Um mix de produtos para cada loja é o que faz a diferença

Estratégia é adotada pelo Grupo Vale Fértil, que lidera as vendas de azeitonas no Brasil há quase uma década

Líder em vendas de azeitonas no mercado brasileiro há mais de oito anos, o Grupo Vale Fértil tem uma estratégia que parece ser o segredo do seu sucesso no segmento. Com um portfólio variado, a empresa aposta em um mix de produtos ideal e diferenciado para cada loja, levando em consideração o perfil do estabelecimento e dos clientes.

O trabalho desempenhado pelo grupo foi apresentado durante o IV Fórum Rio de Janeiro de Integração Varejo & Indústria, realizado pela SA + Ecossistema de varejo, em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), no hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca.

“Nós temos um portfólio que vai desde uma azeitona para o público A até uma azeitona para o público C e D. Junto com o varejo, a gente consegue definir qual é o mix ideal dentro de cada loja. Não adianta estocar uma loja com produtos errados. Nós temos o produto certo para cada perfil, para cada loja, para cada região. E é isso que está sendo o grande diferencial da Vale Fértil perante os demais”, explicou Marcelino Campos Vidal Jr., diretor comercial e de marketing do grupo.

Segundo o executivo, um case de sucesso da empresa aconteceu em uma rede de supermercados de Minas Gerais, com um aumento nos lucros como efeito da parceria entre indústria e varejo. “A gente conseguiu desenvolver um trabalho, fazendo um estudo, trocando informações, a nossa experiência com o produtor, a experiência dele (o supermercado) com o conhecimento do consumidor dele. E depois que a gente entrou na loja, ele teve um crescimento de mais de 43% de faturamento e mais de 50% no resultado da margem que a categoria começou a entregar para a loja, que esse é o grande diferencial”, contou Marcelino.

Para se destacar no segmento de azeitonas, a Vale Fértil também investe em pesquisas e estudos que têm como objetivo conhecer os desejos e as expectativas dos consumidores. Desenvolvimento de novas embalagens e atenção em relação ao desempenho dos produtos nos pontos de venda são outras preocupações do grupo. “O acompanhamento da performance dos produtos nas lojas é uma busca incansável da nossa parte, porque nós entendemos que a venda realmente só acontece quando o consumidor abre o produto dentro de casa”, destacou o diretor.

A Vale Fértil do Brasil foi criada em 1991. Hoje, o grupo tem mais de 200 mil oliveiras em produção, de várias espécies, e mais de mil hectares de terras plantadas na Argentina. Mais de 30% das azeitonas importadas no Brasil são da empresa. Uma história bem-sucedida que se reflete na posição de liderança absoluta da Vale Fértil no segmento há quase uma década.

Por Publicado em: 18 de julho de 20230 Comentários