados estão preparados para atender a essa demanda”, comenta Queiróz.

Já quando o assunto é a bebida alcoólica, para maiores de 18 anos, a cerveja é a escolha principal de 59,4% dos pesquisados. Seguido pelas bebidas destiladas (vodca, cachaça, entre outras) com 25,5%. Vinhos e espumante só entrarão nas compras de 15,1% dos foliões neste Carnaval. Quando questionados sobre quais bebidas não alcoólicas são a preferência da família, a liderança ficou com os refrigerantes (37,7%), seguido pela água (34,3%) e pelos sucos (28%).

Sobre a ida aos supermercados para abastecer a despensa e se preparar para a folia, os cariocas estão divididos. Para 50,6% dos entrevistados, a visita ao supermercado deve ocorrer mais em cima da hora. Outros 49,4% já planejaram previamente suas compras de Carnaval.

E você, associado, está preparado para atender a essa demanda?

Por Publicado em: 27 de fevereiro de 20250 Comentários