Análise do especialista em varejo Marcos Rabstein para iniciar 2025 com pé direito!
A falta de treinamento, estruturação e investimento em tecnologia são problemas recorrentes no varejo supermercadista, segundo o especialista em gestão de pessoas, logística, perdas e vendas, Marcos Rabstein, da M2All.
Conhecido como um “médico das empresas”, Rabstein atua identificando e solucionando dores organizacionais. Em conversa com a ASSERJ, ele destacou que os desafios mais comuns no setor incluem a escassez de treinamentos, especialmente em redes de médio e pequeno porte, e a carência de uma gestão estratégica bem estruturada, como planos de cargos, salários e desenvolvimento de pessoas.
Outro ponto crítico mencionado é a falta de organização nas lojas, principalmente na gestão de produtos por categoria. “As lojas precisam melhorar a exposição de seus produtos e investir em merchandising sensorial — visual, olfativo, degustativo, auditivo e tátil — para criar maior impulso de compra nos clientes”, observa Rabstein.
O papel da tecnologia
Rabstein também chama a atenção para a importância da tecnologia como aliada estratégica. Ferramentas como o CRM permitem detalhar perfis de clientes, analisar o giro de produtos e gerar informações essenciais sobre custos, margens e vendas.
“A área de TI não é minha especialidade, mas percebo lacunas de informações gerenciais que dificultam a tomada de decisão. É indispensável que os supermercados adotem as melhores ferramentas tecnológicas para otimizar seus resultados”, afirma.
“Sem ferramentas de inteligência de mercado você não percebe oportunidades e ameaças nem enxerga suas fraquezas ou fortalece as suas forças”, conclui.
Aproveitando o início de ano, que tal implementar os pontos destacados pelo especialista na sua loja?