Vendas do varejo crescem no Rio de Janeiro – Confira a análise de William Figueiredo, consultor de economia da Asserj

De acordo com a mais recente Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) feita pelo IBGE, em fevereiro as vendas do varejo fluminense cresceram (+0,9%) na passagem mensal, ou seja, na comparação com janeiro, já descontada a inflação e os efeitos da sazonalidade. Foi o segundo mês seguido de crescimento do Rio, nesse tipo de comparação, tendo em vista a alta de janeiro (+8,8%), o que sinaliza uma retomada do comércio fluminense nesse início de ano. O crescimento fluminense limitou a queda do varejo nacional em fevereiro (-0,1%). A retração observada no setor de supermercados (-0,9%) em nível nacional puxou esse resultado.

Infelizmente o IBGE não divulga os dados de passagem mensal por setor regional, portanto não temos o resultado de supermercados para o Rio de Janeiro em fevereiro frente a janeiro. Mas na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas dos supermercados fluminenses apresentaram forte crescimento em fevereiro (+6,7%), já descontada a inflação. Resultado muito superior à média nacional (+1,8%). Foi o quinto mês consecutivo de alta nas vendas dos supermercados do Rio, nessa comparação.

O dinamismo do setor de supermercados tem destoado da retração observada no varejo fluminense como um todo. Além da queda em fevereiro (-0,8%), as vendas no varejo do Rio acumulam 12 meses consecutivos de resultados negativos, nessa comparação com o mesmo mês do ano anterior. Quatro setores do comércio fluminense têm apresentado constantes resultados negativos:

  • Vestuário;
  • Móveis e eletrodomésticos;
  • Tecnologia;
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (lojas de departamento, de artigos esportivos, joalherias, ópticas, floriculturas e artesanato)

    Assim, no acumulado do ano até fevereiro, enquanto o varejo fluminense observou queda (1,5%), o varejo nacional registrou alta (+1,8%), já descontada a inflação. Por sua vez, o setor de supermercados apresentou forte crescimento no Rio nesse início de ano (+6,4%), puxando o resultado do setor no país (+2,2%). Esse ano, o resultado de vendas dos supermercados fluminense foi o 3º melhor do país, atrás apenas do Espírito Santo (+6,7%) e do Ceará (+9,2%).Depois de um 2022 de resultados negativos para o setor de supermercados do Rio, esses resultados positivos no início de 2023 devem contribuir para recomposição das margens e revisão das expectativas para esse ano.

Por Publicado em: 26 de abril de 20230 Comentários