ASSERJ promove capacitação para o time de Comunicação e Marketing

Investindo na formação continuada dos colaboradores, a ASSERJ realiza periodicamente treinamentos e workshops para capacitação dos times. No dia 2 de setembro, foi realizada a palestra Marcas Próprias para o Varejo para a equipe de Comunicação e Marketing, com o cofundador e vice-presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), professor Marco Quintarelli.

Na abertura da palestra, Quintarelli apresentou as motivações de compra do consumidor (prazer, saúde, bem-estar, conveniência, conectividade e ética) e explicou a diferenciação competitiva da aposta em marcas próprias.

Por definição, marca própria (MP) é o “serviço ou produto fabricado, beneficiado, processado e embalado para uma organização que detém o controle e a distribuição da marca, que pode levar ou não o nome desta”, afirma.

Os benefícios da MP, segundo ele, são inúmeros e perpassam os três principais pilares do varejo. Para o fabricante/indústria, o investimento é menor porque já existe a infraestrutura, a relação com o distribuidor se fortalece, a produção tem destino garantido, aumenta a capacidade de produção e funciona como uma barreira de entrada para os concorrentes. Para o detentor da marca (varejistas, atacadistas e distribuidores) é possível ter o controle do negócio na gôndola, aumentar a rentabilidade da categoria, a venda da categoria e a fidelidade, fortalecendo a imagem; negociar melhor com outros fornecedores e se diferenciar da concorrência. Para o consumidor, os ganhos são: maior opção de produtos, muitas vezes, com preços 20% mais baratos do que as marcas de referência, melhor relação custo benefício e acesso à nova geração de produtos e a novas tecnologias.

Uma vez definida a escolha pela MP é preciso pensar na melhor estratégia a ser adotada: usar o nome da bandeira ou criar marca exclusiva ou fantasia? Além disso, o que o mercado busca? Preço e competitividade ou diferenciação e inovação? Analisar o cenário e planejar muito bem todas as etapas farão toda a diferença para o sucesso da MP.

Segundo dados da ABMAPRO – NilsenICQ/Horus, o faturamento dos produtos de marca própria no varejo alimentar alcançou R$ 15 bilhões no Brasil, em 2022, o que representa uma boa oportunidade.

Marco Quintarelli finaliza com dicas para quem pensa em desenvolver um projeto de MP. “É fundamental ter em mente que está sendo criada uma nova unidade de negócios que exige independência de gestão; união e conexão com todos departamentos da empresa; processos decisórios definidos; comprometimento de todos os níveis da empresa e de toda a cadeia de criação, produção e abastecimento”, ensina.

Não perca a próxima edição da Revista Super Negócios, que trará na coluna Gestão Eficiente, Lucro Certo uma reportagem sobre MP!

Por Publicado em: 4 de setembro de 20240 Comentários