Democratizar a tecnologia por meio do conhecimento e da educação. Esta foi a solução proposta pelo presidente da ASSERJ e cofundador da Rio Innovation Week, Fábio Queiróz, no painel sobre inclusão digital do encontro Diálogos RJ, de O Globo
Realizado nesta sexta-feira (10), no auditório da Editora Globo, no centro do Rio, o encontro debateu os avanços na informatização no estado e os desafios que o setor enfrenta
Ao falar sobre soluções para inclusão digital, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, defendeu a democratização e levantou a importância da educação formal do brasileiro neste sentido. Para Queiróz, transformação deveria ser incluída no currículo das escolas, assim como empreendedorismo e educação financeira.
“Precisamos cada vez mais sensibilizar o poder público, não pela imposição, mas pela sensibilização destacando a relevância da educação digital”, afirmou. Para o presidente, a notícia boa é que as tecnologias estão se aprimorando para se tronarem cada vez mais baratas e acessíveis. Ele citou o exemplo do aplicativo Waze que tomo mundo utiliza pela facilidade da ferramenta, que é autoexplicativa: “Vire à direita”, informa o robô.
Queiróz revelou que é preciso desconstruir dois mitos: que a tecnologia é cara e que é muito complexa. No que diz respeito ao preço, ele lembrou que hoje existem centenas de aplicativos gratuitos e também reconheceu o esforço e o trabalho do Governo do Estado pela melhoria do posicionamento do RJ no ranking, subindo da 16º para a 3º lugar.
Como cofundador do Rio Innovation Week, ele apresentou ao público detalhes do maior evento de tecnologia e inovação do mundo, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de agosto, no Píer Mauá. Nesta edição, pela primeira vez, a ASSERJ estará em outros palcos do RIW além do Conecta Varejo. Fábio Queiróz anunciou, em primeira mão, que irá oferecer 10 mil ingressos gratuitos para professores e outros 60 mil avulsos de modo a democratizar o conhecimento e a informação sobre tecnologia e inovação. Outra novidade da RIW 2024 é que no fim do evento será emitido um manifesto junto com a Organização das Nações Unidas para deixar uma reflexão sobre o tema.
O presidente da ASSERJ participou do painel “Conexão e informação: as dificuldades para incluir o cidadão”, junto com Flávio Rodrigues, presidente do Proderj; Claudia Cappelli, professora do Instituto de Matemática e Estatística da Uerj; Luciana Portilho, pesquisadora do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, e Luciene Mourão, presidente da Comissão de Estudos para Aprimoramento da Gestão Pública da OAB/RJ.
A série Diálogos RJ, realizada pelo GLOBO, recebe autoridades e especialistas para discutir as vantagens e os desafios da governança digital. O debate, mediado pelo colunista Pedro Doria, é aberto ao público e tem inscrição gratuita.