Proprietária da Milka, Oreo e Toblerone recebe multa bilionária no exterior

Mondelez
Marcas de propriedade da Mondelez foram penalizadas pela União Europeia por práticas anticoncorrenciais

Proprietária de doces de alta popularidade nos supermercados, como os importados Oreo, Toblerone e Milka, e os chocolates brasileiros da Lacta, a gigante Mondelez foi multada na União Europeia em €337,5 milhões (R$ 1,8 bilhão). A penalidade foi aplicada sob a acusação de promover práticas anticoncorrenciais no mercado exterior.

A Comissão Europeia, o braço executivo do bloco, acusou a Mondelez de “criar obstáculos no comércio de chocolate, biscoitos e produtos de café entre os Estados membros, em violação das normas de concorrência da UE”. Procurada, a Mondelez confirmou a penalidade e reiterou sua colaboração nas investigações, tendo sua multa reduzida em 15%. Para a Bloomberg, a gigante dos doces lamentou o episódio e reafirmou seu compromisso com as condutas do compliance.

Segundo Margrethe Vestager, comissária responsável pela política de concorrência na UE, a Mondelez operou “para manter preços mais altos de seus produtos sem pensar nos consumidores”, explicando que o esquema montado pela gigante do chocolate era de impedir que distribuidores de determinados países onde os produtos eram mais baratos, como Bélgica e Bulgária, pudessem vendê-los a varejistas locais. Segundo a UE, um grande distribuidor da Alemanha foi impedido pela empresa de comprar produtos da marca, após confirmar a intenção de revenda.

“O comércio sem fronteiras entre os Estados membros pode reduzir os preços e aumentar a disponibilidade de produtos para os consumidores. Isso é especialmente importante em tempos de inflação alta”, completou Vestager para à imprensa.

Por Publicado em: 27 de maio de 20240 Comentários