Vendas nos supermercados do Rio apresentam maior taxa de crescimento mensal em mais de uma década
Aumento das vendas em 11,7% representou o melhor resultado desde julho de 2010
As vendas dos supermercados fluminenses cresceram 11,7%, em agosto, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, se compararmos com o mesmo mês do ano anterior. Foi o melhor resultado do ano e a maior taxa de crescimento mensal em mais de uma década. Em julho de 2010 houve aumento de 11,9%. Além disso, foi o segundo mês consecutivo de crescimento do setor, assim como julho quando houve aumento de 5,5%.
Em agosto também, as vendas dos supermercados do Rio de Janeiro cresceram o dobro da média brasileira, aumento de 6,0%, puxando assim o resultado do Varejo fluminense como um todo, com crescimento de 5,2%. Cabe destacar que, assim como os supermercados, esse foi o segundo mês consecutivo de crescimento do varejo do Rio nessa comparação.
Por sua vez, no acumulado do ano até agosto, as vendas dos supermercados fluminenses cresceram 5,0% em termos reais na comparação com igual período do ano anterior. Esse forte crescimento do setor de supermercados limitou a queda do varejo fluminense como um todo, menos 0,1%.
O Presidente da Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro, Fábio Queiroz, falou sobre o bom desempenho do setor. “Os supermercados do Rio apresentaram o quarto melhor desempenho do país esse ano, alavancando o crescimento do setor em âmbito nacional com aumento de 3,4%”, analisou.
William Figueiredo, consultor econômico da Future Tank em parceria com a ASSERJ, destacou a importância dos números. “Após dois anos de resultados negativos para o setor de supermercados do Rio, esses resultados positivos de 2023 estão contribuindo para recomposição das margens dos supermercadistas e revisão de suas expectativas de crescimento, investimento e contratação”, destacou o consultor.