Comitiva da ALAS visita associados da ASSERJ; vem saber como foi

A ASSERJ organizou uma visita técnica a duas unidades de supermercados associados: Guanabara Barra da Tijuca e Supermarket Via Parque, do Grupo Barra Oeste. A iniciativa, parte da 35ª edição da SRE Super Rio Expofood, contou com a participação de uma comitiva de 80 pessoas da Associação das Américas de Supermercados (ALAS), a maior já recebida pela ASSERJ. Para melhor aproveitamento da experiência, o grupo foi dividido em duas partes.

As filiais escolhidas apresentam características distintas: a unidade do Supermarket atende aos públicos A e B e está localizada em uma ampla área do Shopping Via Parque, enquanto o Guanabara possui uma estrutura de loja de rua com um centro comercial no subsolo e um estacionamento com 100 vagas, equipado com sensores para sinalização de disponibilidade.

Guillermo Rey, diretor-executivo do Supermercados Frigo, do Uruguai, e segundo vice-presidente da ALAS, liderou uma das comitivas de associados supermercadistas de países como Colômbia, Paraguai e Chile, entre outros. Durante a visita, ele destacou a qualidade dos alimentos de fabricação própria na padaria e comparou a rede que dirige aos melhores supermercados brasileiros: “A estrutura e variedade de produtos são ótimas. Nossa rede também é de alto padrão e não deixa a desejar frente aos supermercados fluminenses”.

No Supermarket Via Parque, o gerente geral Carlos Silva ressaltou que a rede é a maior do estado, com 152 lojas. “Essa unidade foi planejada de acordo com a jornada do cliente. É a primeira a contar com uma área de restaurante, servindo café da manhã, almoço, lanche da tarde e pizzas à noite”, explicou. Entre os destaques apresentados, estava o pão de fermentação natural, que foi degustado e aprovado pelos integrantes da comitiva, além de produtos hortifruti processados, que contribuem para um ticket médio maior em comparação aos itens in natura.

Silva também ressaltou a diversidade da adega, com 650 rótulos de diversos países, dando ênfase aos vinhos portugueses, em razão da origem dos sócios da rede. “Os clientes contam com um sommelier digital para auxiliar na escolha do vinho ideal”, contou. Além disso, ele apresentou as soluções de retail media, com telões de LED exibindo anúncios de fornecedores da indústria.

A unidade gera 180 empregos e funciona das 6h30 às 23h, todos os dias da semana. O diretor de operações do Grupo Barra Oeste, Claudio Muniz, também acompanhou a visita, que incluiu passagem pelo estoque, câmaras frigoríficas e a área de manipulação da padaria.

No Guanabara Barra da Tijuca, a comitiva foi recebida por Suzana Ribeiro, responsável pela comunicação da rede. “A primeira loja do Guanabara foi inaugurada em 1979 e, desde então, a estratégia é atender a todos os perfis de clientes. Os donos visitam as filiais diariamente. Somos uma empresa familiar”, afirmou. Segundo ela, a unidade gera mil empregos diretos e conta com quatro gerentes: um geral e três subgerentes. Durante a visita, membros da comitiva questionaram sobre a estrutura de cargos, que inclui gerente, subgerente, coordenador e promotor.

A padaria é um dos setores de maior giro dentro da loja, e um dos itens mais populares é o frango assado, embalado de forma que pode ser levado diretamente ao micro-ondas. “Chegamos a vender mil unidades de frango assado por dia”, destacou Suzana aos associados ALAS. A unidade recebe, em média, oito mil clientes por dia, número que cresce em campanhas temáticas como Semana da Limpeza, Semana da Beleza e Semana Guanababy.

Outro ponto ressaltado por Suzana é que a rede opta por não oferecer serviço de delivery, pois deseja manter o cliente dentro da loja. E que loja! “Essa filial ocupa 5.000 m² de área total, sendo 3.000 m² dedicados à área de vendas, com diversas ações de trade marketing nos amplos corredores e pontas de gôndolas”, explicou.

A baixa taxa de turnover da rede é atribuída à política de benefícios e às oportunidades de crescimento. “Todas as refeições são fornecidas gratuitamente a todos os colaboradores”, ressaltou Suzana. Atualmente, o Guanabara conta com 18 mil funcionários e uma frota própria de 300 veículos. Ao final da visita, a comitiva conheceu o estoque e, no segundo andar, o restaurante dos colaboradores, onde foi servido um brunch especial.

O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, comemorou o sucesso da iniciativa: “Receber uma comitiva desse porte demonstra a relevância do varejo supermercadista do Rio de Janeiro. As trocas de experiência e as boas práticas compartilhadas fortalecem o setor e incentivam o aprimoramento constante.”

Por Publicado em: 17 de março de 20250 Comentários