A ASSERJ compartilha algumas lições da NRF 2025 para você se inspirar
O maior evento global de varejo termina hoje no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova Iorque (EUA), com a sensação de dever cumprido e muitas lições. Foram três dias intensos de trocas e aprendizados, na NRF 2025, onde líderes visionários de empresas globais compartilharam estratégias e conceitos contemporâneos que vão transformar o setor.
Apresentamos os principais temas que serão tendência nos próximos anos:
- O varejo como agente da transformação social
Cada vez mais, o setor se consolida como agente transformador e inclusivo ao investir na qualificação de pessoas e fomentar oportunidades de trabalho e renda. Um bom exemplo presenciado no último dia, durante a celebração dos 10 anos da NRF Foundation, foi a arrecadação de mais de US$ 2,7 milhões para capacitar jovens e profissionais em transição de carreira.
A nossa ASSOCIAÇÃO, por meio da Escola ASSERJ, alinhada à missão de servir, incentiva o aprendizado e, em 2024, contabilizou mais de 2.000 inscritos em dezenas de turmas de cursos especializados. E em 2025, teremos muitas novidades para a formação continuada de colaboradores dos associados ou interessados no setor.
- Experiências transformadoras no varejo físico
Líderes da IKEA e da LEGO exemplificaram a evolução do varejo físico com experiências imersivas e memoráveis. Lojas que funcionam como destinos interativos, combinando hiperpersonalização, tecnologia e conexão emocional, estão redefinindo o papel dos espaços, sem esquecer do omnichannel. Afinal, é o cliente poder escolher comprar pelo site e buscar na loja somando as experiências ou até mesmo comprar na loja e receber o produto em casa com uma super agilidade.
- Ludicidade como pilar estratégico
Cassandra Napoli, head de marketing & eventos da WGSN, apresentou uma perspectiva inovadora sobre o papel do brincar no varejo. A ludicidade não é apenas uma fonte de entretenimento, mas um motor de bem-estar, inclusão e criatividade. Transformar momentos cotidianos em experiências lúdicas pode fortalecer a conexão emocional entre consumidores e marcas. Nossos associados Zona Sul e Empório Farinha Pura utilizam essa estratégia com sucesso oferecendo espaços lúdicos para crianças.
- Tecnologia sábia e humanizada
A inteligência artificial foi amplamente abordada como uma ferramenta transformadora, mas é preciso ter equilíbrio e transparência. Marcas como a Best Buy demonstraram como integrar tecnologia à experiência do cliente, mantendo a conexão humana como prioridade, proporcionando um atendimento mais personalizado e empático.
As palestras da NRF 2025 reforçaram que o sucesso no varejo contemporâneo vai além da simples oferta de produtos ou serviços. A verdadeira diferenciação está na habilidade de proporcionar experiências significativas, fomentar a inclusão e implementar inovações que atendam às demandas dos consumidores e do meio ambiente. Marcas que operam com propósito, autenticidade e resiliência não apenas se adaptam às transformações, mas também desempenham um papel fundamental na construção de um futuro inspirador e impactante.