Varejo criativo: marcas de perfumaria apostam na originalidade para lançar produtos inusitados e atrair consumidores
A centenária Granado lança marca de sorvetes inspirados em oito fragrâncias da marca, enquanto o Boticário cria perfume com cheiro de Baía de Guanabara limpa
Para atrair clientes e se destacar num mercado altamente competitivo, os times de marketing das marcas de perfumaria investem cada vez mais em criatividade e inovação. A Granado, que extrai e dá forma e cheiros à brasilidade há mais de 150 anos, acaba de lançar a Sorveteria Granado Verão, na loja da Garcia D’Ávila, em Ipanema, tornando suas fragrâncias possíveis de provar.
São oito sabores de sorvetes e sorbets – enquanto o primeiro tem uma base de leite, o segundo é feito à base de água – inspirados nas fragrâncias da Granado Pharmácias e da linha Phebo. Todas as receitas são feitas com polpa de frutas frescas, formuladas sem conservantes, corantes ou aromas artificiais. Trata-se de uma experiência sensorial e exclusiva para os clientes da loja, disponível até março.
“A iniciativa é uma provocação”, diz Boticário
Na pegada da sustentabilidade, a importância da preservação do meio ambiente inspirou o Boticário a produzir um perfume inédito, com cheiro da Baía de Guanabara limpa. O aroma, apresentado durante um evento para influenciadores digitais, no Museu do Amanhã, não será comercializado. O diretor de ESG do Grupo Boticário, Luis Meyer, disse que “a iniciativa é uma provocação. Se a gente não cuidar desse cartão-postal do Brasil, ele pode ser extinto”. Meyer conta que, embora a companhia tenha um programa de logística reversa desde 2006, que permite a devolução de embalagens vazias de cosméticos de quaisquer marcas em mais de 4 mil pontos de coleta espalhados pelo país, a adesão de consumidores ainda é baixa.
O cheiro é composto por notas aquáticas características da região preservada da Baía de Guanabara, por notas das flores encontradas no local, como violeta e jasmim, além de notas das madeiras que compõem a floresta.
Adoramos esses lançamentos super criativos e é claro que não deixaria de virar pauta por aqui. Varejo na veia.