Visitas técnicas a Stew Leonards e Costco. Vem saber tudo!

Visita Técnica Supermercados

Grande ou pequeno, o seu negócio deve investir em sinalização digital, focar na simplicidade e fidelizar os seus clientes!

Como muitos de vocês já sabem, a ASSERJ está na NRF e vai compartilhar conteúdos diretamente de Nova Iorque para quem está antenado por aqui, ávido por novidades e pelas tendências do futuro do varejo. Ontem, 11 de janeiro, foi dia de realizar visitas técnicas a supermercados como Stew Leonards e Costco. E trazemos aqui algumas percepções relevantes para compartilhar com vocês, associados!

Começamos pela Stew Leonards, rede regional americana, inaugurada em 1969, que conta hoje com 8 lojas distribuídas em Connecticut, Nova Iorque e Nova Jersey.

Apesar da simplicidade da cenografia da loja, ela apresenta um Digital Signage, que chamamos de sinalização digital, bastante explorada. Porém, não basta utilizar as tecnologias disponíveis no mercado, a execução precisa ser estratégica e minuciosamente pensada nas necessidades e expectativas dos consumidores. Por lá, percebemos vídeos longos no PDV, o que gera pouco engajamento, já que o cliente não tem tempo para assistir a um conteúdo de mais de 10/15 segundos. As telas no ponto de venda são vistas e não assistidas, portanto, o conteúdo para alimentar esse canal deve ser elaborado e pensado dessa forma.

Outro ponto importante que o supermercadista deve ter ao aplicar essa tecnologia na sua loja: utilizar os equipamentos adequados – isso não é custo, é investimento. Pois, além de impactar o cliente de forma mais estratégica, não o coloca em risco com fios expostos, como vimos na Stew Leonards.

A mensagem que fica dessa visita é: não importa o quão simples sua loja é, investir em sinalização digital abre portas e mais, a possibilidade de ter um negócio dentro do seu negócio, explorando o retail media e atraindo mídias de produtos e serviços do universo supermercadista e de todos os segmentos possíveis, sendo um leque cheio de possibilidades e uma renda extra para o seu negócio.

A segunda visita do dia foi a uma filial da Costco, gigante do varejo estadunidense, operando 591 lojas em seu território e expandindo suas operações internacionalmente. Seu modelo de negócio, similar ao associado ASSERJ, Sam’s Club, é baseado em membresia, ou seja, atende aos seus membros que pagam anuidade para terem acesso aos produtos, serviços e benefícios da Costco.

Sua robustez, obviamente, apresenta uma aplicabilidade da Digital Signage à altura. Suas TVS expostas no PDV atuam como canal de comunicação totalmente sincronizado com o que querem publicar, misturando conteúdos que promovem os produtos de outros setores da loja com conteúdos que demonstram a qualidade das TVs expostas!

E, ainda assim,vale ressaltar que a Stew Leonards é uma das redes com maior nível de retenção e fidelidade dos clientes, com uma das maiores frequências e TM (ticket médio) com compra por impulso quase 2x superior à média do varejo.

Moral da história: não importa o quão grande ou não você é! Foque na simplicidade, na qualidade dos produtos e no relacionamento “íntimo” com os seus clientes e isso, você vai conseguir fazer da melhor forma utilizando os dados de CRM.

Por Publicado em: 12 de janeiro de 20250 Comentários