Varejo asiático e transformação no atendimento em destaque no palco do Conecta Varejo

Terceiro dia ficou marcado por plateias lotadas e público se alocando em pé para não perder nada!

É um verdadeiro sucesso! O palco Conecta Varejo Grupo Boticário é sem dúvida o mais assistido de toda a Rio Innovation Week, dividino as atenções com a Plenária RIW recheada de estrelas brasileiras e internacionais. Na quinta-feira (15), não foi diferente, o público chegou para a primeira palestra e só deixou os seus lugares com o encerramento das atividades. Confira os destaques.

Quem apostou na fórmula do Varejo Asiático de procurar a produtividade a todo custo com certeza está na frente de mais da metade do mercado brasileiro. A percepção foi discutida por Fábio Neto, sócio da StartSe, e que apresentou dados e contextos importantes sobre o universo varejista asiático.

“Eu passei um mês morando em Cingapura, China e alguns cantos asiáticos para entender o que eles fazem de diferente? Como um país que há 40 anos (China), tinha 1,4 bilhão de pessoas vivendo nas zonas rurais se urbanizou e se transformou na maior potência econômica mundial? Eu respondo, se tornando produtiva, entendendo que podia fazer mais do que os países que ela importava as manufaturas”, afirmou Fábio.

Nesse aspecto, o especialista em marketing digital apontou que os EUA deixaram de ser hegemônico porque ficaram com “preguiça de estudar” enquanto os chineses, indianos, e outras nacionalidades asiáticas não cansam de aprender mais e mais a cada dia. “Das 30 grandes big techs do Vale do Silício, 27 são comandadas por CEOs asiáticos, isso quer dizer alguma coisa?”, indagou.

Fábio apresentou para uma plateia que se dividia entre estudantes e executivos de carreira, como os motores de busca precisaram ser redefinidos ao critério do consumidor. Segundo números do Google, a busca por soluções (produtos ou serviços) que apresentam uma boa conveniência ao consumidor são 256% mais acessados que os convencionais.

“Sabe o que é conveniência de verdade? É você oferecer um produto/serviço que seja entregue na hora que o cliente quer, como ele quer, e onde ele quer. Quantos aqui esperam 10 minutos para pegar um uber? Ninguém, você cancela e espera encontrar um de 7 minutos, 5 e por ai vai”, ponderou, apresentando o dado também do Google que as buscas por entrega hoje ou entrega rápida cresceram 175%.

A Transformação do atendimento

Em seguida, Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência apresentou uma palestra sobre o impacto que uma transformação no atendimento é capaz de fazer em seu negócio. O público reverênciou o grande expert do varejo ao subir no palco do Conecta Varejo Grupo Boticário.

“O cara mais importante da marca não é o cliente, mas sim o cara que ta na ponta. Fazendo o atendimento inicial. Afinal, o seu papel como empreendedor é ajudar o herói da ponta” disse Edmour, levando a todos em um ponto importante de reflexão.

Enquanto o senso comum caminha para entender as dores dos clientes, Saiani indica outro caminho, entender o vendedor que resolverá o problema do cliente. “Abandonar esse sistema de hierarquia em que o CEO pisa no debaixo e vai até o vendedor, e colocar todos em uma mesma sintônia, criando um Ecossistema Simbiótico de Gente(ESG)”, explicou.

Saiani revelou que cuidar do time é papel da liderança e que ela é responsabilidade do empreendedor, “o único culpado por existir uma insatisfação na sua equipe é você. Aposte nas pessoas que fazem e pensam diferente”, disse.

De boné e esbanjando um profundo carisma durante sua palestra, Edmour Saiani ainda deu uma dica de ouro. “Foca no atendimento!”.

E você? Ansioso para o último dia do Conecta Varejo | Rio Innovation Week?

Por Publicado em: 16 de agosto de 20240 Comentários