Supermercados criam ações para alavancar as vendas dos itens de Páscoa
Esta é uma das épocas do ano mais comemoradas pelos brasileiros. No calendário cristão, a data celebra a ressurreição de Cristo e acontece no mesmo período da comemoração judaica conhecida como Pesach (“passagem”, em hebraico), que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.
No Brasil a mesa de Páscoa é repleta de itens da tradição portuguesa, como bacalhau, azeite, azeitonas, vinhos e pães, por exemplo. A expectativa é de que este ano as famílias estejam cada vez mais reunidas em volta da mesa, pois é a primeira Páscoa após a pandemia. Por este motivo, a estimativa é de que as vendas aumentem em relação ao ano passado.
O ovo, por sua vez, é um símbolo de vida e renascimento. Eles são apresentados nas mais diversas formas e sabores e estão na lista dos produtos mais vendidos nesta época. Esse ano, a indústria teve um recorde de produtos lançados, com um aumento de 50% na produção de chocolate. A promessa é de que as vendas aumentem.
“Temos uma expectativa de aumento de, em média, 15% nas vendas dos produtos de Páscoa em 2023. De modo geral o clima é bem positivo, pois tanto a indústria quanto o varejo espera que haja um crescimento. Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pelo Serasa divulgou que em 2022 crescemos 8,9% (em relação ao mesmo período do ano anterior)”, informa Walquyria Majeveski, consultora de varejo da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).
Além disso, a Páscoa deve gerar 40 mil vagas de trabalho temporário na indústria no período de janeiro a março de 2023, segundo a Associação Brasileira do trabalho temporário (ASSERTTEM).
Redes criam algumas ações para atrair o público
A rede Princesa supermercados, por exemplo, tem um aplicativo para divulgar as promoções para seus clientes cadastrados. Além disso, faz ações no ponto de venda com ofertas, promoções combinadas e atividades feitas em parceria com duas rádios famosas, que vão até à loja interagir com os clientes.
“Com o aplicativo temos uma certa compensação entre os clientes que frequentam a loja física daqueles do ambiente virtual”, comenta Ronaldo Teixeira, consultor do Princesa Supermercados.
Já outros investem na produção de ovos artesanais e ceias prontas para delivery. Este é o caso da rede Hortifruti e do supermercado Prezunic.
O almoço pronto do Prezunic deve ser encomendado até o dia 4, por meio do site oficial, e as entregas acontecem no dia 7. Os clientes podem escolher entre duas opções, que servem até quatro pessoas cada, tendo bacalhau ou camarão como item principal, com acompanhamento de arroz de coco, salada de batata e grão de bico, farofa de banana e salada tropical. Todos os itens também podem ser adquiridos em separado.
Em relação aos produtos artesanais, elaborados pelos confeiteiros da rede Prezunic, os ovos de colher recheados são os destaques, vendidos nos sabores “Kit Kat”, “Cocada” e “Charge”, em versões de 500g no valor de R$ 39,90. A rede também preparou sobremesas especiais, entre elas, as tortas “Pegadinha de Páscoa” e “Kit Kat”, além do bolo bailarina de cenoura recheado com chocolate meio amargo, já conhecido entre os clientes, decorado com tema da festividade.
Já a rede Hortifruti vende ovos de fabricação própria nos sabores: chocolate ao leite, chocolate com castanha de caju, ambos com 232g e no valor de R$39,99, e chocolate com recheio de caramelo, com 400g e no custo de R$59,90.
A rede também recebe encomendas de almoço completo de Páscoa para 4 pessoas, por R$ 279,90, ou para 6 pessoas, por R$ 379,90. Também é possível comprar pratos individuais, com valores a partir de R$16,45. As encomendas vão até o dia 05/04.
Além disso, a Hortifruti vende produtos tradicionais desta época do ano com alta qualidade e de forma bem fresca, como, por exemplo, azeites, azeitonas, vinhos e o legítimo bacalhau Gadus Morhua, que é o mais nobre da categoria, em cortes que custam a partir de R$164,00. Uma das apostas da rede é o azeite chileno Sol de Limari, que tem acidez 0,2%, e está na promoção durante a semana de Páscoa, de R$32,99 por R$27,99.
A rede de Petrópolis do Armazém do Grão conta com promoções de barras de chocolate. Os consumidores vão encontrar barras de chocolate Milka a R$ 13,99 ou R$ 12,99 (no Clube Armazém +); Cachet a R$ 14,99 (A+); Hershey´s a R$ 4,49; Arcor por R$ 3,39 (A+); Twix Snickers a R$ 2,49; opções de Chocolates Kats (produtos entre R$ 21,99 a R$ 59,90); e os tradicionais ovos de Páscoa (com preços variados e atrativos por marcas e tamanho). Para se ter um exemplo, o ovo de Páscoa Bis de Coco Sococo, de 200 g, está saindo a R$49,90.
“Preparamos um encarte especial com várias promoções para esta Páscoa e os consumidores vão adorar. Sabemos que a data é especial e que as pessoas, principalmente depois da pandemia, fazem questão de estar mais próximas de quem amam e também de presenteá-las”, comenta o Diretor Comercial e de Marketing da rede, Leonardo Carvalho.
Já a rede de Supermercados Serra Azul vai promover uma caça aos ovos em algumas unidades da região serrana. Serão espalhados vales chocolates e ovos de Páscoa por alguns pontos de Bom Jardim, Teresópolis e Nova Friburgo.
Para descobrir como encontrar esses tesouros de chocolates que estarão espalhados pelas cidades, os clientes devem ficar atentos às pistas que serão divulgadas nas redes sociais do Serra Azul. A caça aos ovos irá acontecer no dia 08 de abril na unidade de Nova Friburgo, a partir das 9h. Além desta brincadeira, também terá pipoca, algodão-doce e muita diversão em frente as lojas.