Vendas nos supermercados caem 1,1% em maio
Divulgada pelo IBGE, pesquisa também revela queda no varejo
As vendas dos supermercados brasileiros caíram 1,1% em maio, na comparação com abril, já descontados a inflação e os efeitos da sazonalidade. Esse resultado está alinhado com o desempenho do varejo como um todo, que recuou 1,0%. Foi o segundo mês seguido de queda nas vendas dos supermercados e do varejo nacional – em abril, os índices foram de -0,2% e -0,1%, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as vendas dos supermercados brasileiros cresceram 1,6% em maio, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação. O número vai na contramão do verificado no varejo como um todo, que teve queda de 1,0%. Foi o 12º mês seguido de alta nas vendas dos supermercados brasileiros.
No acumulado do ano até maio, houve um crescimento nas vendas dos supermercados brasileiros de 3,0% em termos reais, um índice bastante superior ao verificado no varejo como um todo (+1,3%), na comparação com o mesmo período do ano passado. O setor de supermercados foi o segundo que mais avançou no varejo brasileiro neste início de ano, atrás apenas de combustíveis e lubrificantes (+16%). Esse forte crescimento dos supermercados em 2023 destoou do cenário observado no início de 2022, quando foi registrada uma queda de 0,1%.
Por região, nove dos 12 estados pesquisados pelo IBGE cresceram nas vendas nos supermercados neste início de ano. Destaque para Ceará (+14%), Espírito Santo (+6,9%) e Minas Gerais (+4,9%). Os três estados que registraram queda foram Paraná (-1,7%), Goiás (-1,7%) e Rio Grande do Sul (-0,2%).
No Rio de Janeiro, as vendas dos supermercados fluminenses cresceram 1,4%, em termos reais, em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o oitavo mês seguido de crescimento, mas abaixo da média nacional do setor, de 1,6%. Enquanto as vendas do setor supermercadista subiram, no varejo com um todo, houve uma redução no estado, de 3,4%, pelo 15º mês consecutivo.
No acumulado do ano até maio, as vendas dos supermercados fluminenses subiram 4,6% em termos reais. Trata-se do quarto melhor resultado do país, maior que a média nacional, de 3,0%, na comparação com igual período do ano anterior. O forte crescimento do setor no Rio este ano destoou da queda verificada no varejo fluminense como um todo, de 1,6%.
“Depois de dois anos de resultados negativos para o setor de supermercados do Rio, esses resultados positivos no início de 2023 devem contribuir para recomposição das margens dos supermercadistas e revisão de suas expectativas para o crescimento do setor esse ano”, avalia o consultor econômico William Figueiredo, da Future Tank, em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).