Varejo sustentável e a mudança dos hábitos de compra dos consumidores

O tema sustentabilidade está cada vez mais em evidência, por isso se posicionar como uma empresa que se preocupa com o assunto faz toda a diferença. A decisão de compra dos consumidores em relação às marcas mudou e dar prioridade às empresas que se preocupam com o meio ambiente já é uma realidade e crescerá ainda mais no futuro.

Segundo a pesquisa Buying Green Report, feita em 2023, apesar do aumento dos preços, 82% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos com embalagens sustentáveis. O relatório mostra que jovens, entre 18 e 24 anos de idade, priorizam o meio ambiente e 90% estão dispostos a gastar mais nas compras de itens cujas embalagens ajudem a preservar o planeta. São consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago fez valer a pena.

Existem inúmeras ações que os varejistas podem realizar para se tornar mais sustentáveis. A era do varejo verde é uma maneira de transformar os pontos de vendas tradicionais levando em conta o princípio de ser respeitoso com o planeta. Boas práticas como a instalação de expositores energeticamente eficientes, utilização de embalagens alternativas, participação em programas de reciclagem são alguns dos bons exemplos que podem ser seguidos.

Educar o consumidor e estimular bons costumes sustentáveis são atitudes positivas que o varejo supermercadista pode contribuir neste processo.  Explicar o que acontece com a embalagem de produtos de grande consumo, por exemplo, para que o consumidor traga de volta para a loja e encaminhe para o melhor destino é uma atitude positiva. É importante criar um espaço sustentável para maior interação com a marca.

A mudança de comportamento do consumidor dos últimos anos estimula a busca por produtos e processos mais sustentáveis. Por isso, repensar toda a cadeia de valor, desde o sistema de produção até o método de distribuição, gasto de energia, custo de vitrines e telas, divulgação de ofertas e promoções devem ser levados em conta.

Com a decisão de compra cada vez mais baseada em aspectos favoráveis ao meio ambiente, os supermercados precisam mais do que nunca adotar medidas que mostrem o real compromisso com práticas sustentáveis para atrair clientes mais jovens, aumentar a fidelidade a longo prazo e gerar mais valor.

 

 

Por Publicado em: 25 de setembro de 20230 Comentários