Varejo: vendas atingem maior patamar da série histórica, diz IBGE

Consolidado de fevereiro apontou para um reviravolta surpreendente ante expectativas ruins do mercado

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última semana, as vendas do varejo brasileiro seguiram a tendência de alta em fevereiro e atingiram o maior patamar da série histórica diante de um cenário que se tornou mais confortável para o consumo.

O levantamento apontou um crescimento de 1,0% sobre o mês anterior, contrariando a expectativa criada pela Reuters de uma queda de 1,0%. Apesar disso, as vendas perderam força em relação ao avanço de 2,8% em janeiro, mesmo atingindo o patamar histórico.

Segundo o relatório, o varejo costuma se beneficiar desses números nessa época do ano devido ao mercado de trabalho aquecido, inflação sob controle e o ciclo de cortes da taxa básica de juros Selic, que figura em 10,75%. Com o leve aquecimento econômico, novas linhas de crédito têm estimulado o bom desempenho do consumo.

Veja também: Inflação, números surpreendem e desaceleram em março
Queda não preocupa supermercados

Enquanto o varejo escala aos poucos a “montanha”, o índice de hiper e supermercados, produtos alimentícios,  bebidas e fumo acumularam uma queda de -0,2%. Segundo a análise do IBGE, esse resultado acompanha a intensidade dos últimos meses, com exceção de janeiro, quando houve crescimento de 0,8%.

O setor vem tendo poucas variações nos últimos seis meses, “observa-se uma mudança de foco de consumo nos últimos meses que passa de um cenário de orçamento mais restrito, concentrado em produtos básicos, para um momento com mais espaço para que haja consumo de outros tipos de produtos”, afirmou Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

A ‘fuga’ do consumo nos supermercados, no entanto, é vista como normal e um forte indício de um cenário “com o aumento do crédito, em virtude da diminuição da taxa básica de juros, assim como crescimento da massa de rendimento real e da população ocupada”, completou.

Por Publicado em: 15 de abril de 20240 Comentários