Verde Campo potencializa vendas com retail media; vem conhecer o case

A ação de retail media transformou a linha de queijos Cottage da Laticínios Verde Campo em um verdadeiro case de sucesso no setor supermercadista. A campanha, executada pela Pixel Retail Media na rede carioca de supermercados Zona Sul gerou um aumento expressivo de 12 pontos percentuais nas vendas – e o mais surpreendente: sem alteração de preço, promoções ou mudanças na exposição do produto nas lojas.

“Ficamos muito felizes com esse resultado, pois ele foi obtido apenas com a divulgação do produto e seus diferenciais, sem ofertas, promoções ou inclusão de ponto adicional nas lojas”, celebra Lorena Andrade, gerente de marketing da Verde Campo.

O sucesso da campanha reforça o poder do modelo de publicidade retail media, que transforma supermercados em verdadeiras plataformas de mídia. Mais do que pontos de venda, esses estabelecimentos se tornaram espaços estratégicos para impactar o consumidor no momento exato da decisão de compra.

Fábio Amorim, CEO da Pixel Retail Media, explica que essa abordagem se baseia em dois ativos valiosos dos supermercados: alta frequência de visitas e grande volume de consumidores. “Os supermercados possuem uma audiência cativa e recorrente. Em média, um consumidor visita o supermercado três vezes ao mês, algumas vezes até mais. Além disso, o fluxo de pessoas nesses estabelecimentos é gigantesco. Apenas essa campanha da Verde Campo gerou 2 milhões de impactos em quatro semanas”, explica.

Mas o retail media não é apenas um canal de exposição — ele é uma poderosa ferramenta de segmentação baseada em dados. “O que define a adequação de uma mídia na estratégia de comunicação de uma marca é a afinidade do público com o que está sendo anunciado. Hoje, até 90% dos clientes dos supermercados são identificados por meio de programas de fidelidade, permitindo que as marcas conheçam hábitos de consumo e personalizem suas campanhas com precisão”, ressalta Amorim.

Com essa inteligência de dados, o retail media não só impulsiona vendas de forma estratégica, como também fortalece a presença das marcas no mercado. “A grande vantagem desse modelo é que ele abrange todas as etapas do funil de marketing com a mesma eficiência, seja para conversão de vendas imediatas ou para um trabalho contínuo de construção de marca”, conclui o executivo.

O case da Verde Campo comprova que o retail media veio para ficar. Em um cenário onde os consumidores são bombardeados por anúncios em diversos canais, essa estratégia se diferencia por entregar mensagens altamente relevantes, no momento certo e no lugar certo — diretamente no ponto de decisão de compra.

Por Publicado em: 31 de março de 20250 Comentários