Uma aposta que deu certo e trouxe resultados positivos para empresa

Flora faz reposicionamento de marcas do seu portfólio e monta um time com mais de 250 influenciadores digitais para divulgar as novidades

Produtos já existentes no mercado, conhecidos pelos consumidores, que foram relançados com muitas novidades. Essa foi a aposta da Flora, do grupo J & F, que fez o reposicionamento de algumas marcas do seu portfólio, trazendo novas linhas e um time com mais de 250 influenciadores digitais para divulgar as inovações. Os resultados são positivos, com um crescimento expressivo registrado pela empresa, e foram apresentados no IV Fórum Rio de Janeiro de Integração Varejo & Indústria, realizado pela SA + Ecossistema de varejo, em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), no hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca.

O processo de mudanças nas marcas começou em 2020, no caso dos produtos de cabelo. O primeiro passo foi investir em uma equipe especializada no segmento. “A mesma pessoa que vendia sabonete, vendia também o Neutrox. O que aconteceu de 2020 para 2021? Foi montada uma unidade focada em cabelo, com diretoria, gerente de marketing, tudo separado. O time pensando diariamente e somente em hair care, nos nossos produtos e marcas de cabelo. Precisava acelerar inovação, as marcas estavam muito paradas nos últimos anos”, contou Daniel Tiraboschi, diretor de negócios da Flora.

O efeito da estratégia foram transformações realizadas em três marcas. Referência no segmento de modeladores de cabelo, Karina teve sua linha toda reformulada e ganhou a categoria de xampu a seco. O mesmo foi feito com Ox e Kolene, que é um dos pioneiros em creme de pentear e foi relançado há três meses, avançando em novas categorias. “Este mês, estamos fechando 50% de crescimento em Kolene versus o mesmo mês do ano anterior”, revelou o executivo.

Para ajudar a fazer essas novidades chegarem ao conhecimento dos consumidores, a empresa resolveu investir em um grande time de influenciadores digitais: são mais de 250, entre eles a ex-BBB Camilla de Lucas, que é embaixadora da Kolene.  “A gente vai com essas influenciadoras para loja. Pelo menos uma em cada cidade, a gente arruma uma, elas vão para loja e chamam a base de seguidores delas para a loja”, explicou Tiraboschi.

No caso da linha Ox, o trabalho feito pela empresa em parceria com a influenciadora digital Mari Maria vai além da divulgação nas redes sociais. De acordo com o executivo, ela é sócia do projeto Ox e ganha uma participação em cada unidade vendida.

Os sabonetes Francis e Albany são outras marcas da Flora que passaram por mudanças. O Francis foi relançado no ano passado, tendo a atriz Isis Valverde como embaixadora.  “A Isis trouxe rejuvenescimento para a marca. A gente aumentou muito a nossa consideração de marca com a chegada dela no time Flora, no time Francis”, avaliou Cristiane Luzzi, gerente executiva de trade da Flora, acrescentando que a empresa fez um grande investimento em mídia em 2022. “A gente sai de um share na base de 6 já para 7,6. Esse crescimento continua”, disse.

A Flora ainda acaba de lançar uma nova linha de Francis, Brasilidades. A divulgação do produto será feita por Isis e uma influenciadora, que a empresa ainda não revela quem é. No caso de Albany, o sabonete está com quatro novas fragrâncias, entrando no segmento de perfumação. Antes, a empresa só atuava, com o sabonete, em hidratação e proteção. Em três meses de inovação, a Flora já conseguiu, com o produto, um número três vezes maior que o faturamento planejado. Do setor de limpeza, Minuano também passa por transformação.

As mudanças promovidas pela Flora no seu portfólio chamaram a atenção para os efeitos positivos que um acertado reposicionamento de marca pode proporcionar. Principalmente quando esse trabalho é feito em conjunto com um grande investimento em mídia, inclusive digital. “A gente montou um time de influenciadores muito grande, a gente internalizou isso. A importância de repensar a forma de comunicar”, resumiu Tiraboschi.

 

Por Publicado em: 10 de julho de 20230 Comentários