Venda de álcool líquido 70% está proibida em supermercados

Supermercados, hipermercados e farmácias deverão cumprir a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibiu a venda do álcool liquido 70% após 31 de dezembro de 2023. Desde janeiro de 2024, o comércio não pode fazer novos pedidos de fornecimento do produto.

Em algumas regiões, o álcool 70% não é mais encontrado nas prateleiras de supermercados. O varejo terá até o dia 29 de abril para se desfazer do estoque restante. Para evitar o desabastecimento, as versões em gel do produto seguirão sendo comercializadas normalmente.

Desde 2002, a venda do álcool etílico teor 70% foi substitída pela fórmula em gel, devido ao alto índice de acidentes domésticos causados por queimaduras, em grande parte ocasionadas por crianças.

Foi a própria Anvisa quem liberou de maneira excepcional a comercialização do álcool 70% como uma das medidas emergenciais para o enfrentamento da pandemia de covid-19, porém, desde o fim da situação sanitária pela Organização Mundial da Saúde, havia expectativa sobre o fim da permissão.

Desde a autorização especial da Anvisa, em 2022, cerca de 64 milhões de unidades de álcool líquido 70% foram comercializadas pelos supermercados no Brasil. Apesar disso, a Associação Brasileira de Supermercados, Abras, tentou a flexibilização do prazo de venda do produto no setor, mas não obteve sucesso.

A ASSERJ está oferecendo apoio e esclarecimentos sobre essa medida para os supermercados do Rio de Janeiro. Você pode entrar em contato conosco através do nosso Serviço de Atendimento ao Associado (SAA) ou pelo Fale conosco.

Por Publicado em: 3 de abril de 20240 Comentários