Como a IA pode ser fundamental na gestão da cadeia de suprimentos?
A IA é uma ferramenta importante para os gerentes de cadeias de suprimentos e, finalmente, está começando a cumprir essa promessa
Organizações de diversos setores estão adotando rapidamente a inteligência artificial (IA), apontou a nova pesquisa da McKinsey, que revelou que 65% das empresas utilizam IA generativa em pelo menos uma função, o dobro do número registrado no ano anterior (2022).
Além disso, 67% dessas organizações planejam aumentar seus investimentos em IA nos próximos três anos. A gestão da cadeia de suprimentos tem sido um foco significativo do investimento, com muitas empresas relatando aumentos de receita de 5% ou mais devido à implementação da IA.
O Head de Tecnologia do Supermarket, Luis Jairo Jr, afirma que “a tecnologia está elevando a eficiência e a velocidade, além de ser crucial para a sustentabilidade. É uma ferramenta que otimiza espaço e estoques, reduzindo a perda de venda e o desperdício”, afirmou.
Empresas como Walmart, Amazon e Zara já estão aplicando IA em suas cadeias de suprimentos. No futuro, espera-se que a IA assuma papéis ainda mais complexos, incluindo a tomada de decisões autônoma, onde os sistemas de IA não apenas preverão, mas também farão ajustes em tempo real nas cadeias de suprimentos sem a intervenção humana.
A IA pode, eventualmente, gerenciar processos de ponta a ponta, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega ao cliente final, transformando os modelos tradicionais em redes preditivas que respondem melhor às flutuações do mercado e desafios globais.
O engenheiro sênior da Ernest&Young para o Varejo, Levi Gabriel, ressalta que a IA é uma ferramenta para diminuir a quebra na operação. “É possível mapear todo o processo de suprimento, avaliar a cadeia de abastecimento e fazer projeções sobre quantidade de compra, expectativa de venda, precificação e muitos pontos cruciais para a venda”, explicou.
No entanto, muitas empresas ainda enfrentam obstáculos significativos para aproveitar todo o potencial da IA, como a falta de uma infraestrutura digital adequada e a ausência de dados centralizados e organizados em tempo real. Para superar essas barreiras, as organizações precisam desenvolver um repositório central de dados que abranja desde o planejamento até a logística, e que inclua informações detalhadas sobre fornecedores em todos os níveis da cadeia de suprimentos.
A digitalização é essencial para fornecer à IA os dados necessários para análises preditivas e tomadas de decisões automatizadas. Plataformas digitais multiempresariais, que garantem a precisão e acessibilidade dos dados em tempo real, permitem que as empresas monitorem suas cadeias de suprimentos de forma contínua, identifiquem problemas antecipadamente e tomem decisões informadas.